...
sexta-feira ,23 fevereiro 2024
Home / Noticias / Polícia Federal combate tráfico de armas da Europa para o Brasil

Polícia Federal combate tráfico de armas da Europa para o Brasil

Repro­du­ção: © Polí­cia Fede­ral

Esquema criminoso importou mais de 43 mil pistolas e fuzis


Publi­ca­do em 05/12/2023 — 11:39 Por Vitor Abda­la — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Polí­cia Fede­ral (PF) desen­ca­de­ou, nes­ta ter­ça-fei­ra (5), a ope­ra­ção Dako­vo, con­tra um esque­ma de trá­fi­co de armas euro­pei­as para o Bra­sil. Segun­do a PF, uma empre­sa com sede no Para­guai foi res­pon­sá­vel por impor­tar milha­res de pis­to­las e fuzis fabri­ca­dos na Croá­cia, Tur­quia, Repú­bli­ca Tche­ca e Eslo­vê­nia. 

No Para­guai, segun­do as inves­ti­ga­ções, as armas tinham sua iden­ti­fi­ca­ção ras­pa­da para difi­cul­tar o ras­tre­a­men­to. Elas eram repas­sa­das a gru­pos de tra­fi­can­tes de arma­men­tos que atu­am na fron­tei­ra com o Bra­sil. Dali, eram reven­di­das a fac­ções cri­mi­no­sas bra­si­lei­ras.

Mandados de prisão

A PF esti­ma que mais de 43 mil armas foram impor­ta­das no esque­ma em um perío­do de três anos. Em qua­se 70 ope­ra­ções poli­ci­ais foram apre­en­di­das 659 armas em dez esta­dos bra­si­lei­ros.

Polícia Federal do Brasil e Polícia do Paraguai deflagram a Operação DAKOVO, de combate ao tráfico internacional de armas. Foto: Polícia Federal
Repro­du­ção: Polí­cia Fede­ral do Bra­sil e Polí­cia do Para­guai defla­gram a Ope­ra­ção DAKOVO, de com­ba­te ao trá­fi­co inter­na­ci­o­nal de armas. Foto: Polí­cia Fede­ral — Polí­cia Fede­ral

Des­de o iní­cio das inves­ti­ga­ções — fei­tas em par­ce­ria com o Minis­té­rio Públi­co Fede­ral (MPF) e com auto­ri­da­des para­guai­as — já foram expe­di­dos 25 man­da­dos de pri­são pre­ven­ti­va e 54 de bus­ca e apre­en­são nos dois paí­ses e tam­bém nos Esta­dos Uni­dos.

Nes­ta ter­ça-fei­ra, foi apre­en­di­da gran­de quan­ti­da­de de dóla­res, ain­da a ser con­ta­bi­li­za­da. Cen­te­nas de fuzis e pis­to­las foram reco­lhi­das na sede da empre­sa para­guaia. Tam­bém foi des­co­ber­to o local onde é fei­ta a ras­pa­gem da iden­ti­fi­ca­ção das armas.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 97 milhões

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil Veja os números sorteados: 09 – 28 – 33 – …