...
quinta-feira ,28 março 2024
Home / Noticias / Políticos lamentam morte de Bruno Covas

Políticos lamentam morte de Bruno Covas

bruno_covas

Repro­du­ção: © Gover­no do Esta­do de São Pau­lo

Neto do ex-governador Mário Covas, político estava com 41 anos


Publi­ca­do em 16/05/2021 — 12:27 Por Cami­la Maci­el – Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — São Pau­lo

Atu­a­li­za­do em 16/05/2021 — 13:33

Ali­a­dos e adver­sá­ri­os polí­ti­cos mani­fes­ta­ram pesar pela per­da do pre­fei­to licen­ci­a­do de São Pau­lo, Bru­no Covas, na manhã des­te domin­go (16), no Hos­pi­tal Sírio-Liba­nês, na capi­tal pau­lis­ta.

Por meio das redes soci­ais, o pre­si­den­te da Câma­ra dos Depu­ta­dos, Arthur Lira, dis­se lamen­tar pro­fun­da­men­te a mor­te de “um jovem talen­to na polí­ti­ca, que tra­vou com cora­gem e oti­mis­mo uma árdua bata­lha”. Já o pre­si­den­te do Sena­do, Rodri­go Pache­co, divul­gou nota de pesar em que cita uma car­rei­ra vito­ri­o­sa, tris­te­men­te inter­rom­pi­da. “Em nome do Con­gres­so Naci­o­nal, expres­so os meus pro­fun­dos sen­ti­men­tos de pesar ao seu filho, à sua famí­lia e à popu­la­ção de São Pau­lo.”

Diver­sos minis­tros tam­bém se mani­fes­ta­ram via redes soci­ais. O minis­tro da Saú­de, Mar­ce­lo Quei­ro­ga, dis­se lamen­tar pro­fun­da­men­te o fale­ci­men­to de Bru­no Covas. Em seu per­fil no Twit­ter, a minis­tra da Agri­cul­tu­ra, Pecuá­ria e Abas­te­ci­men­to, Tere­za Cris­ti­na, ava­li­ou que São Pau­lo “per­de um líder jovem e com­pro­me­ti­do”. Já o minis­tro da Infra­es­tru­tu­ra, Tar­cí­sio Gomes de Frei­tas, citou admi­ra­ção por Covas, enquan­to o minis­tro das Comu­ni­ca­ções, Fábio Faria, lem­brou do perío­do em que tra­ba­lhou com o pre­fei­to licen­ci­a­do na Câma­ra dos Depu­ta­dos. “Que Deus o rece­ba e con­for­te os fami­li­a­res e ami­gos nes­te momen­to de dor”.

O gover­na­dor do esta­do, João Doria, agra­de­ceu, em nota, a dedi­ca­ção de Bru­no Covas à popu­la­ção pau­lis­ta­na e mani­fes­tou soli­da­ri­e­da­de à famí­lia pela mor­te do pre­fei­to, que esta­va licen­ci­a­do do car­go des­de o dia 2 des­te mês. O pre­fei­to mor­reu hoje, às 8h20, em con­sequên­cia do agra­va­men­to de  um cân­cer diag­nos­ti­ca­do em outu­bro de 2019. “Sua gar­ra nos ins­pi­ra e seu tra­ba­lho nos moti­va”, escre­veu Doria.

O Poder Judi­ciá­rio de São Pau­lo tam­bém des­ta­cou a luta de Covas pela vida. “Encer­rou, no dia de hoje, uma tra­je­tó­ria que nos dei­xa­rá exem­plos de cora­gem e bra­vu­ra fren­te à doen­ça que pre­co­ce­men­te o fez dei­xar a vida ter­re­na”, diz o tex­to publi­ca­do pelo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Esta­do de São Pau­lo (TJSP). “Des­ta­ca­va-se pela deli­ca­de­za de tra­to, que apro­xi­ma­va as pes­so­as e per­mi­tia, com isso, solu­ções aos pro­ble­mas mais crí­ti­cos enfren­ta­dos no dia a dia”, afir­mou o pre­si­den­te do TJSP, desem­bar­ga­dor Geral­do Fran­cis­co Pinhei­ro Fran­co.

O dire­tó­rio esta­du­al e muni­ci­pal do PSDB, par­ti­do do pre­fei­to, des­ta­cou que Covas foi um qua­dro da polí­ti­ca “for­ma­do na mili­tân­cia par­ti­dá­ria que valo­ri­za­va o diá­lo­go e a cons­tru­ção de con­sen­sos”.

Pelas redes soci­ais, polí­ti­cos de diver­sos mati­zes par­ti­dá­ri­os lamen­ta­ram a mor­te pre­co­ce do pre­fei­to. Gui­lher­me Bou­los, do PSOL, que enfren­tou Covas no segun­do tur­no das elei­ções muni­ci­pais de 2020, dis­se: “Tive­mos uma con­vi­vên­cia fran­ca e demo­crá­ti­ca. Minha soli­da­ri­e­da­de aos seus fami­li­a­res e ami­gos nes­te momen­to difí­cil. Vá em paz, Bru­no!”.

Ex-pre­si­den­tes da Repú­bli­ca, como Michel Temer, Dil­ma Rous­seff e Luiz Iná­cio Lula da Sil­va tam­bém escre­ve­ram men­sa­gens públi­cas de pesar.

O pre­si­den­te da Fede­ra­ção das Indús­tri­as do Esta­do de São Pau­lo (Fiesp), Pau­lo Skaf, relem­brou a tra­je­tó­ria fami­li­ar dos Covas. “Assim como seu avô, o gover­na­dor Mario Covas, lutou bra­va­men­te pela vida e hon­rou o man­da­to que rece­beu do povo pau­lis­ta­no até o final, sem­pre com alti­vez.”

O San­tos, time do cora­ção de Bru­no Covas, publi­cou no Twit­ter men­sa­gem lamen­tan­do a per­da do tor­ce­dor: “O San­tos FC lamen­ta pro­fun­da­men­te o fale­ci­men­to do pre­fei­to de São Pau­lo, Bru­no Covas. San­tis­ta apai­xo­na­do, Covas foi um exem­plo de luta e amor à vida nes­sa tris­te bata­lha con­tra o cân­cer. Nos­sos sen­ti­men­tos aos ami­gos e fami­li­a­res!”

Homenagens

O cor­po do pre­fei­to será leva­do para o hall do Edi­fí­cio Mata­raz­zo, sede da pre­fei­tu­ra pau­lis­ta­na, onde será fei­ta uma home­na­gem res­tri­ta a ami­gos e fami­li­a­res, devi­do à pan­de­mia.

Em segui­da, o cor­po de Bru­no Covas segui­rá em car­ro aber­to, em cor­te­jo, pela Ave­ni­da Pau­lis­ta, pelo Via­du­to do Chá e Lar­go Pais­san­du e pelas ave­ni­das São João e Ipi­ran­ga, além da Rua da Con­so­la­ção e outras vias. O cor­po será sepul­ta­do na cida­de de San­tos, ter­ra natal do pre­fei­to, em cerimô­nia tam­bém res­tri­ta à famí­lia.

Um link via You­Tu­be será dis­po­ni­bi­li­za­do para os que dese­ja­rem acom­pa­nhar a cerimô­nia no Hall Monu­men­tal do Palá­cio Mata­raz­zo. A home­na­gem terá iní­cio às 13h.

Trajetória

Bru­no Covas era filho de Pedro Lopes e Rena­ta Covas Lopes e pai do jovem Tomás Covas. Nas­ci­do em San­tos, no lito­ral pau­lis­ta, no dia 7 de abril de 1980, Bru­no Covas foi advo­ga­do, eco­no­mis­ta e polí­ti­co bra­si­lei­ro. Mudou-se para a capi­tal pau­lis­ta em 1995 e, dois anos depois, fili­ou-se ao PSDB, seguin­do os pas­sos do avô, o ex-gover­na­dor Mário Covas (1930–2001). No par­ti­do, che­gou a ser pre­si­den­te esta­du­al e naci­o­nal da juven­tu­de do PSDB e ocu­pou car­gos na Exe­cu­ti­va Esta­du­al.

Sua car­rei­ra na polí­ti­ca come­çou em 2004, quan­do se can­di­da­tou a vice-pre­fei­to da cida­de natal. Dois anos depois, foi elei­to depu­ta­do esta­du­al na Assem­bleia Legis­la­ti­va de São Pau­lo e ree­lei­to para o mes­mo car­go em 2010, com mais de 239 mil votos, sen­do o mais vota­do daque­le ano no esta­do.

No ano seguin­te, assu­miu como secre­tá­rio esta­du­al do Meio Ambi­en­te no gover­no de Geral­do Alck­min, per­ma­ne­cen­do no car­go até 2014, quan­do foi elei­to depu­ta­do fede­ral para o man­da­to 2015–2019.

Em 2016, can­di­da­tou-se a vice-pre­fei­to de São Pau­lo na cha­pa de João Doria e elei­to, e renun­ci­ou ao man­da­to de depu­ta­do fede­ral. Dois anos depois, assu­miu a pre­fei­tu­ra após a renún­cia de João Doria, que dei­xou o car­go para con­cor­rer ao gover­no pau­lis­ta. Em sua ges­tão, teve que enfren­tar a pan­de­mia do novo coro­na­ví­rus, que che­gou a São Pau­lo em feve­rei­ro de 2020.

Maté­ria em atu­a­li­za­ção.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Cidade atingida por temporal pode pedir adiantamento do Bolsa Família

Repro­du­ção: © Repro­du­ção de vídeo TVE/ES Antecipação vale para municípios que decretam emergência Publicado em …