...
quinta-feira ,12 dezembro 2024
Home / Noticias / PF investiga corrupção envolvendo a Fundação Getulio Vargas

PF investiga corrupção envolvendo a Fundação Getulio Vargas

Repro­dução: © Divulgação/PF

Esquema envolvia órgãos federais e estaduais


Pub­li­ca­do em 17/11/2022 — 08:12 Por Vitor Abdala — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro
Atu­al­iza­do em 17/11/2022 — 08:40

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) faz hoje (17) ação con­tra esque­ma de cor­rupção, fraudes a lic­i­tações, evasão de divisas e lavagem de din­heiro envol­ven­do a Fun­dação Getulio Var­gas (FGV), insti­tu­ição de ensi­no e pesquisa pri­va­da com sede no Rio de Janeiro.

A Oper­ação Sofis­ma cumpre 29 man­da­dos de bus­ca e apreen­são expe­di­dos pela 3ª Vara Crim­i­nal Fed­er­al do Rio, tan­to na cap­i­tal flu­mi­nense quan­to na cidade de São Paulo. Tam­bém foram expe­di­das ordens de seque­stro e caute­lares restri­ti­vas.

Segun­do a PF, o esque­ma envolvia órgãos fed­erais e estad­u­ais, que con­tratavam a FGV com dis­pen­sa de lic­i­tação. As inves­ti­gações, ini­ci­adas em 2019, mostram que havia super­fat­u­ra­men­to de con­tratos.

A insti­tu­ição era usa­da “para fab­ricar pare­ceres que mas­car­avam o desvio de final­i­dade de diver­sos con­tratos, que resul­taram em paga­men­to de propinas”.

“Apurou-se que, mais do que emi­tir pare­ceres inverídi­cos que camu­flavam a cor­rupção dos agentes públi­cos, a enti­dade super­fat­u­ra­va con­tratos feitos por dis­pen­sa de lic­i­tação e era uti­liza­da para frau­dar proces­sos lic­i­tatórios, enco­brindo a con­tratação dire­ta ilíci­ta de empre­sas indi­cadas por agentes públi­cos, de empre­sas de facha­da cri­adas por seus exec­u­tivos e fornecen­do, medi­ante paga­men­to de propina, van­tagem a empre­sas que con­cor­ri­am em lic­i­tações coor­de­nadas por ela”, infor­ma nota divul­ga­da pela polí­cia.

Os alvos da ação usavam empre­sas sedi­adas em paraí­sos fis­cais, como Suíça, Ilhas Vir­gens e Bahamas, para lavar din­heiro e praticar a evasão de divisas.

A Agên­cia Brasil entrou em con­ta­to com a asses­so­ria de impren­sa da FGV, mas ain­da não rece­beu respos­ta.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Procedimento “foi um sucesso” e presidente Lula já está conversando

Segundo Roberto Kalil, Lula está acordado e conversando Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil …