...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Postos médicos atendem 309 pessoas no réveillon de Copacabana

Postos médicos atendem 309 pessoas no réveillon de Copacabana

Repro­dução: © Prefeitu­ra do Rio

Maioria dos atendidos tinha mal-estar, traumas e intoxicação alcoólica


Pub­li­ca­do em 01/01/2024 — 10:56 Por Cristi­na Índio do Brasil — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

ouvir:

Os pos­tos médi­cos insta­l­a­dos pela Sec­re­taria Munic­i­pal de Saúde (SMS) do Rio na orla de Copaca­bana, para a fes­ta do réveil­lon 2024, aten­der­am 309 pes­soas, entre as 17h30 do domin­go (31) e as 5h des­ta segun­da-feira (1°). Segun­do a sec­re­taria, a maio­r­ia dos aten­di­dos tin­ha mal-estar, trau­mas como quedas, pan­cadas, cortes e intox­i­cação alcoóli­ca. Do total, 46 pacientes tiver­am que ser trans­feri­dos para hos­pi­tais da rede públi­ca.

O esque­ma espe­cial incluiu qua­tro pos­tos médi­cos, com cer­ca de 300 profis­sion­ais de saúde, entre médi­cos, enfer­meiros, téc­ni­cos de enfer­magem, fun­cionários opera­cionais e admin­is­tra­tivos dos pos­tos, maque­iros e equipes das 30 ambulân­cias. Em cada um dos veícu­los havia médi­cos, enfer­meiros e motoris­tas. Para aten­der à deman­da da fes­ta de pas­sagem do ano, a SMS reforçou os plan­tões nas unidades de Pron­to Atendi­men­to (UPA) e hos­pi­tais da cap­i­tal.

Nos dias que ante­ced­er­am a fes­ta, os quiosques na Pra­ia de Copaca­bana rece­ber­am vis­to­ria do Insti­tu­to de Vig­ilân­cia San­itária (IVISA-Rio) para garan­tir as condições higiêni­co-san­itárias dos ali­men­tos forneci­dos ness­es locais. Na ação, que ocor­reu entre os dias 15 e 27 de dezem­bro, foram inspe­ciona­dos 51 quiosques na orla. “Os pos­tos médi­cos e as ambulân­cias tam­bém foram inspe­ciona­dos pelo órgão”, infor­mou a sec­re­taria em nota.

Primeiros cariocas

Enquan­to as cel­e­brações se espal­havam em vários pon­tos do Rio, 2024 trazia os primeiros car­i­o­cas em mater­nidades da zona oeste da cidade. A meni­na Elysa não esper­ou nen­hum min­u­to e nasceu à 0h, bem na pas­sagem do ano. Dois min­u­tos depois foi a vez de Pietro chegar.

Primeiros bebês cariocas de 2024 - Elysa - Pedro II. Foto: Arquivo Pessoal
Repro­dução: Primeiros bebês car­i­o­cas de 2024 — Elysa — Foto: Arqui­vo pes­soal

De acor­do com a SMS, Elysa veio ao mun­do de par­to cesárea, no Hos­pi­tal Munic­i­pal Pedro II, com 2.550kg e 47cm. “A mamãe Mayara e o papai Gilmar ficaram muito emo­ciona­dos e agrade­ce­r­am o acol­hi­men­to e apoio da equipe do hos­pi­tal na chega­da da primeira fil­ha do casal”, con­tou, em nota, a sec­re­taria.

Pietro nasceu de par­to nat­ur­al no Hos­pi­tal Munic­i­pal Albert Schweitzer, em Realen­go, com 45 cm e 2.615kg. “O bebê nasceu de uma gravidez plane­ja­da e é o quar­to fil­ho do casal Die­len e Rômu­lo”.

Primeiros bebês cariocas de 2024 - Pietro - Albert Schweitzer. Foto: Arquivo Pessoal
Repro­dução: Primeiros bebês car­i­o­cas de 2024 — Pietro — Foto Arqui­vo pes­soal

“Inde­pen­den­te­mente da for­ma que vier­am ao mun­do e dos min­u­tos de difer­ença, o títu­lo de primeiro bebê car­i­o­ca de 2024 é com­par­til­ha­do entre os dois”, com­ple­tou a pas­ta.

Edição: Graça Adju­to

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …