...
quinta-feira ,19 setembro 2024
Home / Política / Poderes estão vigilantes contra “traidores da pátria”, diz Pacheco

Poderes estão vigilantes contra “traidores da pátria”, diz Pacheco

Repro­dução: © Foto Lula Marques/ Agên­cia Brasil

Presidente do Congresso chamou golpistas de inimigos da democracia


Pub­li­ca­do em 08/01/2024 — 17:29 Por Car­oli­na Pimentel — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

O pres­i­dente do Con­gres­so Nacional, senador Rodri­go Pacheco (PSD-MG), disse nes­ta segun­da-feira (8) que os Três Poderes estão vig­i­lantes para que ataques como o de 8 de janeiro de 2023 não se repi­tam no país.  

“Os poderes per­manecem vig­i­lantes con­tra traidores da pátria, con­tra essa mino­ria que dese­ja tomar o poder ao arrepio da Con­sti­tu­ição”, afir­mou Pacheco na cer­imô­nia Democ­ra­cia Ina­bal­a­da, real­iza­da no Sena­do Fed­er­al, para reafir­mar o Esta­do Democráti­co no país 1 ano após a invasão do Palá­cio do Planal­to, do Con­gres­so Nacional e do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF).

“Estare­mos sem­pre aber­tos ao debate, ao plu­ral­is­mo e ao dis­senso. Nun­ca tol­er­aremos a vio­lên­cia, o golpis­mo, o exer­cí­cio arbi­trário de razões, o desre­speito à von­tade do povo brasileiro”, desta­cou.

Pacheco chamou os golpis­tas de “os inimi­gos da democ­ra­cia” e que, segun­do ele, recor­rem à desin­for­mação, ao van­dal­is­mo, ao ódio para recru­tar parcela da sociedade e usam fal­so dis­cur­so políti­co para chegarem ao poder e se man­terem de for­ma ilegí­ti­ma.

“As insti­tu­ições repub­li­canas, por out­ro lado, são ver­dadeira­mente fortes. Fortes porque respal­dadas pelo mais ele­men­tar dos poderes: aque­le que emana do povo. Quem tem força, não pre­cisa demon­strá-la de maneira vã. Quem tem força não recorre à bra­va­ta. Quem tem força tem respal­do pop­u­lar, tem respal­do da lei e da Con­sti­tu­ição”, afir­mou.

Pacheco defend­eu ain­da a união de todos para super­ar a polar­iza­ção políti­ca insta­l­a­da atual­mente no Brasil. “Só assim vamos vencer a polar­iza­ção que nos divide e nos enfraque­ce enquan­to nação”.

O pres­i­dente do Con­gres­so anun­ciou a reti­ra­da das grades que cir­cun­dam o pré­dio des­de os ataques do ano pas­sa­do, como for­ma de mostrar que o Leg­isla­ti­vo é um poder aber­to ao povo brasileiro.

No iní­cio da cer­imô­nia, os pres­i­dentes Luiz Iná­cio Lula da Sil­va e Pacheco rein­au­gu­raram a vol­ta de obra de Burle Marx, cri­a­da em 1973, e que foi van­dal­iza­da em 8 de janeiro. A tapeçaria foi restau­ra­da e retornou ao patrimônio do Sena­do. Além dessa obra, foi apre­sen­ta­da a répli­ca da Con­sti­tu­ição, fur­ta­da da sede do Supre­mo no mes­mo dia. O doc­u­men­to foi recu­per­a­do sem qual­quer dano.

» Clique aqui e con­fi­ra as matérias da Agên­cia Brasil sobre um ano da ten­ta­ti­va de golpe

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

É mentira que o voto valerá como prova de vida nas Eleições 2024

Repro­dução: tse.jus.br A Justiça Eleitoral esclarece que são falsos informes que vêm circulando de que …