...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias / Polícia faz operação contra roubos a residências de alto padrão no Rio

Polícia faz operação contra roubos a residências de alto padrão no Rio

policia_civil_rj

Repro­du­ção: © Divulgação/Governo do Rio de Janei­ro

A ação também é aplicada no estado de Minas Gerais


Publi­ca­do em 10/06/2021 — 09:41 Por Cris­ti­na Indio do Bra­sil — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

Poli­ci­ais civis do Rio de Janei­ro e do esta­do de Minas Gerais par­ti­ci­pam hoje (10) da Ope­ra­ção Esque­ma Pre­fe­ri­do para desar­ti­cu­lar uma orga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que pra­ti­ca rou­bos a resi­dên­ci­as de alto padrão nos dois esta­dos. De acor­do com a Secre­ta­ria de Polí­cia Civil (Sepol) do Rio, já foram cum­pri­dos sete man­da­dos de pri­são. Além dis­so, foi cap­tu­ra­do um outro fora­gi­do da Jus­ti­ça do Rio pelo cri­me de homi­cí­dio. A Ope­ra­ção se desen­vol­ve nas cida­des de Juiz de Fora e de Divi­no, em Minas Gerais.

A ação tem o apoio de poli­ci­ais do 38º Bata­lhão da Polí­cia Mili­tar Rio de Janei­ro, da Polí­cia Rodo­viá­ria Fede­ral e de inte­gran­tes do Gru­po de Atu­a­ção Espe­ci­al de Com­ba­te ao Cri­me Orga­ni­za­do (Gae­co) do Minis­té­rio Públi­co dos dois esta­dos. As for­ças de segu­ran­ça tam­bém par­ti­ci­pa­ram da inves­ti­ga­ção, que come­çou depois do mai­or rou­bo da his­tó­ria do muni­cí­pio de Paraí­ba do Sul, em mar­ço des­te ano. Con­for­me a secre­ta­ria, os poli­ci­ais infor­ma­ram que um empre­sá­rio foi man­ti­do refém pelos cri­mi­no­sos arma­dos, que leva­ram da resi­dên­cia dele “uma quan­tia mili­o­ná­ria de dinhei­ro em espé­cie”.

A iden­ti­fi­ca­ção do gru­po espe­ci­a­li­za­do nes­te tipo de rou­bo, for­ma­do por cri­mi­no­sos de Minas Gerais, foi fei­ta por meio de um tra­ba­lho de inte­li­gên­cia da 107ª Dele­ga­cia de Polí­cia (DP) de Paraí­ba do Sul, da Polí­cia Civil do Rio de Janei­ro. “Eles esco­lhi­am e estu­da­vam os alvos de for­ma cri­te­ri­o­sa, orga­ni­zan­do todos os deta­lhes do cri­me. O modus ope­ran­di era man­ter as víti­mas reféns por vári­as horas, sob a mira de armas, até que todo o dinhei­ro e joi­as fos­sem loca­li­za­dos. Os valo­res sub­traí­dos eram inves­ti­dos no trá­fi­co de dro­gas ou na aqui­si­ção de car­ros impor­ta­dos, jet skis, via­gens e outros bens e arti­gos de luxo”, infor­mou a Sepol.

O nome dado à ope­ra­ção de Esque­ma Pre­fe­ri­do foi por­que a qua­dri­lha inves­ti­ga­da se dedi­ca­va a dife­ren­tes moda­li­da­des cri­mi­no­sas, incluin­do trá­fi­co de dro­gas, que é obje­to de inves­ti­ga­ção da Polí­cia Civil de Minas Gerais, mas o rou­bo a resi­dên­ci­as se tor­nou a ati­vi­da­de mais ren­tá­vel dos cri­mi­no­sos.

A dele­ga­da Cláu­dia Abbud, titu­lar da 107ª DP (Paraí­ba do Sul), e repre­sen­tan­tes das outras for­ças de segu­ran­ça que par­ti­ci­pam da ope­ra­ção vão dar uma cole­ti­va, às 15 horas, no Tea­tro Muni­ci­pal de Paraí­ba do Sul, para dar infor­ma­ções sobre o resul­ta­do da ação de hoje.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília- DF 24-03-2024. Chiquinho Brazão deputado Federal. Foto Câmara dos Deputados.

Saiba quem são os suspeitos de mandar executar Marielle Franco

Repro­du­ção: © Repro­du­ção Mídi­as Socias/X Nomes dos três presos na operação constam da delação de …