...
quinta-feira ,7 dezembro 2023
Home / Noticias / Polícia do Rio recupera 8 de 21 armas furtadas do Exército em Barueri

Polícia do Rio recupera 8 de 21 armas furtadas do Exército em Barueri

Repro­dução: © Polí­cia Civ­il / RJ

Armas foram encontradas dentro de um carro roubado, na zona oeste


Pub­li­ca­do em 19/10/2023 — 20:33 Por Léo Rodrigues e Bruno Boc­chi­ni — Repórteres da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro e São Paulo

ouvir:

A Polí­cia Civ­il do Rio de Janeiro recu­per­ou nes­ta quin­ta-feira (19) oito das 21 metral­hado­ras fur­tadas do Exérci­to. As armas havi­am sum­i­do do Arse­nal de Guer­ra de São Paulo, local­iza­do na cidade de Barueri. Elas foram encon­tradas den­tro de um car­ro rou­ba­do, no bair­ro Gardê­nia Azul, situ­a­do na zona oeste da cap­i­tal flu­mi­nense.

A ausên­cia do arma­men­to foi nota­da no dia 10 de out­ubro durante uma inspeção. A notí­cia fez com que o Coman­do Mil­i­tar do Sud­este deter­mi­nasse o aquar­te­la­men­to dos mil­itares da unidade e uma inves­ti­gação foi aber­ta para apu­rar os fatos. Há, no momen­to, cer­ca de 160 mil­itares aquar­te­la­dos – impe­di­dos de sair do local – no Arse­nal de Guer­ra. Até ago­ra, nen­hum mil­i­tar foi pre­so, de acor­do com o Coman­do Mil­i­tar do Sud­este.

O Arse­nal de Guer­ra de São Paulo é uma unidade téc­ni­ca de manutenção. Ela recebe arma­men­tos inservíveis, que pas­sam por uma avali­ação para saber se a recu­per­ação é viáv­el eco­nomi­ca­mente. Caso o reparo não seja indi­ca­do, é ini­ci­a­do o proces­so de des­faz­i­men­to e destru­ição.

Foram apreen­di­das qua­tro das 13 metral­hado­ras cal­i­bre .50 que havi­am desa­pare­ci­do. São armas capazes de der­rubar aeron­aves. A Polí­cia Civ­il do Rio recu­per­ou tam­bém qua­tro das oito metral­hado­ras cal­i­bre 7,62 que foram fur­tadas.

O Exérci­to infor­mou que o dire­tor do Arse­nal de Guer­ra de São Paulo, respon­sáv­el pelo quar­tel do Barueri, o tenente-coro­nel Riv­eli­no Bara­ta de Sousa Batista, será exon­er­a­do de sua função, mas não será expul­so da Força. A decisão da exon­er­ação foi do coman­dante do Exérci­to, Miguel Ribeiro Pai­va.

Em entre­vista cole­ti­va na noite de hoje, em São Paulo, o gen­er­al de Briga­da Mau­rí­cio Vieira Gama, chefe do Esta­do Maior do Coman­do Mil­i­tar do Sud­este, con­fir­mou que pode haver mil­itares envolvi­dos no fur­to dos arma­men­tos e que “dezenas” deles rece­ber­am o for­mulário de apu­ração dis­ci­pli­nar e estão em pra­zo para apre­sen­tar suas defe­sas.

“Todos os proces­sos do Arse­nal estão sendo revisa­dos para ver­i­ficar onde ocor­reu o erro. E, como nós falam­os, ess­es mil­itares que fal­haram nes­sa con­fer­ên­cia serão respon­s­abi­liza­dos”, disse Gama.

A inte­gri­dade do local onde estavam as armas foi con­feri­da em 6 de setem­bro e depois somente em 10 de out­ubro, quan­do o fur­to foi descober­to. De acor­do com Gama, os mil­itares envolvi­dos no fur­to serão expul­sos da Força, no caso dos tem­porários, e os de car­reira serão encam­in­hados a um con­sel­ho de sanções. Os respon­sáveis respon­derão ain­da na esfera crim­i­nal na Justiça Mil­i­tar.

Pelas redes soci­ais, o gov­er­nador do Rio de Janeiro, Cláu­dio Cas­tro, parab­eni­zou os poli­ci­ais da Del­e­ga­cia de Repressão a Entor­pe­centes, respon­sáveis pela apreen­são das armas nes­ta quin­ta-feira.

“De janeiro a setem­bro deste ano, nos­sas forças estad­u­ais de segu­rança já reti­raram das mãos de crim­i­nosos mais de 4.900 armas de fogo. E o número de apreen­são de fuzis aumen­tou expres­si­va­mente. Nos­sas inves­ti­gações seguem avançan­do, com inteligên­cia e apara­to téc­ni­co. Nos­sa políti­ca de segu­rança atua forte­mente para pren­der lid­er­anças e asfix­i­ar finan­ceira­mente as orga­ni­za­ções crim­i­nosas. Não retro­ced­er­e­mos um milímetro sequer para essas máfias. O Esta­do não vai recuar”, escreveu.

Edição: Juliana Andrade

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

O que é o sal-gema e por que sua extração gerou problemas em Maceió?

Repro­dução: © Tawatchai/Frepik Produto é usado na produção de soda cáustica e bicarbonato de sódio …