...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Política / PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

PF prende suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada

Repro­dução: © Foto Polí­cia Fed­er­al

Veículo também foi apreendido


Pub­li­ca­do em 24/02/2024 — 18:53 Por Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Polí­cia Fed­er­al (PF) infor­mou, por vol­ta das 17h deste sába­do (24), que pren­deu o motorista sus­peito de ten­tar invadir o Palá­cio da Alvo­ra­da, residên­cia ofi­cial do pres­i­dente da Repúbli­ca, na madru­ga­da de hoje. O veícu­lo mod­e­lo Ford Focus tam­bém foi apreen­di­do. O inci­dente está sendo inves­ti­ga­do pela PF.

Segun­do infor­mação da própria PF, ele seria um morador da região e teria erra­do o cam­in­ho para casa. O sus­peito ain­da prestará mais infor­mações em depoi­men­to.

O car­ro teria desre­speita­do o blo­queio, mas sem con­seguir se aprox­i­mar do palá­cio, cuja por­taria fica a cer­ca de 400 met­ros de dis­tân­cia do edifí­cio. Em segui­da, o indi­ví­duo fugiu do local no próprio automóv­el usa­do na ten­ta­ti­va de invasão.

O pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e a primeira-dama Jan­ja Sil­va estavam na residên­cia no momen­to da ocor­rên­cia, mas em segu­rança. Sem dar detal­h­es sobre o ocor­ri­do, a PF disse, em nota, que aguar­da infor­mações do Gabi­nete de Segu­rança Insti­tu­cional (GSI) da Presidên­cia da Repúbli­ca, respon­sáv­el pelos blo­queios e abor­da­gens nas ime­di­ações dos pré­dios e residên­cias ofi­ci­ais do pres­i­dente e vice.

À reportagem, o GSI infor­mou que hou­ve ten­ta­ti­va de furar o blo­queio na via que dá aces­so aos palá­cios Jabu­ru — residên­cia do vice-pres­i­dente Ger­al­do Alck­min — e Alvo­ra­da.

A reportagem procurou a Sec­re­taria de Comu­ni­cação Social da Presidên­cia da Repúbli­ca (Sec­om), que con­fir­mou o inci­dente, sem detal­h­es.

Após des­obe­de­cer à ordem de para­da no blo­queio e prosseguir na via, o automóv­el teve os pneus fura­dos pelo dis­pos­i­ti­vo com per­furadores de met­al usa­do para evi­tar o avanço de veícu­los não autor­iza­dos. Os segu­ranças efe­t­u­aram dis­paros com arma de fogo, mas, ape­sar dis­so, o motorista con­seguiu deixar o local sem ser deti­do.

Outras tentativas de invasão

Este não é o primeiro episó­dio de ten­ta­ti­va de invasão das residên­cias ofi­ci­ais do pres­i­dente e vice-pres­i­dente da Repúbli­ca em Brasília. Há diver­sas ocor­rên­cias doc­u­men­tadas nas últi­mas décadas. Na man­hã do dia 5 de out­ubro de 2008, por exem­p­lo, um homem iden­ti­fi­ca­do como Denis ten­tou invadir o Palá­cio da Alvo­ra­da e acabou balea­do na per­na. Ele chegou a atrav­es­sar o espel­ho d’água e cor­reu em direção ao pré­dio. A segu­rança pres­i­den­cial fez um dis­paro para o alto e depois o acer­tou. Denis foi socor­ri­do em um hos­pi­tal e oper­a­do. Ele não expli­cou o moti­vo da ten­ta­ti­va de invasão.

Cin­co anos antes, em 10 de jun­ho de 2003, o mecâni­co de veícu­los Car­los Xavier Fil­ho, 39 anos, tam­bém ten­tou invadir o Palá­cio da Alvo­ra­da. Ele chegou a inve­stir con­tra o portão de fer­ro da entra­da da residên­cia ofi­cial com um automóv­el Fiat Uno.  Foi bar­ra­do pelo dis­pos­i­ti­vo de segu­rança que furou os pneus do car­ro. Mes­mo assim, prosseguiu e bateu no portão. Acabou pre­so e ale­gou que ten­ta­va agen­dar uma audiên­cia com o pres­i­dente Lula.

Em 2011, no dia 18 de janeiro, um homem tam­bém ten­tou invadir a residên­cia ofi­cial com um automóv­el. Ele foi deti­do e lev­a­do para a del­e­ga­cia.

Sob a gestão de Michel Temer, no dia 28 de jun­ho de 2011, um ado­les­cente ten­tou invadir o mes­mo pré­dio durante a noite. O rapaz aceler­ou o car­ro em que esta­va na direção do blo­queio de segu­rança e ultra­pas­sou a grade de pro­teção. Foram relaiza­dos dis­paros de advertên­cia. O veícu­lo só parou numa área inter­na do palá­cio.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …