...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Economia / Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Postos devem exibir preço de combustível com duas casas decimais

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Prazo para se adequar à nova norma da ANP termina amanhã


Pub­li­ca­do em 06/05/2022 — 09:52 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

Ter­mi­na aman­hã (7) o pra­zo para que pos­tos em todo país se ade­quem à regra de exibir o preço dos com­bustíveis com duas casas dec­i­mais, e não mais com três, como ocorre atual­mente.

A mudança foi deter­mi­na­da pela Agên­cia Nacional do Petróleo, Gás Nat­ur­al e Bio­com­bustíveis (ANP), por meio da Res­olução nº 858/2021, pub­li­ca­da em novem­bro do ano pas­sa­do.

De acor­do com a ANP, o obje­ti­vo da mudança “é deixar o preço do com­bustív­el mais pre­ciso e claro para o con­sum­i­dor, além de estar alin­hado com a expressão numéri­ca da moe­da brasileira”.

Assim sendo, acres­cen­ta a agên­cia, os preços dev­erão ser exibidos com duas casas dec­i­mais tan­to no painel de preços quan­to nos visores das bom­bas abaste­cedo­ras.

A ANP infor­ma, no entan­to, que nas bom­bas o ter­ceiro dígi­to poderá ser man­ti­do, des­de que mar­can­do zero e trava­do no momen­to do abastec­i­men­to. “Dessa for­ma, os pos­tos não pre­cis­arão tro­car os módu­los das bom­bas, o que pode­ria acar­retar cus­tos aos agentes econômi­cos”, jus­ti­fi­cou a agên­cia.

Na avali­ação da agên­cia, a mudança não impli­cará no val­or final dos preços dos com­bustíveis, uma vez que a nor­ma não trará “cus­tos rel­e­vantes aos revende­dores e nem restrições aos preços prat­i­ca­dos”.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,65 Well­ton Máx­i­mo — Repórter da …