...
sexta-feira ,1 março 2024
Home / Educação / Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

Prazo para inscrição no Prouni termina quinta-feira

Repro­du­ção: © Stu­dio Formatura/Galois

Edição apresenta a maior oferta de bolsas desde o início do programa


Publi­ca­do em 31/01/2024 — 09:28 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ter­mi­nam na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra (1º) as ins­cri­ções para o Pro­gra­ma Uni­ver­si­da­de Para Todos (Prou­ni) do pri­mei­ro semes­tre de 2024. Segun­do o Minis­té­rio da Edu­ca­ção (MEC), 406.428 bol­sas serão ofer­ta­das, sen­do 308.977 (76%) inte­grais e 97.451 par­ci­ais (50%). Elas serão dis­tri­buí­das em 15.482 cur­sos de 1.028 ins­ti­tui­ções.

Segun­do o MEC, a atu­al edi­ção é a que apre­sen­ta mai­or ofer­ta de bol­sas des­de o iní­cio do pro­gra­ma em 2005. As ins­cri­ções devem ser fei­tas exclu­si­va­men­te pelo Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or.

Para se ins­cre­ver é pre­ci­so ter rea­li­za­do pelo menos uma das duas últi­mas edi­ções do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio (Enem) e ter alcan­ça­do, no míni­mo, 450 pon­tos de média nas notas das cin­co pro­vas do exa­me.

Redação do Enem

Além dis­so, o estu­dan­te não pode ter tira­do zero na pro­va de reda­ção do Enem, nem ter par­ti­ci­pa­do do exa­me na con­di­ção de trei­nei­ro.

O pro­ces­so sele­ti­vo terá duas cha­ma­das suces­si­vas. Os resul­ta­dos com a lis­ta dos can­di­da­tos pré-sele­ci­o­na­dos esta­rão dis­po­ní­veis no Por­tal Úni­co de Aces­so ao Ensi­no Supe­ri­or nos dias 6  e  27 de feve­rei­ro.

Prouni

As notas do Prou­ni podem ser usa­das para con­cor­rer a bol­sas de ensi­no em ins­ti­tui­ções pri­va­das para cur­sos de gra­du­a­ção em ins­ti­tui­ções pri­va­das. Os pro­ces­sos sele­ti­vos ocor­rem duas vezes por ano e têm como públi­co-alvo o estu­dan­te sem diplo­ma de nível supe­ri­or.

Para con­cor­rer às bol­sas inte­grais do ProU­ni, o estu­dan­te deve com­pro­var ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal — por pes­soa — de até 1,5 salá­rio míni­mo. Para as bol­sas par­ci­ais, a ren­da fami­li­ar bru­ta men­sal deve ser de até três salá­ri­os míni­mos por pes­soa. É pre­ci­so tam­bém não ter zera­do a reda­ção do Enem e ter obti­do, no míni­mo, 450 pon­tos na média das notas das pro­vas.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Saldos remanescentes do Brasil Alfabetizado vão para jovens e adultos

Repro­du­ção: © Mar­cel­lo Casal Jr./Arquivo/Agência Bra­sil Regras para aplicação dos recursos foram publicadas no DOU …