...
sexta-feira ,11 julho 2025
Home / Cultura / Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

Polêmica entre Wilson Baptista e Noel Rosa é assunto do Roda de Samba

Programa vai ao ar ao meio-dia nas emissoras da Rádio Nacional

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 01/06/2025 — 10:22
Rio de Janeiro
Brasília (DF), 21/05/2025 - Sambista Wilson Baptista. Foto: Agência Câmara/Divulgação
Repro­dução: © Agên­cia Câmara/Divulgação

A con­heci­da “polêmi­ca” entre os com­pos­i­tores Wil­son Bap­tista (1913–1968) e Noel Rosa (1910–1937) está de vol­ta ao ar nas 11 emis­so­ras da Rádio Nacional. A con­tro­vér­sia entre os dois sam­bis­tas que resul­tou em qua­tros canções de Noel e cin­co de Wil­son tem como origem “a dis­pu­ta de uma namora­da no Cabaré Apo­lo, na Lapa”, con­ta Rodri­go Alzuguir, bió­grafo de Wil­son Bap­tista.

O pesquisador é o entre­vis­ta­do do pro­gra­ma de rádio Roda de Sam­ba que vai ao ar neste domin­go (1º) ao meio-dia. O pro­gra­ma é uma parce­ria entre a Agên­cia Brasil e a Rádio Nacional. Além do tra­bal­ho acadêmi­co e literário, Alzuguir é pro­du­tor, ator, músi­co e can­tor, e prepara atual­mente a biografia do mae­stro Heitor Vil­la-Lobos.

De acor­do com Alzuguir, a polêmi­ca começa com Noel que escreveu o sam­ba “Rapaz Fol­ga­do” respon­den­do ver­so a ver­so a canção “Lenço no Pescoço”, que o estu­dioso expli­ca ser uma hom­e­nagem aos malan­dros anti­gos, os gua­ia­muns, que usavam lenço no pescoço da cor em refer­ên­cia a mal­ta de capoeiragem a que per­ten­ci­am. Os gua­ia­muns exi­s­ti­ram no sécu­lo 19 e eram negros lib­er­tos ou fugi­tivos da escravidão, antes da abolição (1988).

Ape­sar do suces­so de sam­bas como “Feitiço da Vila” e “Pal­pite Infe­liz”, a con­ten­da entre os dois com­pos­i­tores (1934–1936) ficou mais con­heci­da com o pas­sar do tem­po. Em 1956, os can­tores Rober­to Pai­va e Fran­cis­co Egy­dio gravam um álbum (LP) com todos os sam­bas da polêmi­ca, à exceção de um: o “Deixa de ser con­ven­ci­da”, úni­ca par­ceira assi­na­da por Wil­son e Noel.

Brasília (DF), 21/05/2025 - Sambista Wilson Baptista. Foto: Arquivo Nacional/Divulgação
Repro­dução: Sam­bista Wil­son Bap­tista. Arqui­vo Nacional/Divulgação

Esse sam­ba foi feito a par­tir da melo­dia de “Ter­ra de Cego”, que Wil­son havia escrito para provo­car Noel. Em uma das noites da boemia car­i­o­ca, os dois com­pos­i­tores se encon­traram, e Noel pediu para Wil­son can­tar o sam­ba orig­i­nal. “Noel tira, então, um papel do bol­so e faz a letra do ’Deixa de ser con­ven­ci­da’, uma refer­ên­cia a tal namora­da que havi­am dis­puta­do no cabaré”, con­ta no pro­gra­ma de rádio Rodri­go Alzuguir.

O pro­gra­ma Roda de Sam­ba vai ao ar sem­pre aos domin­gos, em rede, nas emis­so­ras da Rádio Nacional e pos­te­ri­or­mente é dis­tribuí­do na Rede Nacional de Comu­ni­cação Públi­ca (RNCP). O Roda de Sam­ba traz sem­anal­mente entre­vista com can­tores, com­pos­i­tores, escritores, cineas­tas e int­elec­tu­ais sobre o uni­ver­so e o imag­inário do sam­ba.

Serviço

Quan­do: todo domin­go ao meio-dia

Onde: Na Rádio Nacional da Amazô­nia (OC 11.780 kHz e 6.180 kHz), de Brasília (AM 980 KHz e FM 96,1 MHz), de Foz do Iguaçu (FM 90,1 MHz), Recife (FM 87,1 MHz), Rio de Janeiro (AM 1.130 KHz e FM 87,1 MHz), São Luís (FM 93,7 MHz), São Paulo (FM 87,1 MHz) e do Alto Solimões (FM 96,1 MHz).

Vis­ite aqui a pági­na do pro­gra­ma e escute todos episó­dios.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Enem 2025: Inep publica resultados de recursos de atendimento especial

Consulta deve ser feita na Página do Participante do exame Daniel­la Almei­da — Repórter da …