...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Justiça / PGR reforça pedido de condenação de 30 investigados pelo 8 de janeiro

PGR reforça pedido de condenação de 30 investigados pelo 8 de janeiro

Repro­dução: © Joed­son Alves/Agencia Brasil

Procuradoria também pede que danos sejam ressarcidos pelos acusados


Pub­li­ca­do em 25/08/2023 — 17:58 Por André Richter — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A Procu­rado­ria-Ger­al da Repúbli­ca (PGR) reforçou nes­ta sex­ta-feira (25) pedi­do de con­de­nação de 30 acu­sa­dos que par­tic­i­param da exe­cução dos atos golpis­tas de 8 de janeiro. O pedi­do está nas ale­gações finais envi­adas ao Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

Na petição, o sub­procu­rador Car­los Fred­eri­co San­tos reit­era que os denun­ci­a­dos devem ser con­de­na­dos pelos crimes de asso­ci­ação crim­i­nosa arma­da, abolição vio­len­ta do Esta­do Democráti­co de Dire­ito, golpe de Esta­do e dano qual­i­fi­ca­do.

Para embasar os pedi­dos de con­de­nações, o sub­procu­rador inseriu fotos, vídeos e relatórios de inteligên­cia con­tra o grupo, acu­sa­do de par­tic­i­par da invasão do Palá­cio do Planal­to, do Con­gres­so e do Supre­mo.

“A pena a ser apli­ca­da aos acu­sa­dos deve ser exem­plar por se tratar de crimes graves prat­i­ca­dos em con­tex­to mul­ti­tudinário que visavam a implan­tar um regime autoritário no lugar de um gov­er­no legit­i­ma­mente eleito”, escreveu o sub­procu­rador.

A procu­rado­ria tam­bém solic­i­tou que os danos sejam ressar­ci­dos pelos acu­sa­dos. O pre­juí­zo apu­ra­do é de R$ 25 mil­hões.

Até o momen­to, a PGR já reforçou 115 pedi­dos de con­de­nações con­tra inves­ti­ga­dos pelos atos de 8 de janeiro.

Em out­ro inquéri­to que apu­ra os atos, a procu­rado­ria avalia a real­iza­ção de acor­dos de não per­se­cução penal. A pos­si­bil­i­dade de acor­do envolve os acu­sa­dos que estavam no acom­pan­hamen­to mon­ta­do em frente ao quar­tel do Exérci­to em Brasília no dia dos atos e não par­tic­i­param da invasão de pré­dios públi­cos. Podem ser ben­e­fi­ci­adas 1.156 pes­soas.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta

Nova modalidade de empréstimo promete ser menos cara Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …