...
domingo ,27 abril 2025
Home / Meios de comunicação / Plantas alimentícias não convencionais são tema do Xodó de Cozinha

Plantas alimentícias não convencionais são tema do Xodó de Cozinha

Apresentadora Regina Tchelly recebe a culinarista Áurea Andrea

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 22/03/2025 — 08:19
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro (RJ) 21/03/2025 - Uso de Plantas Alimentícias Não Convencionais é tema do Xodó de Cozinha. Chef Regina Tchelly recebe culinarista para falar das PANCs. Frame TV Brasil
Repro­dução: © Frame TV Brasil

A edição inédi­ta do Xodó de Coz­in­ha, exibido pela TV Brasil neste sába­do (22), às 13h, mostra os diver­sos usos das Plan­tas Ali­men­tí­cias Não Con­ven­cionais (PANCs) como alter­na­ti­va para enrique­cer o cardá­pio. Para falar do assun­to, a chef Regi­na Tchelly recebe a culi­nar­ista Áurea Andrea.

Durante o pro­gra­ma, a apre­sen­ta­do­ra e a con­vi­da­da expli­cam que as PANCs são saudáveis, acessíveis e gos­tosas, além de belas. Muitas espé­cies crescem disc­re­ta­mente em pare­des, vielas e praças.

Regi­na e Áurea mostram que com as PANCs a cria­tivi­dade voa longe, seja em pratos sal­ga­dos, doces ou bebidas. Enquan­to coz­in­ham, elas desta­cam o poder da ali­men­tação com as plan­tas.

Ao lon­go do episó­dio, as duas preparam tapi­o­ca de flo­res e moque­ca pan­cadona. Out­ra recei­ta elab­o­ra­da no pro­gra­ma deste sába­do é o bolo de chaya, plan­ta da família da man­dio­ca, tam­bém chama­da de espinafre de árvore. Dev­i­do a seus altos val­ores nutri­cionais, a chaya é con­sid­er­a­da um super ali­men­to.

O con­teú­do orig­i­nal da emis­so­ra públi­ca pri­or­iza a ali­men­tação saudáv­el, nutri­ti­va, de baixo cus­to e com uso inte­gral dos ali­men­tos. O Xodó de Coz­in­ha pode ser acom­pan­hado no YouTube do canal e fica disponív­el no app TV Brasil Play.

 Sobre o Xodó de Cozinha

Apre­sen­ta­do pela chef Regi­na Tchelly na TV Brasil, o pro­gra­ma Xodó de Coz­in­ha bus­ca incen­ti­var a ali­men­tação saudáv­el e de baixo cus­to. A tem­po­ra­da de estreia tem 26 episó­dios. Cada edição con­ta com um con­vi­da­do espe­cial para preparar receitas com um ali­men­to especí­fi­co e con­ver­sar sobre um tema. A pro­dução recebe per­son­al­i­dades como Bela Gil, André Trigueiro e Sidar­ta Ribeiro, entre out­ros.

Com seu afe­to e caris­ma, a chef Regi­na Tchelly tem uma lin­guagem bas­tante car­ac­terís­ti­ca para cati­var o públi­co e os entre­vis­ta­dos da nova atração tele­vi­si­va. “Os con­vi­da­dos são incríveis e fico feliz de estar reuni­da com tan­ta gente que está fazen­do acon­te­cer, mostran­do que é pos­sív­el com­er bem, de for­ma saudáv­el e acessív­el”, con­ta.

Os assun­tos dis­cu­ti­dos na pro­dução giram em torno de questões como sus­tentabil­i­dade, com­bate à fome, sazon­al­i­dade dos ali­men­tos, ger­ação de ren­da, empreende­doris­mo e edu­cação finan­ceira. Além dis­so, o pro­gra­ma val­oriza a cul­tura tradi­cional e afe­ti­va, além de abor­dar pratos que evo­cam memórias e her­anças culinárias.

A atração é grava­da na coz­in­ha do pro­je­to Favela Orgâni­ca, ini­cia­ti­va ide­al­iza­da por Regi­na Tchelly que há 13 anos pro­move a culinária saudáv­el nas comu­nidades Babilô­nia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Copro­dução real­iza­da pela TV Brasil com a Kro­ma­ki, o Xodó de Coz­in­ha tem direção de Pedro Asbeg.

Sobre o Favela Orgânica

O Favela Orgâni­ca já rece­beu diver­sos prêmios, nacionais e inter­na­cionais, por suas ações que visam pro­mover a segu­rança ali­men­tar, capac­i­tação profis­sion­al e uma mudança na cul­tura de con­sumo e des­perdí­cio de ali­men­tos. Chef de coz­in­ha, empreende­do­ra social e fun­dado­ra do pro­je­to, Regi­na é paraibana e mora no Rio de Janeiro há 20 anos.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cuidado cardiovascular deve fazer parte do acompanhamento do diabetes

Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema Ana Cristi­na Cam­pos — Repórter …