...
quarta-feira ,9 outubro 2024
Home / Noticias / PF investiga corrupção em programas sociais no Rio de Janeiro

PF investiga corrupção em programas sociais no Rio de Janeiro

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Esquema fraudulento teria ocorrido entre 2017 e 2020


Pub­li­ca­do em 20/12/2023 — 09:02 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) cumpre, nes­ta quar­ta-feira (20), três man­da­dos de bus­ca e apreen­são em uma inves­ti­gação sobre cor­rupção e lavagem de din­heiro em qua­tro pro­je­tos soci­ais no esta­do do Rio de Janeiro. Segun­do a PF, além de envolver o paga­men­to de propina nos con­tratos, os inves­ti­ga­dos dire­cionavam os pro­je­tos para seus redu­tos eleitorais.

Ain­da de acor­do com a PF, os crimes envolver­am a exe­cução dos pro­je­tos Novo Olhar, Rio Cidadão, Agente Social e Qual­imóv­el, entre os anos de 2017 e 2020. As inves­ti­gações iden­ti­ficaram que a orga­ni­za­ção crim­i­nosa pen­etrou nos setores públi­cos assis­ten­ci­ais no Rio de Janeiro, frau­dan­do lic­i­tações e con­tratos.

Havia, segun­do as inves­ti­gações, desvio de ver­bas públi­cas e o paga­men­to de propina aos envolvi­dos, com val­ores entre 5% e 25% do total dos con­tratos na área de assistên­cia social, os quais total­izam mais de R$ 70 mil­hões.

A PF não infor­mou se as fraudes eram real­izadas na prefeitu­ra do Rio ou no gov­er­no do esta­do e desta­cou que as inves­ti­gações seguem em sig­i­lo.

Em 2019, no entan­to, a oper­ação Catara­ta, do Min­istério Públi­co Estad­ual e da Polí­cia Civ­il, já havia tido como alvos ess­es mes­mos pro­je­tos soci­ais, que teri­am sido usa­dos para fraudes em lic­i­tações entre 2013 e 2018. Na época, as inves­ti­gações envolver­am tan­to uma fun­dação estad­ual (Leão XIII), de 2015 a 2018, quan­to duas sec­re­tarias munic­i­pais da cap­i­tal, de 2013 a 2017.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vereadores são eleitos por sistema proporcional de votação; entenda

Vaga é definida com base nos quocientes eleitoral e partidário Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 08/10/2024 …