...
sábado ,15 novembro 2025
Home / Noticias / Polícia prende suspeito de adulterar bebidas alcoólicas em São Paulo

Polícia prende suspeito de adulterar bebidas alcoólicas em São Paulo

Homem vendia garrafas, tampas, rótulos, caixas e selos falsificados

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/10/2025 — 18:41
São Paulo
Viaturas da polícia civil de São Paulo
Repro­dução: © Ciete Silvério/Governo do Esta­do de SP

A Polí­cia Civ­il de São Paulo pren­deu nes­ta sex­ta-feira (3) um dos prin­ci­pais fornece­dores de insumos usa­dos na fal­si­fi­cação de bebidas alcoóli­cas. O sus­peito foi deti­do no Jardim Carum­bé, na zona norte, no âmbito de uma oper­ação de com­bate à com­er­cial­iza­ção de bebidas fal­si­fi­cadas.

Inves­ti­gadores da 1ª Del­e­ga­cia de Inves­ti­gações sobre Roubo e Fur­to de Veícu­los (Dive­car) desco­bri­ram que o sus­peito usa­va dois imóveis para armazenar e dis­tribuir os pro­du­tos. O homem com­er­cial­iza­va gar­rafas, tam­pas, rótu­los, caixas para embal­agem e tam­bém selos fal­si­fi­ca­dos de Impos­to sobre Pro­du­tos Indus­tri­al­iza­dos (IPI), que eram cola­dos nos recip­i­entes, para que pare­cessem legí­ti­mos.

Os rótu­los eram feitos em grá­fi­cas, que ago­ra serão tam­bém inves­ti­gadas, jun­ta­mente com fab­ri­cantes das tam­pas fal­sas. O sus­peito local­iza­do hoje foi autu­a­do por crimes con­tra a pro­priedade indus­tri­al e con­tra as relações de con­sumo.

A Sec­re­taria da Segu­rança Públi­ca (SSP) infor­mou que ele forne­cia itens para fal­si­fi­cadores por todo o esta­do, prin­ci­pal­mente no inte­ri­or paulista. As inves­ti­gações rev­e­laram que o sus­peito coman­da­va uma rede com­pos­ta por diver­sas pes­soas, que ficavam incumbidas das tare­fas em uma cadeia de pro­dução, do preenchi­men­to das gar­rafas à iden­ti­fi­cação das bebidas com os rótu­los copi­a­dos.

Segun­do a Sec­re­taria da Saúde, o esta­do já con­tabi­liza 102 casos de intox­i­cação por metanol, entre inves­ti­ga­dos e con­fir­ma­dos. Ao todo, 11 já foram con­fir­ma­dos, sendo que um deles resul­tou em morte, na cap­i­tal.

“Out­ros 91 casos ain­da estão inves­ti­ga­dos, sendo oito óbitos – cin­co na cap­i­tal, dois em São Bernar­do do Cam­po e um em Caju­ru. Até ago­ra, dez esta­b­elec­i­men­tos foram inter­di­ta­dos após fis­cal­iza­ções, sendo oito com inscrições estad­u­ais sus­pen­sas. São 30 pes­soas pre­sas por con­ta de adul­ter­ação de bebidas des­de o iní­cio do ano”, acres­cen­ta a pas­ta em nota.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Defesa Civil alerta população para tempestade no Sul e Centro-Oeste

Estão previstas chuvas acima de 100 mm em 24 horas e queda de granizo Luiz …