...
terça-feira ,18 março 2025
Home / Noticias / PF prende criminoso especializado em assaltos a agências da Caixa

PF prende criminoso especializado em assaltos a agências da Caixa

Mandado de prisão foi cumprido no Aeroporto Internacional do Rio

Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 05/02/2025 — 06:48
Rio de Janeiro
Brasília/DF - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8/2) a Operação Tempus Veritatis para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. Foto: Polícia Federal
Repro­dução: © Polí­cia Fed­er­al

Agentes da Polí­cia Fed­er­al (PF) pren­der­am nes­sa terça-feira (4) um homem que fazia parte de uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa espe­cial­iza­da em rou­bos a agên­cias bancárias na região met­ro­pol­i­tana do Rio. Os man­da­dos de prisão e de bus­ca pes­soal foram cumpri­dos no Aero­por­to Inter­na­cional do Rio de Janeiro.

De acor­do com as inves­ti­gações da Del­e­ga­cia de Repressão a Crimes Con­tra o Patrimônio e ao Trá­fi­co de Armas (Delepat) o pre­so par­ticipou de um aten­ta­do à agên­cia da Caixa Econômi­ca Fed­er­al situ­a­da na Praça do Cocotá, na Ilha do Gov­er­nador, zona norte, ocor­ri­do em maio de 2023. Ele tra­bal­ha­va como aux­il­iar de ram­pa no Aero­por­to do Galeão, sendo respon­sáv­el por colo­car e reti­rar baga­gens dos aviões.

Morador da Ilha do Gov­er­nador, o homem teria saí­do do Mor­ro do Bar­bante, mon­i­tora­do a área e repas­sa­do infor­mações sobre a pre­sença de poli­ci­ais e viat­uras aos crim­i­nosos. Cin­co espe­cial­is­tas em explo­sivos foram pre­sos em fla­grante pela Polí­cia Civ­il por par­tic­i­pação no aten­ta­do. Além do envolvi­men­to no ataque à agên­cia da Caixa, o homem tam­bém está asso­ci­a­do à facção crim­i­nosa local, que dom­i­na o ter­ritório com uso de poder béli­co.

Segun­do a PF, o grupo prati­cou ao menos nove aten­ta­dos con­tra o patrimônio da Caixa Econômi­ca Fed­er­al entre 2022 e 2023, na região met­ro­pol­i­tana do Rio, medi­ante o emprego da modal­i­dade denom­i­na­da “Novo Can­gaço”. Para as ações, a quadrilha con­ta­va com téc­ni­cos em explo­sivos, segu­ranças, vig­i­lantes e finan­ciadores. Des­de out­ubro do ano pas­sa­do, este é o quar­to inte­grante da quadrilha pre­so pela PF.

O “Novo Can­gaço” é car­ac­ter­i­za­do pelo uso de fuzis e explo­sivos, dis­paros con­tra poli­ci­ais e pedestres, emprego de reféns como escu­do, desati­vação do serviço de ener­gia elétri­ca da região e uso de pre­gos para furar pneus de viat­uras poli­ci­ais durante a fuga.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Vistoria vai decidir se o Cristo Redentor será reaberto ao público

Monumento foi fechado à visitação após morte de turista Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia …