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Portal gov.br já reúne mais de 110 milhões de usuários cadastrados

Portal GOV
Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal Jr / Agên­cia Brasil

Em dois anos, visualizações aumentaram 2542%


Pub­li­ca­do em 29/07/2021 — 07:23 Por Clau­dia Fel­czak — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Um celu­lar na mão com inter­net é o sufi­ciente para que o brasileiro ten­ha aces­so a serviços do gov­er­no 24 horas por dia, sete dias por sem­ana. Entre eles, estão a carteira de tra­bal­ho, carteira de motorista, solic­i­tação e rece­bi­men­to do auxílio emer­gen­cial e aces­so a diver­sos serviços do INSS. Sem enfrentar filas, gas­tar din­heiro com deslo­ca­men­to ou impressão de papéis.

Ess­es são ape­nas alguns exem­p­los e van­ta­gens do gov­er­no dig­i­tal. Ini­cia­ti­va que vem gan­han­do cada vez mais espaço no Brasil. O por­tal gov.br, que já reúne 3 mil serviços para o cidadão, com­ple­ta hoje (29) dois anos. Nesse tem­po, con­seguiu faz­er com que as visu­al­iza­ções men­sais pas­sas­sem de pouco mais de 6 mil­hões – quan­do o por­tal foi cri­a­do, em agos­to de 2019 – para mais de 164 mil­hões, em jun­ho deste ano. Um aumen­to de 2.542%.

Em dois anos, o por­tal já rece­beu mais de 100 mil­hões de solic­i­tações e já tem mais de 110 mil­hões de usuários do login úni­co. Com ele, o cidadão tem aces­so a todos os serviços dig­i­tais ofer­e­ci­dos pelos órgãos fed­erais que disponi­bi­lizam infor­mações e serviços por meio do gov.br.

A econo­mia chega a R$ 3,1 bil­hões por ano, sendo R$2,3 bil­hões para a sociedade e R$ 800 mil­hões para o gov­er­no.

“O por­tal sim­pli­fi­ca o aces­so e a vida de todos. Isso porque os serviços fed­erais pas­sam a estar disponíveis de qual­quer lugar, mes­mo nos mais dis­tantes ou onde não há uma agên­cia físi­ca de órgão ou enti­dade”, disse o secretário Espe­cial de Mod­ern­iza­ção do Esta­do da Sec­re­taria-Ger­al da Presidên­cia da Repúbli­ca, Sér­gio Queiroz. Segun­do ele, con­cen­trar tudo em um só lugar é um dos prin­ci­pais difer­en­ci­ais do gov.br. “Isso aca­ba com aque­la neces­si­dade de o cidadão ser obri­ga­do a saber qual órgão pres­ta qual serviço. Pra ele, o gov­er­no é um só. Então, o proces­so de deman­dar pre­cisa ser padroniza­do e aces­sa­do de um só lugar.”

Principais serviços

Entre os aplica­tivos com maior número de down­loads estão a Carteira Dig­i­tal de Trân­si­to, com mais de 22,4 mil­hões, a Carteira de Tra­bal­ho Dig­i­tal, com mais de 17,8 mil­hões e o Meu INSS, com mais de 11 mil­hões de down­loads.

O aposen­ta­do Dor­nelles Williams de Oliveira, de 67 anos usou o aplica­ti­vo do INSS para faz­er a pro­va de vida. “O aplica­ti­vo é muito fácil de usar e bas­tante seguro. Através dele real­izei min­ha pro­va de vida do INSS este ano pelo celu­lar, de for­ma fácil e ráp­i­da, no con­for­to da min­ha residên­cia”, afir­mou.

As empre­sas tam­bém se ben­e­fi­ci­am do gov­er­no eletrôni­co. Segun­do Queiroz, no caso delas, se desta­cam serviços da Recei­ta Fed­er­al e prestação de infor­mações via e‑Social, além da obtenção de alvarás e licenças.

O secretário desta­cou que públi­cos de todas as idades usam o gov.br. “Dos jovens que par­tic­i­pam do Enem — e que nas duas últi­mas edições do exame já uti­lizaram a iden­ti­dade dig­i­tal úni­ca gov.br — ao tra­bal­hador que solici­ta a aposen­ta­do­ria via Meu INSS.”

A maio­r­ia dos brasileiros — 62,93% — aces­sa o por­tal pelo celu­lar. Out­ros 36,48% aces­sam pelo desk­top e ape­nas 0,59% pelo tablet.

De acor­do com Queiroz, a expec­ta­ti­va é chegar ao fim de 2022 com 100% dos serviços fed­erais disponíveis em sua for­ma dig­i­tal no por­tal gov.br. “É uma decisão de gov­er­no foca­da no cidadão e empre­sas.”

Edição: Maria Clau­dia

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