...
sábado ,5 outubro 2024
Home / Noticias / Polícia Militar recolhe pistolas de água no carnaval em Salvador

Polícia Militar recolhe pistolas de água no carnaval em Salvador

Repro­dução: © Alber­to Maraux/SSP Bahia

Mais de mil objetos foram retirados nos últimos dias


Pub­li­ca­do em 09/02/2024 — 10:18 Por Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

banner carnaval 2024

Este car­naval de 2024 é o primeiro após a proibição do uso das pis­to­las de água ou obje­tos que dis­parem líqui­do nos blo­cos de rua, em Sal­vador. Des­de as fes­tas que ante­ce­dem a folia, a Polí­cia Mil­i­tar do esta­do já atua na ori­en­tação e recol­hi­men­to dos obje­tos em todo o cir­cuito entre a Bar­ra e Ond­i­na.

Segun­do a Polí­cia Mil­i­tar, entre os mais de 1,1 mil obje­tos recol­hi­dos entre a quin­ta-feira (8) e esta sex­ta (9), por serem proibidos para o aces­so às fes­tas car­navalescas, havia algu­mas pis­to­las d’água, que foram reti­radas após ori­en­tação do folião sobre a proibição.

A reti­ra­da do obje­to das fes­tas de car­naval na Bahia foi moti­va­da pelo uso inde­v­i­do que alguns brin­cantes fazi­am para impor­tu­nar sex­ual­mente mul­heres ou, até mes­mo, agredir out­ros par­tic­i­pantes dos blo­cos com dis­paros de uri­na, no lugar de água.

Dia 29 de janeiro, o gov­er­nador do esta­do da Bahia, Jerôn­i­mo Rodrigues, reg­u­la­men­tou, por meio de um decre­to, a Lei 14.584 aprova­da pela Assem­bleia Leg­isla­ti­va do esta­do em jun­ho de 2023, da dep­uta­da estad­ual Olívia San­tana (PCdoB).

À época da aprovação, a par­la­men­tar desta­cou em seu dis­cur­so a importân­cia da ini­cia­ti­va no enfrenta­men­to ao assé­dio sex­u­al e objeti­fi­cação dos cor­pos fem­i­ni­nos.

“A luta em defe­sa das mul­heres foi vito­riosa, foi uma luta por nos­sa inte­gri­dade físi­ca. É a reafir­mação do dire­ito da mul­her ir e vir sem ser ofen­di­da.”

De acor­do com as nor­mas, estão proibidos “todo artefa­to, arte­sanal ou não, que aciona­do por mecan­is­mo man­u­al ou autom­a­ti­za­do, dis­pare água ou out­ros líqui­dos”. O decre­to tam­bém esta­b­elece que todas os obje­tos recol­hi­dos dev­erão ser doa­d­os às “coop­er­a­ti­vas de reci­clagem, pref­er­en­cial­mente lid­er­adas por mul­heres”.

Perfurantes

Entres os obje­tos recol­hi­dos, a Polí­cia Mil­i­tar da Bahia aler­ta para o grande vol­ume de per­furo­cor­tantes. São facas, gar­fos, chaves de fen­da, tesouras e estiletes recol­hi­dos nas 42 bar­reiras mon­tadas nos aces­sos ao cir­cuito de car­naval.

“São obje­tos que seri­am uti­liza­dos para crimes con­tra a vida e con­tra o patrimônio, como rou­bos e fur­tos. Seguire­mos vig­i­lantes e impedin­do que entrem com ess­es itens na nos­sa fes­ta”, reforçou o secretário de Segu­rança Públi­ca, Marce­lo Wern­er.

Edição: Valéria Aguiar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Todos os candidatos a prefeito e vereador de Tocos do Moji/MG da Eleição 2024

Veja os números dos candidatos para o dia da votação em primeiro turno. 02/10/2024 às …