...
sexta-feira ,19 abril 2024
Home / Noticias / PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro

PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro

Repro­du­ção: © José Cruz/Agência Bra­sil

Operação cumpre mandados de busca e apreensão em dois estados e no DF


Publi­ca­do em 11/08/2023 — 09:51 Por Pau­la Labois­siè­re – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A Polí­cia Fede­ral (PF) defla­grou nes­ta sex­ta-fei­ra (11) a Ope­ra­ção Lucas 12:2, que tem como obje­ti­vo inves­ti­gar a atu­a­ção de asso­ci­a­ção cri­mi­no­sa em cri­mes de pecu­la­to e lava­gem de dinhei­ro. Estão sen­do cum­pri­dos qua­tro man­da­dos de bus­ca e apre­en­são, sen­do dois em Bra­sí­lia, um em São Pau­lo e um em Nite­rói (RJ).

Em nota, a PF infor­mou que os inves­ti­ga­dos são sus­pei­tos de uti­li­zar a estru­tu­ra do Esta­do para des­vi­ar bens de alto valor patri­mo­ni­al, entre­gues por auto­ri­da­des estran­gei­ras em mis­sões ofi­ci­ais a repre­sen­tan­tes do Esta­do bra­si­lei­ro, por meio da ven­da des­ses itens no exte­ri­or.

“Os valo­res obti­dos des­sas ven­das foram con­ver­ti­dos em dinhei­ro em espé­cie e ingres­sa­ram no patrimô­nio pes­so­al dos inves­ti­ga­dos, por meio de pes­so­as inter­pos­tas e sem uti­li­zar o sis­te­ma ban­cá­rio for­mal, com o obje­ti­vo de ocul­tar a ori­gem, loca­li­za­ção e pro­pri­e­da­de dos valo­res”, des­ta­cou a cor­po­ra­ção.

Ain­da de acor­do com a PF, os fatos inves­ti­ga­dos con­fi­gu­ram cri­mes de pecu­la­to e lava­gem de dinhei­ro. As ações ocor­rem den­tro do inqué­ri­to poli­ci­al que apu­ra a atu­a­ção das cha­ma­das milí­ci­as digi­tais, em tra­mi­ta­ção no Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF).

O nome da ope­ra­ção, segun­do a polí­cia, faz alu­são ao ver­sí­cu­lo 12:2 da Bíblia, que diz: “Não há nada escon­di­do que não venha a ser des­co­ber­to, ou ocul­to que não venha a ser conhe­ci­do”.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Repro­du­ção: © Symbiosis/ Divul­ga­ção Meta deve ser cumprida até 2030 Publicado em 15/04/2024 — 10:39 …