...
terça-feira ,19 março 2024
Home / Espaço / Pouso da Perseverance em Marte está previsto para amanhã

Pouso da Perseverance em Marte está previsto para amanhã

2021-02-17t134549z_1_lynxmpeh1g11p_rtroptp_4_espacio-exploracion-marte

© NASA/J­PL-Cal­te­ch (Repro­du­ção)

Equipamento vai avaliar amostras de rocha e do solo do planeta


Publi­ca­do em 17/02/2021 — 11:50 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil* — Bra­sí­lia

Já encon­tra-se na reta final a con­ta­gem regres­si­va para o pou­so da son­da nor­te-ame­ri­ca­na que colo­ca­rá o veí­cu­lo explo­ra­tó­rio Rover Per­se­ve­ran­ce (per­se­ve­ran­ça, em inglês) no solo de mar­te já nes­ta quin­ta-fei­ra (18). A mis­são, con­du­zi­da pela Nasa, pode ser acom­pa­nha­da pelo site da agên­cia.

O Mars 2020 Per­se­ve­ran­ce Rover foi cri­a­do com o obje­ti­vo de melhor com­pre­en­der a geo­lo­gia de Mar­te e pro­cu­rar sinais de vida no pla­ne­ta. Para tan­to, reco­lhe­rá e arma­ze­na­rá, com a aju­da de uma bro­ca, amos­tras de rocha e solo que pode­rão ser devol­vi­das à Ter­ra no futu­ro. Além dis­so, tes­ta­rá novas tec­no­lo­gi­as que pode­rão bene­fi­ci­ar futu­ras explo­ra­ções robó­ti­cas e huma­nas no Pla­ne­ta Ver­me­lho.

Em fun­ção da jane­la espa­ci­al que dei­xa Ter­ra e Mar­te pró­xi­mas duran­te alguns perío­dos, outras mis­sões estão tam­bém em anda­men­to, ten­do como alvo aque­le pla­ne­ta. É o caso da son­da Hope (Espe­ran­ça), dos Emi­ra­dos Ára­bes Uni­dos; e da chi­ne­sa Tianwen‑1 (Astro­no­mia 1). As três son­das, duas das quais levam rovers (veí­cu­los explo­ra­tó­ri­os), têm mis­sões mui­to dife­ren­tes, mas com um obje­ti­vo comum: conhe­cer melhor o pla­ne­ta.

Cada son­da teve de per­cor­rer uma lon­ga eta­pa, cer­ca de 400 milhões de quilô­me­tros entre os dois pla­ne­tas, sem que as equi­pes sai­bam o des­fe­cho de suas cri­a­ções. Uma das fases mais crí­ti­cas da mis­são é a de tra­var as son­das para que não che­guem dema­si­a­do depres­sa ao pla­ne­ta, o que pode acar­re­tar na des­trui­ção auto­má­ti­ca do equi­pa­men­to em Mar­te.

O lan­ça­men­to da mis­são Mars 2020 Per­se­ve­ran­ce foi em Julho de 2020, a par­tir da Esta­ção da For­ça Aérea do Cabo Cana­ve­ral, Flo­ri­da. O pou­so está pre­vis­to para ser em “um anti­go del­ta de um rio em um lago que outro­ra encheu a cra­te­ra de Jeze­ro”. A expec­ta­ti­va é de que o veí­cu­lo per­ma­ne­ça por pelo menos um ano em solo mar­ci­a­no, o que equi­va­le a dois anos na Ter­ra.

Câmera

O Rover Per­se­ve­ran­ce pesa cer­ca de uma tone­la­da e tem cer­ca de 3 metros de com­pri­men­to, 2,7 metros de lar­gu­ra, e 2,2 metros de altu­ra. Há, nele, sete ins­tru­men­tos ino­va­do­res que, se tudo der cer­to, pode­rão ampli­ar como nun­ca os conhe­ci­men­tos sobre Mar­te. Um des­ses equi­pa­men­tos é a Mastcam‑Z, um sis­te­ma avan­ça­do de câma­ra com capa­ci­da­de de ima­gem pano­râ­mi­ca com alta capa­ci­da­de de zoom. Essa câme­ra pode­rá aju­dar a deter­mi­nar a mine­ra­lo­gia da super­fí­cie mar­ci­a­na e aju­dar nas ope­ra­ções do veí­cu­lo rover.

Outro equi­pa­men­to envi­a­do, a Super­Cam, é um ins­tru­men­to que pode for­ne­cer ima­gens, aná­li­se de com­po­si­ção quí­mi­ca, e mine­ra­lo­gia à dis­tân­cia. Há, ain­da um espec­trô­me­tro de flu­o­res­cên­cia de rai­os X e gera­dor de ima­gens de alta reso­lu­ção para mape­ar a com­po­si­ção ele­men­tar em esca­la fina dos mate­ri­ais de super­fí­cie de Mar­te. Esse equi­pa­men­to per­mi­te detec­tar e ana­li­sar, de for­ma mais deta­lha­da, os ele­men­tos quí­mi­cos que com­põem o pla­ne­ta.

A Nasa envi­ou tam­bém um outro espec­trô­me­tro que, fazen­do uso de um laser ultra­vi­o­le­ta, pro­du­zi­rá ima­gens que pos­si­bi­li­ta­rão o mape­a­men­to da mine­ra­lo­gia e de com­pos­tos orgâ­ni­cos. “Este será o pri­mei­ro espec­trô­me­tro Raman UV a voar para a super­fí­cie de Mar­te e for­ne­ce­rá medi­ções com­ple­men­ta­res com outros ins­tru­men­tos na car­ga útil”, infor­mou a Nasa. Ele inclui uma câma­ra a cores de alta reso­lu­ção para a obten­ção de ima­gens micros­có­pi­cas da super­fí­cie de Mar­te.

Um expe­ri­men­to inte­res­san­te a ser fei­to em Mar­te (a Mars Oxy­gen In-Situ Resour­ce Uti­li­za­ti­on Expe­ri­ment), ten­ta­rá pro­du­zir oxi­gê­nio a par­tir do dió­xi­do de car­bo­no atmos­fé­ri­co mar­ci­a­no. “Se bem suce­di­da, a tec­no­lo­gia Moxie pode­rá ser uti­li­za­da pelos futu­ros astro­nau­tas em Mar­te para quei­mar com­bus­tí­vel de fogue­tão para regres­sar à Ter­ra”, deta­lhou a agên­cia espa­ci­al.

Por fim, a mis­são tem um con­jun­to de sen­so­res (o Mars Envi­ron­men­tal Dyna­mics Analy­zer) que for­ne­ce­rão medi­ções de tem­pe­ra­tu­ra, velo­ci­da­de e dire­ção do ven­to, pres­são, umi­da­de rela­ti­va, e tama­nho e for­ma da poei­ra; e um radar de pene­tra­ção no solo que pro­por­ci­o­na­rá uma reso­lu­ção à esca­la cen­ti­mé­tri­ca da estru­tu­ra geo­ló­gi­ca do sub­so­lo.

*Com infor­ma­ções da Nasa

Edi­ção: Deni­se Gri­e­sin­ger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

cometa K2

Cometa K2 chega hoje ao ponto mais próximo da Terra

Repro­du­ção: © Wan­de­clayt Melo — Pro­je­to Céu Pro­fun­do Com luneta, é possível visualizá-lo na constelação …