...
sábado ,15 junho 2024
Home / Noticias / PF faz operação contra fraudes no INSS na Grande São Paulo

PF faz operação contra fraudes no INSS na Grande São Paulo

Polícia Federal deflagra Operação Captionem
Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral

Ação cumpre três mandados de prisão e oito de busca e apreensão


Publi­ca­do em 26/05/2021 — 10:40 Por Dani­el Mel­lo — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

A Polí­cia Fede­ral (PF) cum­pre hoje (26), na Gran­de São Pau­lo, três man­da­dos de pri­são e oito de bus­ca e apre­en­são con­tra um esque­ma de frau­des no Ins­ti­tu­to Naci­o­nal do Segu­ro Soci­al (INSS). As ações são rea­li­za­das nas cida­des de Ita­pe­vi, Cara­pi­cuí­ba e Cotia, em agên­ci­as do INSS, além de escri­tó­ri­os e resi­dên­ci­as dos sus­pei­tos de envol­vi­men­to.

Segun­do a PF, um fun­ci­o­ná­rio admi­ti­do há menos de um ano no INSS dava iní­cio às frau­des, dei­xan­do de ane­xar ver­sões digi­tais dos docu­men­tos de pes­so­as que soli­ci­ta­vam bene­fí­ci­os. Ain­da de acor­do com a polí­cia, as víti­mas eram pes­so­as sem aces­so a com­pu­ta­do­res ou smartpho­nes, que não con­se­gui­am por con­ta pró­pria digi­ta­li­zar e ane­xar os docu­men­tos aos pro­ces­sos de soli­ci­ta­ção.

Quan­do os pedi­dos eram nega­dos devi­do a fal­ta de docu­men­tos, o fun­ci­o­ná­rio indi­ca­va um escri­tó­rio de advo­ca­cia do qual era sócio como for­ma de resol­ver o pro­ble­ma. Assim, os pro­ce­di­men­tos que deve­ri­am ser gra­tui­tos aca­ba­vam ten­do cus­tos para os bene­fi­ciá­ri­os que pre­ci­sa­vam pagar pelos hono­rá­ri­os dos advo­ga­dos.

A polí­cia diz ain­da ter encon­tra­do docu­men­tos fal­sos que podem ter sido usa­dos para frau­dar pro­ces­sos do INSS.

As apu­ra­ções apon­tam para o come­ti­men­to dos cri­mes de inser­ção de dados fal­sos em sis­te­mas de infor­ma­ção, este­li­o­na­to pre­vi­den­ciá­rio, cor­rup­ção e asso­ci­a­ção cri­mi­no­sa.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nova vítima das enchentes é encontrada no RS; mortes chegam a 173

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Corpo encontrado em Roca Sales ainda não foi identificado Publicado …