...
quarta-feira ,11 dezembro 2024
Home / Educação / Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

Repro­dução: © Stu­dio Formatura/Galois

Edição apresenta a maior oferta de bolsas desde o início do programa


Pub­li­ca­do em 31/01/2024 — 09:28 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Ter­mi­nam na próx­i­ma quin­ta-feira (1º) as inscrições para o Pro­gra­ma Uni­ver­si­dade Para Todos (Prouni) do primeiro semes­tre de 2024. Segun­do o Min­istério da Edu­cação (MEC), 406.428 bol­sas serão ofer­tadas, sendo 308.977 (76%) inte­grais e 97.451 par­ci­ais (50%). Elas serão dis­tribuí­das em 15.482 cur­sos de 1.028 insti­tu­ições.

Segun­do o MEC, a atu­al edição é a que apre­sen­ta maior ofer­ta de bol­sas des­de o iní­cio do pro­gra­ma em 2005. As inscrições devem ser feitas exclu­si­va­mente pelo Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or.

Para se inscr­ev­er é pre­ciso ter real­iza­do pelo menos uma das duas últi­mas edições do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) e ter alcança­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos de média nas notas das cin­co provas do exame.

Redação do Enem

Além dis­so, o estu­dante não pode ter tira­do zero na pro­va de redação do Enem, nem ter par­tic­i­pa­do do exame na condição de treineiro.

O proces­so sele­ti­vo terá duas chamadas suces­si­vas. Os resul­ta­dos com a lista dos can­didatos pré-sele­ciona­dos estarão disponíveis no Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or nos dias 6  e  27 de fevereiro.

Prouni

As notas do Prouni podem ser usadas para con­cor­rer a bol­sas de ensi­no em insti­tu­ições pri­vadas para cur­sos de grad­u­ação em insti­tu­ições pri­vadas. Os proces­sos sele­tivos ocor­rem duas vezes por ano e têm como públi­co-alvo o estu­dante sem diplo­ma de nív­el supe­ri­or.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais do ProUni, o estu­dante deve com­pro­var ren­da famil­iar bru­ta men­sal — por pes­soa — de até 1,5 salário mín­i­mo. Para as bol­sas par­ci­ais, a ren­da famil­iar bru­ta men­sal deve ser de até três salários mín­i­mos por pes­soa. É pre­ciso tam­bém não ter zer­a­do a redação do Enem e ter obti­do, no mín­i­mo, 450 pon­tos na média das notas das provas.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática

Esta é a primeira vez que Brasil participa do estudo Mar­i­ana Tokar­nia – Repórter da …