...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Mulher / Polícia Federal apura tráfico internacional de mulheres

Polícia Federal apura tráfico internacional de mulheres

Repro­dução: © Arquivo/Agência Brasil

Suspeita é de arregimentação de mulheres para a Itália


Pub­li­ca­do em 28/08/2023 — 10:35 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil

ouvir:

Des­de as primeiras horas da man­hã des­ta segun­da-feira (28), poli­ci­ais fed­erais estão real­izan­do bus­cas em endereços de sus­peitos de inte­grar um supos­to esque­ma de trá­fi­co inter­na­cional e explo­ração sex­u­al de pes­soas.

Com autor­iza­ção judi­cial, os agentes fed­erais estão fazen­do bus­cas em endereços res­i­den­ci­ais e apreen­den­do doc­u­men­tos, dis­pos­i­tivos eletrôni­cos e out­ros obje­tos que pos­sam aju­dar nas inves­ti­gações.

Os três man­da­dos judi­ci­ais de bus­ca e apreen­são expe­di­dos pela 12ª Vara da Justiça Fed­er­al estão sendo cumpri­dos em For­t­aleza, Cau­cauia e Carpina, em Per­nam­bu­co.

Segun­do a PF, os inves­ti­ga­dos são sus­peitos de arreg­i­men­tar mul­heres para pros­ti­tu­ição na Itália. Em nota, a cor­po­ração infor­mou que os inves­ti­gadores tam­bém já reuni­ram indí­cios de que, na Europa, as brasileiras eram sub­meti­das a tra­bal­hos força­dos; restrição de ali­men­tação e sofri­am con­stantes ameaças.

Bati­za­da de Cor­rentes não Visíveis, a oper­ação des­ta segun­da-feira bus­ca sub­sí­dios para que os poli­ci­ais fed­erais à frente do caso iden­ti­fiquem a respon­s­abil­i­dade, bem como out­ras even­tu­ais víti­mas do esque­ma. Se con­de­na­dos pela Justiça, os envolvi­dos poderão ser punidos com penas de até 25 anos de prisão, por favorec­i­men­to à pros­ti­tu­ição e rufi­an­is­mo, ao que podem se somar penas por out­ros even­tu­ais crimes.

Lev­an­ta­men­to feito por pesquisadores da Uni­ver­si­dade Fed­er­al de Minas Gerais (UFMG), com apoio do Con­sel­ho Nacional de Justiça (CNJ), e divul­ga­do em dezem­bro de 2022, con­fir­mou que as mul­heres são as prin­ci­pais víti­mas dos gru­pos de traf­i­cantes de pes­soas.

Lev­an­ta­men­to mostra que a prin­ci­pal moti­vação dos crim­i­nosos seria arreg­i­men­tar mul­heres para a pros­ti­tu­ição em out­ros país­es, sobre­tu­do da Europa. Emb­o­ra mais de 50% dos proces­sos judi­ci­ais anal­isa­dos ten­ham resul­ta­do em con­de­nações, 26% dos casos foram encer­ra­dos com a absolvição dos denun­ci­a­dos por fal­ta de provas.  Acesse aqui a ínte­gra da pesquisa.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasil sofre primeira derrota no Mundial de Handebol feminino

Repro­dução: © Divulgação/IHF/Direitos Reser­va­dos Seleção brasileira perde de 27 a 25 para a Espanha Pub­li­ca­do …