...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Saúde / Plataforma em desenvolvimento pode ajudar diagnóstico de covid-19

Plataforma em desenvolvimento pode ajudar diagnóstico de covid-19

Santiago Webajh, scientist of the Pablo Cassara foundation, puts a drop of reagent in a container during a test of the new "NEOKIT-COVID-19?, developed by a group of Argentine scientists that diagnoses the coronavirus disease (COVID-19) in less than two hours, in Buenos Aires, Argentina May 19, 2020. REUTERS/Agustin Marcarian
© REUTERS / Agus­tin Marcarian/Direitos Reser­va­dos (Repro­du­ção)

Objetivo é facilitar o prognóstico médico, diz pesquisador da UFRJ


Publi­ca­do em 15/02/2021 — 18:16 Por Ana Cris­ti­na Cam­pos – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Uma pla­ta­for­ma digi­tal onli­ne pode­rá ser uma ali­a­da de pro­fis­si­o­nais de saú­de na iden­ti­fi­ca­ção e diag­nós­ti­co da covid-19. A fer­ra­men­ta em desen­vol­vi­men­to na Petrec, gra­du­a­da pela Incu­ba­do­ra de Empre­sas do Ins­ti­tu­to Alber­to Luiz Coim­bra de Pós-Gra­du­a­ção e Pes­qui­sa de Enge­nha­ria, da Uni­ver­si­da­de Fede­ral do Rio de Janei­ro (Coppe/UFRJ), pode­rá ser ins­ta­la­da em uni­da­des hos­pi­ta­la­res afas­ta­das dos gran­des cen­tros urba­nos, que enfren­tam escas­sez de pro­fis­si­o­nais espe­ci­a­li­za­dos.

Bati­za­da de CovidS­can, a pla­ta­for­ma reú­ne ima­gens sequen­ci­ais de tomo­gra­fi­as pul­mo­na­res clas­si­fi­ca­das por tipo de pato­lo­gia. O obje­ti­vo é faci­li­tar o prog­nós­ti­co médi­co. A com­pa­ra­ção das ima­gens do pul­mão do paci­en­te com ima­gens pre­vi­a­men­te clas­si­fi­ca­das pode­rá cola­bo­rar com o médi­co no diag­nós­ti­co da doen­ça e na toma­da de deci­são do tra­ta­men­to.

Os pes­qui­sa­do­res da Petrec estão con­fi­gu­ran­do um soft­ware, dota­do de algo­rit­mo de Inte­li­gên­cia Arti­fi­ci­al, que fil­tra as ima­gens pos­si­bi­li­tan­do iden­ti­fi­car a doen­ça com rapi­dez e pre­ci­são.

A pes­qui­sa come­çou em outu­bro pas­sa­do, após a Petrec ter sido sele­ci­o­na­da em pri­mei­ro lugar no edi­tal Solu­ções ino­va­do­ras para o com­ba­te à covid-19, da Finan­ci­a­do­ra de Estu­dos e Pro­je­tos (Finep). O pro­je­to foi con­tem­pla­do com o valor de R$ 1.249.500,00. O edi­tal faz par­te da sele­ção públi­ca do Minis­té­rio da Ciên­cia, Tec­no­lo­gia e Ino­va­ções, com recur­sos de sub­ven­ção econô­mi­ca à ino­va­ção, con­ce­di­dos por meio do Fun­do Naci­o­nal de Desen­vol­vi­men­to Cien­tí­fi­co e Tec­no­ló­gi­co.

Segun­do o dire­tor-exe­cu­ti­vo da Petrec, Josi­as Sil­va, em junho o pro­du­to deve ser lan­ça­do no mer­ca­do. “Já temos ini­ci­a­ti­vas no Bra­sil e no exte­ri­or para a con­ti­nui­da­de des­se pro­ces­so não só somen­te para covid-19 mas para outras doen­ças e outros órgãos como o cora­ção. A pro­pos­ta da empre­sa é tam­bém dis­po­ni­bi­li­zar essa tec­no­lo­gia para hos­pi­tais públi­cos”.

Como funciona a plataforma

No ban­co de dados da pla­ta­for­ma, o algo­rit­mo pro­ces­sa ima­gens que apre­sen­tam carac­te­rís­ti­cas seme­lhan­tes às do pul­mão do paci­en­te que está sen­do aten­di­do. A com­pa­ra­ção das ima­gens con­tri­bui para o médi­co no diag­nós­ti­co da doen­ça pul­mo­nar, que pode indi­car covid-19 ou outra doen­ça.

Além dis­so, o soft­ware dis­po­ni­bi­li­za­rá um con­jun­to de ima­gens que tor­na­rá pos­sí­vel veri­fi­car e quan­ti­fi­car o per­cen­tu­al do pul­mão que já foi afe­ta­do, se a doen­ça está pio­ran­do ou melho­ran­do. A esti­ma­ti­va é que o pro­ces­so de ava­li­a­ção seja rea­li­za­do em menos de 30 minu­tos, a par­tir da inser­ção das ima­gens da tomo­gra­fia do paci­en­te no sis­te­ma.

A equi­pe da Petrec, que con­ta com um médi­co radi­o­lo­gis­ta, está mon­tan­do o ban­co de dados com ima­gens já dis­po­ní­veis em sites espe­cí­fi­cos e clas­si­fi­ca­das pelo tipo de pato­lo­gia. Segun­do Josi­as, o ban­co con­ta­rá com mais de 600 ima­gens seg­men­ta­das, e que, como cada uma des­sas tomo­gra­fi­as tem, em média, 300 fati­as, no míni­mo 180 mil infor­ma­ções cru­za­das vão ser gera­das.

Hoje ins­ta­la­da no Par­que Tec­no­ló­gi­co da UFRJ, a Petrec atua no setor de óleo e gás des­de que foi cri­a­da, em 2003. Sua exper­ti­se é em aná­li­se de tomo­gra­fia de rochas de petró­leo com uso de Inte­li­gên­cia Arti­fi­ci­al. As téc­ni­cas empre­ga­das pela equi­pe no CovidS­can foram adap­ta­das para serem apli­ca­das na área da saú­de.

O pro­je­to da pla­ta­for­ma con­ta ain­da com a cola­bo­ra­ção do pro­fes­sor Ale­xan­dre Evsu­koff, do Labo­ra­tó­rio de Méto­dos Com­pu­ta­ci­o­nais em Enge­nha­ria da Coppe/UFRJ.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Dengue: adolescentes de 12 a 14 anos já podem se vacinar no DF

Repro­du­ção: © Pau­lo H. Carvalho/Agência Bra­sil Imunização continua para crianças de 10 e 11 anos …