...
segunda-feira ,20 janeiro 2025
Home / Noticias / Poupatempo faz mutirão para renovar carteira de motorista em São Paulo

Poupatempo faz mutirão para renovar carteira de motorista em São Paulo

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal jr/Agência Brasil

Agendamento deve ser feito pelos canais eletrônicos da prefeitura


Pub­li­ca­do em 26/11/2022 — 08:26 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Motoris­tas com a Carteira Nacional de Habil­i­tação (CNH) ven­ci­da podem reg­u­larizar o doc­u­men­to neste sába­do (26), no mutirão feito pelo Poupatem­po, em parce­ria com o Depar­ta­men­to de Trân­si­to do Esta­do de São Paulo (Detran-SP). As 10 mil vagas disponíveis são des­ti­nadas a motoris­tas com doc­u­men­tos ven­ci­dos entre os meses de janeiro e abril deste ano.

De acor­do com o novo crono­gra­ma, doc­u­men­tos ven­ci­dos em janeiro e fevereiro pre­cisam ser ren­o­va­dos até o dia 30 de novem­bro, e os ven­ci­dos em março e abril devem ser ren­o­va­dos até 31 de dezem­bro. Aque­les motoris­tas que estiverem com a CNH ven­ci­da fora deste perío­do, poderão reg­u­larizar em 3 de dezem­bro, em uma nova ação.

Para garan­tir uma vaga é pre­ciso faz­er o agen­da­men­to prévio para o atendi­men­to pres­en­cial que está disponív­el a par­tir de hoje (23) nos canais eletrôni­cos, de for­ma gra­tui­ta: no por­tal Poupatem­po, no aplica­ti­vo Poupatem­po Dig­i­tal e totens de autoa­tendi­men­to e, ain­da, no assis­tente vir­tu­al P, disponív­el tam­bém no What­sApp, pelo número (11) 95220–2974.

Segun­do o Detran-SP, a ren­o­vação sim­pli­fi­ca­da deve ser fei­ta pref­er­en­cial­mente de for­ma remo­ta, tan­to pelo Poupatem­po quan­to pelos canais do depar­ta­men­to de trân­si­to. “Para isso, o motorista não pre­cisa com­pare­cer pres­en­cial­mente em uma unidade, bas­tan­do seguir o pas­so a pas­so do atendi­men­to online, realizar o exame médi­co na clíni­ca indi­ca­da durante o proces­so e o novo doc­u­men­to chegará ao endereço de cadas­tro, pelos Cor­reios”, expli­cou o órgão.

Os motoris­tas com CNH nas cat­e­go­rias C, D ou E pre­cisam realizar o exame tox­i­cológi­co em lab­o­ratório cre­den­ci­a­do pela Sec­re­taria Nacional de Trân­si­to (Sen­a­tran) com ante­cedên­cia, pois o lau­do poderá ser solic­i­ta­do durante o exame médi­co. O exame é váli­do por dois anos e meio para menores de 70 anos e tem a mes­ma val­i­dade da CNH para maiores de 70 anos. Out­ra opção é o con­du­tor solic­i­tar o rebaix­a­m­en­to de cat­e­go­ria, o que tam­bém pode ser feito pelos canais dig­i­tais, inclu­sive durante o proces­so de ren­o­vação sim­pli­fi­ca­da.

Para ren­o­var a CNH, bas­ta aces­sar o Por­tal Poupatem­po ou o aplica­ti­vo Poupatem­po Dig­i­tal, clicar em Serviços > CNH > Ren­o­vação de CNH. Após con­fir­mar ou atu­alizar os dados, o motorista agen­da e real­iza o exame médi­co na clíni­ca cre­den­ci­a­da indi­ca­da pelo sis­tema. Quem exerce ativi­dade remu­ner­a­da ou optar pela inclusão do EAR na CNH, pre­cisa pas­sar tam­bém pela avali­ação psi­cológ­i­ca e será dire­ciona­do a um profis­sion­al cre­den­ci­a­do.

Se for aprova­do nos exam­es, é necessário pagar a taxa de emis­são e aguardar as ori­en­tações que serão envi­adas por e‑mail pela Sen­a­tran para aces­sar a CNH Dig­i­tal, que tem a mes­ma val­i­dade do doc­u­men­to físi­co, disponív­el no aplica­ti­vo Carteira Dig­i­tal de Trân­si­to (CDT). O códi­go de segu­rança para aces­sar a CNH dig­i­tal tam­bém pode ser con­sul­ta­do pelos canais eletrôni­cos do Poupatem­po.

Edição: Maria Clau­dia

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Fabío­la Sin­im­bú — Repórter da Agên­cia Brasil …