...
terça-feira ,27 fevereiro 2024
Home / Noticias / Podcast da EBC compartilha memórias de jornalista na cobertura do 8/1

Podcast da EBC compartilha memórias de jornalista na cobertura do 8/1

Repro­du­ção: © Arte EBC

Ouça Histórias em Pauta: grades de janeiro na Radioagência Nacional


Publi­ca­do em 11/01/2024 — 07:15 Por Edgard Mat­su­ki — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Na sema­na em que os ata­ques gol­pis­tas ocor­ri­dos na Pra­ça dos Três Pode­res, em Bra­sí­lia, com­ple­tam um ano, Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal (veí­cu­lo da EBC) lan­çou o pod­cast His­tó­ri­as em Pau­ta: gra­des de janei­ro. Na edi­ção, o repór­ter Alex Rodri­gues, da Agên­cia Bra­sil, con­ta, em entre­vis­ta ao jor­na­lis­ta Ley­ber­son Pedro­sa, como o 8 de janei­ro de 2023 pas­sou de um dia de fol­ga para um dia de cober­tu­ra inten­sa e his­tó­ri­ca. 

Rodri­gues rela­ta deta­lhes como o momen­to da per­cep­ção de que os even­tos do 8/1 havi­am fugi­do do con­tro­le, a ação das for­ças poli­ci­ais duran­te o ata­que aos pré­di­os da Pra­ça dos Três Pode­res e o momen­to em que aden­trou o Palá­cio da Jus­ti­ça e o pré­dio do STF. O repór­ter da Agên­cia Bra­sil foi o pri­mei­ro a regis­trar ima­gens da des­trui­ção de den­tro do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral.

O ide­a­li­za­dor do pod­cast, Ley­ber­son Pedro­sa, des­ta­ca a impor­tân­cia de um pro­du­to como este na cons­tru­ção da memó­ria do que ocor­reu. “O tem­po pode diluir ou apro­fun­dar a per­cep­ção sobre algo. Con­tar o 8/1 em pod­cast e vide­o­cast faz com que esse ama­du­re­ci­men­to do que acon­te­ce entre os fatos não se per­ca. Outras pes­so­as podem tam­bém pas­sar a ver, ouvir e sen­tir o que o Alex sen­tiu naque­le dia. Con­tar de for­ma docu­men­ta­da  é um jei­to de evi­tar dis­tor­ções no futu­ro”, diz.

Rodri­gues tam­bém res­sal­ta que a impor­tân­cia do pod­cast como regis­tro his­tó­ri­co: “O pro­du­to pode con­tri­buir para for­ta­le­cer a noção de jor­na­lis­mo como tes­te­mu­nha da his­tó­ria, prin­ci­pal­men­te, por per­mi­tir que os jor­na­lis­tas que pre­sen­ci­a­ram os fatos acres­cen­tem novos deta­lhes aos seus rela­tos ini­ci­ais, tra­zen­do a públi­co tam­bém suas impres­sões pes­so­ais. O rotei­ro e a edi­ção final con­se­gui­ram usar meu rela­to de for­ma a explo­rar peque­nas nuan­ces de par­te do que acon­te­ceu no fatí­di­co dia”.

O His­tó­ri­as em Pau­ta: gra­des de janei­ro pode ser ouvi­do e assis­ti­do na Radi­o­a­gên­cia Naci­o­nal, em pla­ta­for­mas de pod­casts e tam­bém nos players abai­xo:

Edi­ção: Bea­triz Arco­ver­de

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …