...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Espaço / Planetário do Rio será aberto ao público para eclipse total da Lua

Planetário do Rio será aberto ao público para eclipse total da Lua

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Abertura do anfiteatro será às 21h com uso de telescópios permitido


Pub­li­ca­do em 14/05/2022 — 13:48 Por Dou­glas Cor­rêa — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

O Plan­etário do Rio de Janeiro, local­iza­do na Gávea, na zona sul da cidade, abrirá seus portões para que o públi­co pos­sa obser­var o eclipse total da Lua neste domin­go (15). A aber­tu­ra do anfiteatro ocor­rerá às 21h, com a pos­si­bil­i­dade de uso dos telescó­pios.

O iní­cio do eclipse está pre­vis­to para as 23h27. Durante o ápice do fenô­meno, a Lua poderá ficar lev­e­mente aver­mel­ha­da. De acor­do com o pres­i­dente da Fun­dação Plan­etário, Gled­son Viní­cius, “este é um dos fenô­menos astronômi­cos que mais des­per­tam o imag­inário pop­u­lar e aprox­i­mam os jovens da ciên­cia”.

A pro­gra­mação é gra­tui­ta e sujei­ta à lotação do espaço. Por se tratar de um even­to mais lon­go, a Fun­dação Plan­etário recomen­da que o públi­co leve cadeira de pra­ia, can­ga ou algum tipo de tapete para ficar mais à von­tade no momen­to de acom­pan­har o eclipse. Esta é a primeira vez, des­de o iní­cio da pan­demia de covid-19, que o plan­etário é aber­to ao públi­co para obser­var um fenô­meno astronômi­co.

“A obser­vação poderá ser fei­ta a olho nu de qual­quer parte da cidade, mas, aqui no Plan­etário, maior equipa­men­to desse tipo da Améri­ca Lati­na, o públi­co con­tará com a nos­sa equipe de astrônomos para explicar, tirar dúvi­das e inter­a­gir com todos”, expli­cou o dire­tor de Astrono­mia da insti­tu­ição, Lean­dro Guedes.

 Transmissão ao vivo

O even­to con­tará tam­bém com pro­jeções do eclipse no local e, para quem não pud­er com­pare­cer pres­en­cial­mente, o plan­etário prepara uma trans­mis­são ao vivo via Youtube.

Vale infor­mar que a ativi­dade depende de condições mete­o­rológ­i­cas para acon­te­cer. Caso o tem­po este­ja nubla­do ou chu­voso, a obser­vação ficará com­pro­meti­da e a real­iza­ção do encon­tro será avali­a­da pela fun­dação.

Edição: Paula Labois­sière

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …