...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / PF vai investigar queda de ponte na divisa do MA e TO

PF vai investigar queda de ponte na divisa do MA e TO

Parte da ponte desabou no domingo; são 4 mortes confirmadas até agora

Luciano Nasci­men­to — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 25/12/2024 — 11:52
São Luís
Ver­são em áudio
Estreiro MA 23/12/2024 Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os municípios de Estreito, no Maranhão, e Aguiarnópolis, no Tocantins que desabou. Foto Prefeitura de Estreito.
Repro­dução: © Foto Prefeitu­ra de Estre­ito.

A Polí­cia Fed­er­al infor­mou que começou a inves­ti­gar a que­da da ponte Jusceli­no Kubitschek de Oliveira, entre o Tocan­tins e o Maran­hão. Em nota divul­ga­da na terça-feira (24), a cor­po­ração disse que o pro­ced­i­men­to de inves­ti­gação pre­lim­i­nar foi instau­ra­do e que as ações serão con­duzi­das pelas super­in­tendên­cias region­ais da Polí­cia Fed­er­al no Maran­hão e no Tocan­tins. 

A estru­tu­ra, que fazia parte da BR-226 e lig­a­va os esta­dos do Tocan­tins e do Maran­hão, desabou no domin­go (22). Até o momen­to, as infor­mações são de que qua­tro pes­soas mor­reram e 13 estão desa­pare­ci­das.

“As diligên­cias pre­lim­inares serão con­duzi­das pelas super­in­tendên­cias region­ais da Polí­cia Fed­er­al no Maran­hão (SR/PF/MA) e no Tocan­tins (SR/PF/TO). Além dis­so, um pro­ced­i­men­to de inves­ti­gação prece­dente foi instau­ra­do e poli­ci­ais fed­erais já foram deslo­ca­dos para cole­tar dados e evidên­cias sobre o caso. As equipes tam­bém irão avaliar a mul­ti­dis­ci­pli­nar­iedade das perí­cias necessárias e iden­ti­ficar deman­das de equipa­men­tos téc­ni­cos para apro­fun­dar as inves­ti­gações”, infor­mou a PF.

A PF disse ain­da que deslo­cou uma equipe com cin­co per­i­tos do Insti­tu­to Nacional de Crim­i­nalís­ti­ca (INC/DITEC), sendo dois engen­heiros civis, dois espe­cial­is­tas em local de crime e um espe­cial­ista em meio ambi­ente, para a Del­e­ga­cia de Polí­cia Fed­er­al em Imper­a­triz. Os poli­ci­ais vão reforçar os tra­bal­hos peri­ci­ais.

“A Polí­cia Fed­er­al desta­ca a importân­cia de apu­rar as causas do aci­dente e os danos ambi­en­tais decor­rentes, asse­gu­ran­do a respon­s­abil­i­dade dos envolvi­dos e con­tribuin­do para a segu­rança e pro­teção da pop­u­lação e do meio ambi­ente”, diz a nota.

Além da PF, o Depar­ta­men­to Nacional de Infraestru­tu­ra de Trans­porte (Dnit) vai inves­ti­gar as causas do aci­dente. O órgão infor­mou que instau­rou uma sindicân­cia para apu­rar causas e respon­s­abil­i­dades sobre o desaba­men­to da ponte.

Os tra­bal­hos de apu­ração serão ini­ci­a­dos nes­ta quin­ta-feira (26), quan­do, segun­do o dire­tor-ger­al do Dnit, Fab­rí­cio Galvão, “toda a comis­são vai se deslo­car para o local do desaba­men­to e começará a faz­er a cole­ta dos doc­u­men­tos necessários para as apu­rações. Inclu­sive pre­tendemos acionar órgãos exter­nos ao DNIT para par­tic­i­parem dos tra­bal­hos”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …