...
sexta-feira ,14 março 2025
Home / Meio Ambiente / Plano ABC+ entra em vigor em setembro e vai reduzir emissão de carbono

Plano ABC+ entra em vigor em setembro e vai reduzir emissão de carbono

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Decisão está publicada no Diário Oficial de hoje


Pub­li­ca­do em 11/08/2022 — 09:53 Por Pedro Peduzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ouça a matéria:

Começará a vig­o­rar — a par­tir de 1º de setem­bro — o Plano Seto­r­i­al para Adap­tação à Mudança do Cli­ma e Baixa Emis­são de Car­bono na Agropecuária (ABC+) para o perío­do 2020–2030.

A por­taria que detal­ha a políti­ca seto­r­i­al – cri­a­da para reduzir emis­sões de car­bono pelo setor agropecuário brasileiro por meio de incen­tivos e fomen­tos a tec­nolo­gias ambi­en­tais – foi pub­li­ca­da no Diário Ofi­cial da União de hoje (11) pelo Min­istério da Agri­cul­tura, Pecuária e Abastec­i­men­to (Mapa).

Segun­do o min­istério, o plano ABC+ tem como meta “pro­mover a adap­tação à mudança do cli­ma e o con­t­role das emis­sões de gas­es de efeito est­u­fa (GEE) na agropecuária brasileira, com aumen­to da efi­ciên­cia e resil­iên­cia dos sis­temas pro­du­tivos, con­sideran­do uma gestão integra­da da pais­agem rur­al”.

Metas

Entre as metas pro­je­tadas até o ano de 2030 está a de ampli­ar, em 30 mil­hões de hectares, as áreas des­ti­nadas à adoção de práti­cas para recu­per­ação de pasta­gens degradadas; em 12,58 mil­hões de hectares as áreas voltadas à adoção de sis­temas de plan­tio dire­to; e em 10,10 mil­hões de hectares as áreas com adoção de sis­temas de inte­gração.

O gov­er­no pre­vê, tam­bém a ampli­ação, em qua­tro mil­hões de hectares, da área a ser des­ti­na­da à adoção de flo­restas plan­tadas; em 13 mil­hões de hectares a área com adoção de bioin­sumos; em três mil­hões de hectares, a região com adoção de sis­temas irri­ga­dos; em 208,40 mil­hões de met­ros cúbi­cos a adoção de mane­jo de resí­du­os da pro­dução ani­mal; e em cin­co mil­hões os bovi­nos em ter­mi­nação inten­si­va.

Ao “estim­u­lar a adoção de sis­temas, práti­cas, pro­du­tos e proces­sos de pro­dução sus­ten­táveis”, o plano ABC+ pre­tende diminuir vul­ner­a­bil­i­dades e aumen­tar a resil­iên­cia dos sis­temas de pro­dução agropecuários, con­ser­van­do recur­sos nat­u­rais e aumen­tan­do a bio­di­ver­si­dade e a esta­bil­i­dade climáti­ca dos sis­temas pro­du­tivos.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …