...
quarta-feira ,17 abril 2024
Home / Noticias / Polícia Federal deflagra operação contra possível lavagem de dinheiro

Polícia Federal deflagra operação contra possível lavagem de dinheiro

Sede da Polícia Federal em Brasília
© Mar­ce­lo Camargo/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Operação Fractais é um desdobramento da Operação Egypto


Publi­ca­do em 03/03/2021 — 10:26 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

A Polí­cia Fede­ral (PF) defla­grou hoje (3) uma nova eta­pa da Ope­ra­ção Egyp­to, deno­mi­na­da Frac­tais. Esta é a ter­cei­ra fase des­sa ope­ra­ção que tem, por obje­ti­vo, inves­ti­gar a ocul­ta­ção de patrimô­nio que teria sido reu­ni­do pelos inves­ti­ga­dos na pri­mei­ra fase da ope­ra­ção, “con­sis­tin­do, assim, em pos­sí­vel cri­me de lava­gem de dinhei­ro”.

Cer­ca de 60 poli­ci­ais fede­rais estão cum­prin­do 13 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são e 7 man­da­dos de pri­são tem­po­rá­ria nas cida­des gaú­chas de Novo Ham­bur­go, Estân­cia Velha e Cam­po Bom; em São Pau­lo, no Rio de Janei­ro e em Vitó­ria.

Segun­do a PF, tam­bém estão sen­do cum­pri­das ordens judi­ci­ais visan­do a apre­en­são de veí­cu­los e o blo­queio de 170 imó­veis regis­tra­dos em nome de inves­ti­ga­dos e de laran­jas. O valor total esti­ma­do des­ses imó­veis é de R$ 80 milhões.

De acor­do com os inves­ti­ga­do­res, a mai­o­ria dos inves­ti­ga­dos nes­ta eta­pa foram iden­ti­fi­ca­das a par­tir de infor­ma­ções que sur­gi­ram com a aná­li­se “do vas­to mate­ri­al” apre­en­di­do na pri­mei­ra fase da Ope­ra­ção Egyp­to, que foi defla­gra­da em maio de 2019.

Ministério da Justiça

Em novem­bro de 2020, a par­tir de ele­men­tos obti­dos na pri­mei­ra fase da Ope­ra­ção Egyp­to, o Minis­té­rio da Jus­ti­ça blo­que­ou qua­se R$ 130 milhões em moe­das vir­tu­ais que esta­vam na empre­sa pro­ve­do­ra de ser­vi­ços de ati­vos vir­tu­ais Exchan­ge, sedi­a­da nos Esta­dos Uni­dos.

Na épo­ca, o MJ infor­mou que o blo­queio havia sido soli­ci­ta­do com base em ele­men­tos obti­dos pela Polí­cia Fede­ral no Rio Gran­de do Sul, na Ope­ra­ção Egyp­to, para apu­rar a atu­a­ção de uma empre­sa com sede no muni­cí­pio gaú­cho de Novo Ham­bur­go.

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 26-03-2024 Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, falando sobre a decisão da CCJ durante coletiva. Foto Lula Marques/ Agência Brasil

Lira critica Padilha; ministro reage com vídeo de Lula

Repro­du­ção: © Lula Marques/ Agên­cia Bra­sil Deputado fez declaração ao ser questionado sobre prisão de …