...
domingo ,14 abril 2024
Home / Política / PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

Repro­du­ção: © Foto Polí­cia Fede­ral

Veículo também foi apreendido


Publi­ca­do em 24/02/2024 — 18:53 Por Pedro Rafa­el Vile­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

A Polí­cia Fede­ral (PF) infor­mou, por vol­ta das 17h des­te sába­do (24), que pren­deu o moto­ris­ta sus­pei­to de ten­tar inva­dir o Palá­cio da Alvo­ra­da, resi­dên­cia ofi­ci­al do pre­si­den­te da Repú­bli­ca, na madru­ga­da de hoje. O veí­cu­lo mode­lo Ford Focus tam­bém foi apre­en­di­do. O inci­den­te está sen­do inves­ti­ga­do pela PF.

Segun­do infor­ma­ção da pró­pria PF, ele seria um mora­dor da região e teria erra­do o cami­nho para casa. O sus­pei­to ain­da pres­ta­rá mais infor­ma­ções em depoi­men­to.

O car­ro teria des­res­pei­ta­do o blo­queio, mas sem con­se­guir se apro­xi­mar do palá­cio, cuja por­ta­ria fica a cer­ca de 400 metros de dis­tân­cia do edi­fí­cio. Em segui­da, o indi­ví­duo fugiu do local no pró­prio auto­mó­vel usa­do na ten­ta­ti­va de inva­são.

O pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e a pri­mei­ra-dama Jan­ja Sil­va esta­vam na resi­dên­cia no momen­to da ocor­rên­cia, mas em segu­ran­ça. Sem dar deta­lhes sobre o ocor­ri­do, a PF dis­se, em nota, que aguar­da infor­ma­ções do Gabi­ne­te de Segu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal (GSI) da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca, res­pon­sá­vel pelos blo­quei­os e abor­da­gens nas ime­di­a­ções dos pré­di­os e resi­dên­ci­as ofi­ci­ais do pre­si­den­te e vice.

À repor­ta­gem, o GSI infor­mou que hou­ve ten­ta­ti­va de furar o blo­queio na via que dá aces­so aos palá­ci­os Jabu­ru — resi­dên­cia do vice-pre­si­den­te Geral­do Alck­min — e Alvo­ra­da.

A repor­ta­gem pro­cu­rou a Secre­ta­ria de Comu­ni­ca­ção Soci­al da Pre­si­dên­cia da Repú­bli­ca (Secom), que con­fir­mou o inci­den­te, sem deta­lhes.

Após deso­be­de­cer à ordem de para­da no blo­queio e pros­se­guir na via, o auto­mó­vel teve os pneus fura­dos pelo dis­po­si­ti­vo com per­fu­ra­do­res de metal usa­do para evi­tar o avan­ço de veí­cu­los não auto­ri­za­dos. Os segu­ran­ças efe­tu­a­ram dis­pa­ros com arma de fogo, mas, ape­sar dis­so, o moto­ris­ta con­se­guiu dei­xar o local sem ser deti­do.

Outras tentativas de invasão

Este não é o pri­mei­ro epi­só­dio de ten­ta­ti­va de inva­são das resi­dên­ci­as ofi­ci­ais do pre­si­den­te e vice-pre­si­den­te da Repú­bli­ca em Bra­sí­lia. Há diver­sas ocor­rên­ci­as docu­men­ta­das nas últi­mas déca­das. Na manhã do dia 5 de outu­bro de 2008, por exem­plo, um homem iden­ti­fi­ca­do como Denis ten­tou inva­dir o Palá­cio da Alvo­ra­da e aca­bou bale­a­do na per­na. Ele che­gou a atra­ves­sar o espe­lho d’água e cor­reu em dire­ção ao pré­dio. A segu­ran­ça pre­si­den­ci­al fez um dis­pa­ro para o alto e depois o acer­tou. Denis foi socor­ri­do em um hos­pi­tal e ope­ra­do. Ele não expli­cou o moti­vo da ten­ta­ti­va de inva­são.

Cin­co anos antes, em 10 de junho de 2003, o mecâ­ni­co de veí­cu­los Car­los Xavi­er Filho, 39 anos, tam­bém ten­tou inva­dir o Palá­cio da Alvo­ra­da. Ele che­gou a inves­tir con­tra o por­tão de fer­ro da entra­da da resi­dên­cia ofi­ci­al com um auto­mó­vel Fiat Uno.  Foi bar­ra­do pelo dis­po­si­ti­vo de segu­ran­ça que furou os pneus do car­ro. Mes­mo assim, pros­se­guiu e bateu no por­tão. Aca­bou pre­so e ale­gou que ten­ta­va agen­dar uma audi­ên­cia com o pre­si­den­te Lula.

Em 2011, no dia 18 de janei­ro, um homem tam­bém ten­tou inva­dir a resi­dên­cia ofi­ci­al com um auto­mó­vel. Ele foi deti­do e leva­do para a dele­ga­cia.

Sob a ges­tão de Michel Temer, no dia 28 de junho de 2011, um ado­les­cen­te ten­tou inva­dir o mes­mo pré­dio duran­te a noi­te. O rapaz ace­le­rou o car­ro em que esta­va na dire­ção do blo­queio de segu­ran­ça e ultra­pas­sou a gra­de de pro­te­ção. Foram relai­za­dos dis­pa­ros de adver­tên­cia. O veí­cu­lo só parou numa área inter­na do palá­cio.

Edi­ção: Gra­ça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Comissão aprova validade permanente para diagnóstico de autismo

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Bra­sil Matéria segue para análise da Câmara Publi­ca­do …