...
segunda-feira ,22 julho 2024
Home / Noticias / PF combate fraudes em transferências de renda em cinco estados

PF combate fraudes em transferências de renda em cinco estados

Repro­dução: © Polí­cia Federal/divulgação

Estima-se que grupo criminoso furtou R$ 10 milhões


Publicado em 10/07/2024 — 08:07 Por Vitor Abdala — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) faz nes­ta quar­ta-feira (10) ação con­tra grupo crim­i­noso espe­cial­iza­do em frau­dar pro­gra­mas de trans­fer­ên­cia de ren­da em cin­co esta­dos. A Oper­ação Fal­so Egí­dio cumpre 11 man­da­dos de prisão tem­porária e 16 de bus­ca e apreen­são no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Ama­zonas, em Mato Grosso do Sul e no Piauí.

Esti­ma-se que o grupo fur­tou R$ 10 mil­hões, com a aju­da de um servi­dor e duas fun­cionárias ter­ce­i­rizadas da Caixa, ban­co respon­sáv­el pelo paga­men­to dos bene­fí­cios. Os empre­ga­dos da insti­tu­ição rece­bi­am propina para lib­er­ar o aces­so dos crim­i­nosos ao aplica­ti­vo Caixa Tem.

O grupo crim­i­noso abria diver­sas con­tas bancárias em nome de moradores de rua, sem que as víti­mas soubessem do uso inde­v­i­do de sua iden­ti­dade. Os frau­dadores tam­bém se apro­pri­avam das con­tas dig­i­tais dessas pes­soas, por meio do Caixa Tem, e desvi­avam os val­ores rece­bidos de pro­gra­mas de trans­fer­ên­cia de ren­da para as con­tas aber­tas de for­ma fraud­u­len­ta.

Em segui­da, os val­ores eram redis­tribuí­dos para os inte­grantes da asso­ci­ação crim­i­nosa, de acor­do com a PF. Os man­da­dos foram expe­di­dos pela 2ª Vara Fed­er­al de Niterói, no Rio de Janeiro, e as inves­ti­gações con­taram com o apoio da Caixa.

Seis pes­soas foram pre­sas até ago­ra: três no Rio de Janeiro (duas em São Gonça­lo e uma em Niterói), uma em São Paulo, uma no Ama­zonas e uma no Piauí.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Festival Vale do Café leva música e cultura a municípios do Sul do Rio

Repro­dução: © Prefeitu­ra Munic­i­pal de Vassouras/Direitos reser­va­dos Programação com eventos gratuitos vai até o fim …