...
quarta-feira ,28 fevereiro 2024
Home / Noticias / Policiais do Bope do RJ começam a usar câmeras corporais

Policiais do Bope do RJ começam a usar câmeras corporais

Repro­du­ção: © Tomaz Silva/Agência Bra­sil

PM confirmou que já conta com mais de 11 mil câmeras


Publi­ca­do em 08/01/2024 — 11:00 Por Ana Cris­ti­na Cam­pos — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

ouvir:

A Asses­so­ria de Impren­sa da Secre­ta­ria de Esta­do de Polí­cia Mili­tar infor­mou que, a par­tir des­ta segun­da-fei­ra (8), os poli­ci­ais do Bata­lhão de Ope­ra­ções Poli­ci­ais Espe­ci­ais (Bope) vão uti­li­zar as câme­ras cor­po­rais, quan­do aci­o­na­dos.

Na quar­ta-fei­ra (3), a Polí­cia Mili­tar do Rio de Janei­ro con­fir­mou que já con­ta com mais de 11 mil câme­ras de uso cor­po­ral e outras 1.660 estão em fase de implan­ta­ção. No total, 13 mil equi­pa­men­tos foram con­tra­ta­dos. Na oca­sião, a PM não con­fir­mou quan­do as câme­ras iri­am entrar em fun­ci­o­na­men­to. A medi­da aten­de a deter­mi­na­ção do minis­tro Edson Fachin, do Supre­mo Tri­bu­nal Fede­ral (STF), de dezem­bro de 2022.

A infor­ma­ção da Polí­cia Mili­tar foi divul­ga­da após a mor­te de três homens em uma ação do Bope no Com­ple­xo de Isra­el, na zona nor­te do Rio, na últi­ma sema­na. O lau­do da necróp­sia apon­ta que dois deles foram mor­tos com dis­pa­ros de fuzil.

Além da ins­ta­la­ção dos equi­pa­men­tos, a deci­são do Supre­mo deter­mi­na que as ima­gens cap­ta­das sejam arma­ze­na­das e com­par­ti­lha­das com o Minis­té­rio Públi­co, a Defen­so­ria Públi­ca e víti­mas de vio­lên­cia poli­ci­al, quan­do soli­ci­ta­das.

Edi­ção: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais de 1,5 mil organizações sociais vão elaborar sugestões ao G20

Repro­du­ção: © Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil Grupo chamado de C20 preparará documento até junho Publi­ca­do em …