...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / PF cumpre nove mandados de prisão por fraudes contra a Previdência

PF cumpre nove mandados de prisão por fraudes contra a Previdência

Repro­dução: © Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Essa é a segunda fase da Operação Metamorfose


Publicado em 23/05/2024 — 08:28 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

Poli­ci­ais fed­erais cumprem, nes­ta quin­ta-feira (23), oito man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va e um de prisão tem­porária con­tra sus­peitos de come­terem fraudes con­tra a Pre­v­idên­cia Social. Essa é a segun­da fase da Oper­ação Meta­mor­fose, des­en­cadea­da em abril do ano pas­sa­do, para cumprir 19 man­da­dos de prisão pre­ven­ti­va con­tra acu­sa­dos de rece­ber bene­fí­cios prev­i­den­ciários em nome de pes­soas fic­tí­cias ou fale­ci­das.

A ação de hoje, que tam­bém cumpre nove man­da­dos de bus­ca e apreen­são, tem como alvos os sus­peitos de lid­er­arem a orga­ni­za­ção crim­i­nosa nos municí­pios do Rio de Janeiro, Nilópo­lis e Mesqui­ta, incluin­do um servi­dor do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social (INSS).

De acor­do com a Polí­cia Fed­er­al (PF), o grupo crim­i­noso cau­sou um pre­juí­zo de cer­ca de R$ 8 mil­hões à Pre­v­idên­cia Social, prin­ci­pal­mente com pen­são por morte e bene­fí­cio de prestação con­tin­u­a­da ao idoso hipos­su­fi­ciente (BPC-LOAS).

“Com a 2ª fase da Oper­ação Meta­mor­fose, a Polí­cia Fed­er­al irá deses­tru­tu­rar qual­quer pos­si­bil­i­dade da orga­ni­za­ção crim­i­nosa per­manecer atuan­do em pre­juí­zo do INSS e seus aposen­ta­dos e pen­sion­istas, uma vez que as prin­ci­pais lid­er­anças da quadrilha são alvos dos man­da­dos judi­ci­ais em questão na defla­gração de hoje, incluin­do servi­dor da Autar­quia Fed­er­al”, infor­mou a PF, por meio de nota à impren­sa.

As inves­ti­gações mostraram que o grupo usa­va procu­radores que se apre­sen­tavam, com doc­u­men­tos fal­sos, como rep­re­sen­tantes legais das pes­soas já fale­ci­das ou de pes­soas que sequer exis­tem. O val­or era deposi­ta­do em con­tas aber­tas por ess­es procu­radores, que pos­te­ri­or­mente real­izavam saques com o cartão mag­néti­co.

Edição: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …