...
quinta-feira ,20 junho 2024
Home / Justiça / PF ouve militares que aparecem em gravações durante atos golpistas

PF ouve militares que aparecem em gravações durante atos golpistas

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil

Imagens foram gravadas dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro


Publi­ca­do em 23/04/2023 — 12:02 Por André Luiz Rich­ter — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A Polí­cia Fede­ral (PF) toma hoje (23) o depoi­men­to de mili­ta­res do Gabi­ne­te de Segu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI) que foram iden­ti­fi­ca­dos em ima­gens gra­va­das den­tro do Palá­cio do Pla­nal­to em 8 de janei­ro. As oiti­vas estão sen­do rea­li­za­das na sede da cor­po­ra­ção em Bra­sí­lia.

A PF inti­mou nove mili­ta­res que foram iden­ti­fi­ca­dos nas gra­va­ções pelo minis­tro inte­ri­no do GSI, Ricar­do Capel­li, após assu­mir o car­go. Os nomes dos ser­vi­do­res não foram divul­ga­dos ofi­ci­al­men­te.

Na sex­ta-fei­ra (21), o minis­tro do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF) Ale­xan­dre de Mora­es, rela­tor das inves­ti­ga­ções sobre os atos gol­pis­tas, deter­mi­nou que todos fos­sem ouvi­dos pela PF no pra­zo de 48 horas.

A medi­da foi toma­da após as gra­va­ções de câme­ras de segu­ran­ça do Pla­nal­to, divul­ga­das pela CNN Bra­sil, mos­tra­rem o ex-minis­tro do GSI Gon­çal­ves Dias e outros ser­vi­do­res no inte­ri­or do Palá­cio do Pla­nal­to duran­te os atos. Dias pediu demis­são do car­go após o sur­gi­men­to das ima­gens.

Mora­es tam­bém deter­mi­nou a que­bra do sigi­lo das ima­gens cap­ta­das duran­te a inva­são do Palá­cio do Pla­nal­to para envio à inves­ti­ga­ção que está em anda­men­to no STF.

As ima­gens esta­vam em poder do GSI e foram uti­li­za­das como pro­vas ini­ci­ais para jus­ti­fi­car a aber­tu­ra de sin­di­cân­cia con­tra os envol­vi­dos.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inmet: El Niño sai neste mês e La Niña chega em julho

Repro­du­ção: © Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil Chuvas ainda continuam este mês nas regiões Norte, Nordeste e …