...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / PF cumpre nove mandados de prisão por fraudes contra a Previdência

PF cumpre nove mandados de prisão por fraudes contra a Previdência

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Essa é a segunda fase da Operação Metamorfose


Publicado em 23/05/2024 — 08:28 Por Agência Brasil — Rio de Janeiro

Poli­ci­ais fede­rais cum­prem, nes­ta quin­ta-fei­ra (23), oito man­da­dos de pri­são pre­ven­ti­va e um de pri­são tem­po­rá­ria con­tra sus­pei­tos de come­te­rem frau­des con­tra a Pre­vi­dên­cia Soci­al. Essa é a segun­da fase da Ope­ra­ção Meta­mor­fo­se, desen­ca­de­a­da em abril do ano pas­sa­do, para cum­prir 19 man­da­dos de pri­são pre­ven­ti­va con­tra acu­sa­dos de rece­ber bene­fí­ci­os pre­vi­den­ciá­ri­os em nome de pes­so­as fic­tí­ci­as ou fale­ci­das.

A ação de hoje, que tam­bém cum­pre nove man­da­dos de bus­ca e apre­en­são, tem como alvos os sus­pei­tos de lide­ra­rem a orga­ni­za­ção cri­mi­no­sa nos muni­cí­pi­os do Rio de Janei­ro, Niló­po­lis e Mes­qui­ta, incluin­do um ser­vi­dor do Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS).

De acor­do com a Polí­cia Fede­ral (PF), o gru­po cri­mi­no­so cau­sou um pre­juí­zo de cer­ca de R$ 8 milhões à Pre­vi­dên­cia Soci­al, prin­ci­pal­men­te com pen­são por mor­te e bene­fí­cio de pres­ta­ção con­ti­nu­a­da ao ido­so hipos­su­fi­ci­en­te (BPC-LOAS).

“Com a 2ª fase da Ope­ra­ção Meta­mor­fo­se, a Polí­cia Fede­ral irá deses­tru­tu­rar qual­quer pos­si­bi­li­da­de da orga­ni­za­ção cri­mi­no­sa per­ma­ne­cer atu­an­do em pre­juí­zo do INSS e seus apo­sen­ta­dos e pen­si­o­nis­tas, uma vez que as prin­ci­pais lide­ran­ças da qua­dri­lha são alvos dos man­da­dos judi­ci­ais em ques­tão na defla­gra­ção de hoje, incluin­do ser­vi­dor da Autar­quia Fede­ral”, infor­mou a PF, por meio de nota à impren­sa.

As inves­ti­ga­ções mos­tra­ram que o gru­po usa­va pro­cu­ra­do­res que se apre­sen­ta­vam, com docu­men­tos fal­sos, como repre­sen­tan­tes legais das pes­so­as já fale­ci­das ou de pes­so­as que sequer exis­tem. O valor era depo­si­ta­do em con­tas aber­tas por esses pro­cu­ra­do­res, que pos­te­ri­or­men­te rea­li­za­vam saques com o car­tão mag­né­ti­co.

Edi­ção: Aécio Ama­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mocidade amplia fronteiras e leva samba carioca para Londres

Repro­du­ção: © Foto: Mar­co Ter­ra­no­va | Rio­tur Intercâmbio inclui também dicas de como buscar recursos …