...
terça-feira ,28 novembro 2023
Home / Mulher / Poeta feminista palestina morre aos 32 anos durante bombardeio em Gaza

Poeta feminista palestina morre aos 32 anos durante bombardeio em Gaza

Repro­dução: © Abdal­ha­di Alijla/ X

Morte foi confirmada pelo Ministério da Cultura palestino


Pub­li­ca­do em 21/10/2023 — 15:00 Por Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

A poeta e romancista palesti­na Heba Abu Nada, auto­ra do romance Oxy­gen is Not for the Dead (2017) — obra sem tradução para o por­tuguês — , mor­reu sob bom­bardeio em Khan Yunis, na Faixa de Gaza, na sex­ta-feira (20), anun­ciou o Min­istério da Cul­tura palesti­no.

Nasci­da em Meca em 1991, Abu Nada estu­dou bio­quími­ca na Uni­ver­si­dade Islâmi­ca de Gaza e con­cluiu um mestra­do em nutrição clíni­ca. Em 2017, ela ficou em segun­do lugar no Prêmio Shar­jah de Cria­tivi­dade Árabe na cat­e­go­ria romance por sua estreia, Oxy­gen is Not for the Dead.

Nos últi­mos dias, ela usa­va a con­ta no Twit­ter para se referir ao con­fli­to insta­l­a­do na Faixa de Gaza des­de o dia 7 de out­ubro.

“A noite da cidade é escu­ra, exce­to pelo bril­ho dos mís­seis, silen­ciosa, exce­to pelo som dos bom­bardeios, assus­ta­do­ra, exce­to pela garan­tia das súpli­cas.…”, pub­li­cou a poet­i­sa no dia 8 de out­ubro.

No Twit­ter, há diver­sas man­i­fes­tações de pêsames e con­dolên­cias pela morte da artista. “Com grande tris­teza lamen­ta­mos uma das mais tal­en­tosas poet­i­sas e romancis­tas fem­i­nistas de Gaza, Heba Abu Nada”, comen­tou o cien­tista políti­co e pesquisador palesti­no Abdal­ha­di Ali­jla.

Outros artistas mortos

Há 15 dias, o mun­do acom­pan­ha a escal­a­da da vio­lên­cia na guer­ra entre Israel e Hamas, no Ori­ente Médio. O con­fli­to teve iní­cio com o ataque pro­movi­do pelo grupo Hamas con­tra os israe­lens­es, no dia 7 de out­ubro. Des­de então, Israel acio­nou as forças de segu­rança e tem dis­para­do ataques aére­os diários a Gaza. Além dis­so, esta­b­ele­ceu blo­queio total na região – sem per­mis­são para entra­da de água, comi­da e com­bustív­el — e deter­mi­nou que a pop­u­lação local, majori­tari­a­mente palesti­na, evac­uasse o norte de Gaza e se deslo­casse.

No últi­mo dia 13, a artista plás­ti­ca palesti­na Heba Zagout, de 39 anos, foi mor­ta com seus dois fil­hos pequenos em um ataque aéreo israe­lense em Gaza. Heba Zagout estu­dou artes plás­ti­cas na Uni­ver­si­dade Al-Aqsa de Gaza e for­mou-se em design grá­fi­co. Ela con­quis­tou muitos seguidores nas redes soci­ais por suas pin­turas vibrantes de pais­agens e pes­soas palesti­nas, espe­cial­mente por suas rep­re­sen­tações de cenas de Gaza e Jerusalém.

Já o artista Mohammed Sami, 23 anos, foi mor­to ao lado da família durante o ataque ao Hos­pi­tal al-Ahli al-Ara­bi, na últi­ma terça-feira (17). Ele esta­va no local como vol­un­tário, orga­ni­zan­do ativi­dades para aju­dar a mel­ho­rar o esta­do psi­cológi­co das cri­anças afe­tadas pelo con­fli­to.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

VOLTANDO EM PAZ: Os 32 brasileiros e familiares acabaram de chegar em segurança ao hotel no Cairo, onde foram recebidos pela equipe médica da FAB, que os aguardava no local. Foto: Presidência da República/Twitter

Brasileiros que estavam em Gaza chegam ao Brasil nesta segunda

Repro­dução: © MRE/Divulgação Grupo receberá atendimento médico e psicológico em Brasília Pub­li­ca­do em 12/11/2023 — …