...
terça-feira ,25 março 2025
Home / Noticias / Ponte Aérea Rio-São Paulo testa reconhecimento facial em passageiros

Ponte Aérea Rio-São Paulo testa reconhecimento facial em passageiros

Rio de Janeiro - Pouso e decolagem no aeroporto Santos Dumont.
Repro­dução: © Arquivo/Tânia Rego/Agência Brasil

O Projeto Embarque+Seguro 100% Digital já foi testado em 4 aeroportos


Pub­li­ca­do em 15/06/2021 — 16:12 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

Os pas­sageiros da Ponte Aérea Rio-São Paulo par­tic­i­pam, simul­tane­a­mente, hoje (15), no Aero­por­to de Con­gonhas, na cap­i­tal paulista, e no Aero­por­to San­tos Dumont, na cap­i­tal flu­mi­nense, de um teste para o embar­que com o uso de recon­hec­i­men­to facial, sem a neces­si­dade de apre­sen­tar cartão de embar­que e doc­u­men­to de iden­ti­fi­cação. A lig­ação aérea entre essas duas cap­i­tais é a quin­ta de maior movi­men­to no mun­do.

O pro­je­to Embar­que + Seguro 100% Dig­i­tal, desen­volvi­do do Min­istério da Infraestru­tu­ra, em parce­ria com o Ser­pro e a Sec­re­taria Espe­cial de Des­buro­c­ra­ti­za­ção, Gestão e Gov­er­no Dig­i­tal do Min­istério da Econo­mia, já foi tes­ta­do nos aero­por­tos de Flo­ri­anópo­lis, Sal­vador, Rio de Janeiro (San­tos Dumont) e Belo Hor­i­zonte (Con­fins). É a primeira vez em que os pas­sageiros desse tre­cho tes­tam, ao mes­mo tem­po, o sis­tema de tec­nolo­gia de pon­ta a pon­ta.

Ao lon­go do dia, pas­sageiros da Azul Lin­has Aéreas que se deslo­carem entre os aero­por­tos de Con­gonhas e San­tos Dumont serão con­vi­da­dos, no momen­to do check-in, a exper­i­menta­rem a tec­nolo­gia de recon­hec­i­men­to bio­métri­co facial para aces­sar as áreas de embar­que e as aeron­aves nos dois ter­mi­nais. Quem con­cor­dar, recebe uma men­sagem no celu­lar solic­i­tan­do autor­iza­ção para obtenção de seus dados, incluin­do o CPF e uma foto.

Depois que o pas­sageiro con­sen­tir, o aten­dente da com­pan­hia aérea real­iza a val­i­dação bio­métri­ca do pas­sageiro uti­lizan­do o aplica­ti­vo do Ser­pro, que com­para os dados e a foto tira­da na hora com as infor­mações armazenadas nas bases do gov­er­no. Assim que val­i­da­do, o pas­sageiro é lib­er­a­do para entrar na sala de embar­que e no avião, pas­san­do pelos con­troles bio­métri­cos, feito por meio de câmeras. O pas­sageiro não pre­cisa mais apre­sen­tar doc­u­men­tos.

De acor­do com infor­mações do min­istério, no pro­je­to-pilo­to são medi­dos indi­cadores como redução no tem­po em filas, no aces­so à sala de embar­que e à aeron­ave e cus­tos de oper­ação. O obje­ti­vo do gov­er­no fed­er­al é, após a aprovação do pro­je­to-pilo­to, implan­tar a tec­nolo­gia, que tor­na proces­so de embar­que mais efi­ciente, ágil e seguro, nos prin­ci­pais aero­por­tos do país.

Segun­do o Ser­pro, a fer­ra­men­ta garante uma con­fer­ên­cia pre­cisa da iden­ti­dade dos pas­sageiros e atende à Lei Ger­al de Pro­teção de Dados (LGPD) e tem por pre­mis­sa a segu­rança no trata­men­to dos dados pes­soais con­tra uso inde­v­i­do ou não autor­iza­do.

Ouça na Radioagên­cia Nacional:

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

STF decide se Bolsonaro e aliados se tornarão réus por tramar golpe

Núcleo 1 é formado pelo ex-presidente e mais sete aliados André Richter – Repórter da …