...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias do Mundo / Pico mais alto da Groenlândia registra chuva pela primeira vez

Pico mais alto da Groenlândia registra chuva pela primeira vez

Repro­du­ção: © Divulgação/Reuters/direitos reser­va­dos

Chuva é sinal de aquecimento global, dizem cientistas


Publi­ca­do em 20/08/2021 — 21:52 Por Kate Abnett e Andrea Janu­ta — Repór­te­res da Reu­ters — Nova York

logo_reuters

O pon­to mais alto do man­to de gelo da Gro­en­lân­dia regis­trou chu­va na sema­na pas­sa­da pela pri­mei­ra vez na his­tó­ria, outro sinal pre­o­cu­pan­te de aque­ci­men­to da cama­da de gelo que já está der­re­ten­do em um rit­mo cres­cen­te, dis­se­ram cien­tis­tas nes­ta sex­ta-fei­ra (20).

“Isso não é um sinal sau­dá­vel para um man­to de gelo”, dis­se Indra­ni Das, gla­ci­o­lo­gis­ta do Obser­va­tó­rio Ter­res­tre Lamont-Doherty da Uni­ver­si­da­de de Colum­bia. “Água no gelo é ruim … Tor­na a cama­da de gelo mais pro­pen­sa a der­re­ter.”

A água não está ape­nas mais quen­te do que a neve nor­mal, mas tam­bém mais escu­ra — por isso, ela absor­ve mais luz do sol em vez de refle­ti-la.

Essa água der­re­ti­da está fluin­do para o oce­a­no, fazen­do com que o nível do mar suba. O der­re­ti­men­to da cama­da de gelo da Gro­en­lân­dia — a segun­da mai­or do mun­do depois da Antár­ti­ca — cau­sou cer­ca de 25% do aumen­to do nível do mar glo­bal nas últi­mas déca­das, esti­mam os cien­tis­tas. Essa par­ti­ci­pa­ção deve cres­cer, à medi­da que as tem­pe­ra­tu­ras glo­bais aumen­tam.

A chu­va caiu em 14 de agos­to por vári­as horas no cume de 3.216 metros do man­to de gelo, onde as tem­pe­ra­tu­ras per­ma­ne­ce­ram aci­ma de zero por cer­ca de nove horas, dis­se­ram cien­tis­tas do Cen­tro de Dados Naci­o­nal de Neve e Gelo dos EUA.

A chu­va e as altas tem­pe­ra­tu­ras pro­vo­ca­ram um exten­so der­re­ti­men­to em toda a ilha, que sofreu uma per­da de mas­sa de gelo na super­fí­cie em 15 de agos­to sete vezes aci­ma da média para mea­dos de agos­to.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 11/12/2023 – Yasmeen Rabee conversa com jornalistas após pouso do avião KC-30 . A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, cumpre mais uma missão de repatriação de brasileiros, tinha a bordo, 48 passageiros repatriados da Faixa de Gaza. Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Mais um grupo de repatriados de Gaza chega ao Brasil

Repro­du­ção: © Anto­nio Cruz/Agência Bra­sil Avião da FAB pousou em Brasília às 3h47 com 48 …