...
domingo ,16 março 2025
Home / Economia / Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Repro­dução: © José Cruz/Agência Brasil

Medida foi determinada pela ANP em resolução publicada ano passado


Pub­li­ca­do em 07/05/2022 — 08:55 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A par­tir de hoje (7) os pos­tos de com­bustíveis só poderão exibir o preço dos com­bustíveis com duas casas dec­i­mais, e não mais com três, como ocor­ria até então.

A mudança foi deter­mi­na­da pela Agên­cia Nacional do Petróleo, Gás Nat­ur­al e Bio­com­bustíveis (ANP), por meio da Res­olução nº 858/2021, pub­li­ca­da em novem­bro do ano pas­sa­do.

De acor­do com a ANP, o obje­ti­vo da mudança “é deixar o preço do com­bustív­el mais pre­ciso e claro para o con­sum­i­dor, além de estar alin­hado com a expressão numéri­ca da moe­da brasileira”.

Segun­do a agên­cia, os preços dev­erão ser exibidos com duas casas dec­i­mais tan­to no painel de preços quan­to nos visores das bom­bas abaste­cedo­ras.

A ANP infor­ma, no entan­to, que, nas bom­bas, o ter­ceiro dígi­to poderá ser man­ti­do, des­de que mar­can­do zero e trava­do no momen­to do abastec­i­men­to. “Dessa for­ma, os pos­tos não pre­cis­arão tro­car os módu­los das bom­bas, o que pode­ria acar­retar cus­tos aos agentes econômi­cos”, jus­ti­fi­cou a agên­cia.

Na avali­ação da agên­cia, a mudança não impli­cará no val­or final dos preços dos com­bustíveis, uma vez que a nor­ma não trará “cus­tos rel­e­vantes aos revende­dores e nem restrições aos preços prat­i­ca­dos”.

Edição: Lílian Beral­do

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Desfile de escolas de samba reafirma tradição popular no RS

Agremiações se recuperam após enchentes devastadoras de 2024 Pedro Rafael Vilela — Repórter da Agên­cia …