...
sábado ,18 janeiro 2025
Home / Noticias / Polícia encontra explosivos na casa de autor de atentado no STF

Polícia encontra explosivos na casa de autor de atentado no STF

“Tiu França” é de Rio do Sul (SC), mas tinha residência alugada no DF

Andreia Verdélio — Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 14/11/2024 — 10:35
Brasília
Brasília (DF) 13/11/2024 - Explosões são ouvidas perto do STF; prédio é evacuado, uma pessoa morreu. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil
Repro­dução: © Bruno Peres/Agência Brasil

A Polí­cia Mil­i­tar (PM) do Dis­tri­to Fed­er­al infor­mou nes­ta quin­ta-feira (14) que encon­trou artefatos explo­sivos no local onde Fran­cis­co Wan­der­ley Luiz esta­va hospeda­do, em Ceilân­dia, região admin­is­tra­ti­va a cer­ca de 30 quilômet­ros do cen­tro de Brasília. Fran­cis­co, con­heci­do como Tiu França, é de Rio do Sul (SC) e mor­reu na noite des­ta quar­ta-feira (13) ao det­onar explo­sivos na Praça dos Três Poderes, por vol­ta das 19h30.

Vistoria

Durante a madru­ga­da, o esquadrão anti­bom­bas da PM fez uma varredu­ra no local e encon­trou mais três dis­pos­i­tivos, que foram desati­va­dos para garan­tir a segu­rança dos agentes que tra­bal­haram na inves­ti­gação do episó­dio, a car­go da Polí­cia Fed­er­al (PF) e da Polí­cia Civ­il do DF. O local foi lib­er­a­do às 7h para perí­cia e o cor­po de Fran­cis­co reti­ra­do às 9h.

Os pré­dios do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF) e do Palá­cio do Planal­to tam­bém foram vis­to­ri­a­dos durante a noite.

A PM ain­da segue fazen­do varreduras na casa em Ceilân­dia e no esta­ciona­men­to do Anexo IV da Câmara dos Dep­uta­dos, onde esta­va o car­ro de Fran­cis­co, que tam­bém explodiu na noite de ontem. Os agentes estão fazen­do a det­on­ação con­tro­la­da dos explo­sivos que foram encon­tra­dos no car­ro.

Inquérito

PF abriu inquéri­to para inves­ti­gar o caso. Os per­i­tos crim­i­nais vão inves­ti­gar as explosões com estraté­gia semel­hante à recon­strução de cenário na iden­ti­fi­cação dos crimes de 8 de janeiro do ano pas­sa­do, quan­do os pré­dios do Três Poderes sofr­eram ataques golpis­tas.

Entre os primeiros pro­ced­i­men­tos que a PF devem faz­er no local estão a iden­ti­fi­cação de todos os vestí­gios, além de uma iden­ti­fi­cação das ima­gens da área com fer­ra­men­tas tec­nológ­i­cas 3D a fim de com­preen­der, em detal­h­es, a dinâmi­ca do ataque. Vídeo das câmeras de segu­rança do STF mostram Fran­cis­co ati­ran­do artefatos explo­sivos em direção à escul­tura A Justiça, que fica em frente ao pré­dio da Corte e, em segui­da, acen­den­do out­ro no próprio cor­po.

Os estron­dos das explosões foram ouvi­dos ao final da sessão que ocor­ria no plenário do STF e os min­istros da Corte foram reti­ra­dos do local em segu­rança. Já o pres­i­dente Luiz Iná­cio Lula da Sil­va não esta­va no Palá­cio do Planal­to no momen­to do ocor­ri­do; ele deixou o local por vol­ta das 17h30.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Aposentados não terão pagamento bloqueado por falta de prova de vida

Portaria suspende bloqueio por 6 meses a contar de janeiro deste ano Lucas Pordeus León …