...
sábado ,25 janeiro 2025
Home / Noticias / PF investiga supostas fraudes na área de saúde em Volta Redonda

PF investiga supostas fraudes na área de saúde em Volta Redonda

Repro­dução: © Polí­cia Fed­er­al

Operação Vírus cumpre dez mandados em seis cidades do estado do Rio


Publicado em 26/03/2024 — 08:44 Por Vitor Abdala — Repórter da Agência Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) faz, nes­ta terça-feira (26), uma oper­ação para apu­rar supostas irreg­u­lar­i­dades durante proces­so de con­tratação de serviços de caráter emer­gen­cial durante a pan­demia de covid-19 pela prefeitu­ra de Vol­ta Redon­da, no sul do esta­do do Rio de Janeiro. A oper­ação Vírus cumpre dez man­da­dos de bus­ca e apreen­são.

Os man­da­dos — expe­di­dos pela 2ª Vara Fed­er­al de Vol­ta Redon­da — estão sendo cumpri­dos em residên­cias e escritórios lig­a­dos aos inves­ti­ga­dos, nos municí­pios de Vol­ta Redon­da, Rio Claro, Pin­heiral, Bar­ra do Piraí, Paraí­ba do Sul e Rio de Janeiro.

Sem licitação

Segun­do a PF, a inves­ti­gação começou ain­da em 2020, com base em uma denún­cia anôn­i­ma. Os poli­ci­ais encon­traram indí­cios de irreg­u­lar­i­dades em um proces­so de dis­pen­sa de lic­i­tação rel­a­ti­vo à con­tratação de serviços para insta­lação de equipa­men­tos em um hos­pi­tal de cam­pan­ha mon­ta­do para aten­der pacientes com covid-19, no val­or de R$ 1,6 mil­hão.

A inves­ti­gação da PF con­sta­tou, ain­da, que hou­ve super­fat­u­ra­men­to na con­tratação dos serviços, irreg­u­lar­i­dades na apre­sen­tação de doc­u­men­tos, dire­ciona­men­to do obje­to a ser con­trata­do, uso de empre­sas de facha­da e con­luio entre empre­sas, agentes políti­cos e servi­dores públi­cos.

A Polí­cia Fed­er­al infor­mou, no Rio de Janeiro, que, além dos crimes lic­i­tatórios, os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por asso­ci­ação crim­i­nosa, pec­u­la­to e lavagem de din­heiro.

Procu­ra­da pela Agên­cia Brasil, a prefeitu­ra de Vol­ta Redon­da infor­mou que a oper­ação é ref­er­ente às ações da gestão ante­ri­or, com fatos ocor­ri­dos em 2020. “Assum­i­mos em 2021 e não temos qual­quer relação com os fatos inves­ti­ga­dos”, diz a nota.

*Matéria ampli­a­da às 9h21 para pub­li­cação de nota da prefeitu­ra de Vol­ta Redon­da.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cinema brasileiro celebra indicações de Ainda Estou aqui ao Oscar

Fernanda Montenegro diz que coração está em estado de graça Elaine Patri­cia Cruz* – Repórter …