...
quarta-feira ,6 dezembro 2023
Home / Educação / Prazo para pedidos de reaplicação do Encceja acaba nesta sexta-feira

Prazo para pedidos de reaplicação do Encceja acaba nesta sexta-feira

Repro­dução: © Marce­lo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Novas provas serão nos dias 17 e 18 de outubro


Pub­li­ca­do em 01/09/2023 — 08:17 Por Pedro Peduzzi — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

ouvir:

Os par­tic­i­pantes que — por prob­le­mas logís­ti­cos ou de saúde — não pud­er­am faz­er o Exame Nacional para Cer­ti­fi­cação de Com­petên­cias de Jovens e Adul­tos (Enc­ce­ja) 2023 têm até esta sex­ta-feira (1º) para apre­sen­tar pedi­do de reapli­cação da pro­va. 

Segun­do o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep), a opor­tu­nidade é volta­da “ape­nas aos par­tic­i­pantes que tiver­am prob­le­mas logís­ti­cos no domin­go, 27 de agos­to, ou que apre­sen­taram sin­tomas de doenças infec­to­con­ta­giosas na véspera da apli­cação”. As solic­i­tações devem ser feitas por meio do Sis­tema Enc­ce­ja.

Con­forme pre­vis­to no edi­tal, nos casos em que o par­tic­i­pante tin­ha sus­pei­ta de doença infec­to­con­ta­giosa será necessário con­star o nome com­ple­to dele, o diag­nós­ti­co com a descrição da condição e o códi­go da Clas­si­fi­cação Inter­na­cional de Doença, além da assi­natu­ra e da iden­ti­fi­cação do profis­sion­al respon­sáv­el pelo diag­nós­ti­co, “com reg­istro no Con­sel­ho Region­al de Med­i­c­i­na (CRM), Min­istério da Saúde ou órgão com­pe­tente”.

É necessário anexar o doc­u­men­to em for­ma­to PDF, PNG ou JPG, no taman­ho máx­i­mo de 2 MB.

A reapli­cação ocor­rerá nos dias 17 e 18 de out­ubro, datas em que está pre­vista a real­iza­ção do exame para Pes­soas Pri­vadas de Liber­dade ou Sob Medi­da Socioe­d­uca­ti­va que inclua pri­vação de liber­dade (Enc­ce­ja PPL).

Problemas logísticos

No caso de pes­soas que tiver­am prob­le­mas logís­ti­cos, o pedi­do para reapli­cação do exame só terá efeito nas situ­ações pre­vis­tas em edi­tal, o que abrange, por exem­p­lo, desas­tres nat­u­rais ou fal­ta de ener­gia elétri­ca que prej­u­dicaram a apli­cação do exame. A situ­ação dev­erá ser relata­da por meio do Sis­tema Enc­ce­ja.

“Quem fal­tou à apli­cação das provas de todas as áreas do con­hec­i­men­to em que se inscreveu – por motivos que não con­stam no edi­tal – não poderá solic­i­tar a reapli­cação e dev­erá jus­ti­ficar a ausên­cia, caso pre­ten­da faz­er a próx­i­ma edição do exame gra­tuita­mente”, infor­mou o Insti­tu­to Nacional de Estu­dos e Pesquisas Edu­ca­cionais Aní­sio Teix­eira (Inep).

Des­de 2002, o Enc­ce­ja é apli­ca­do gra­tuita­mente com o apoio de esta­dos e municí­pios. O obje­ti­vo é aju­dar jovens e adul­tos que não con­cluíram os estu­dos na idade ade­qua­da a retomar a tra­jetória esco­lar.

Competências

O exame avalia com­petên­cias, habil­i­dades e saberes adquiri­dos no proces­so esco­lar ou extraesco­lar. As sec­re­tarias de edu­cação e os insti­tu­tos fed­erais o uti­lizam como parâmetro para cer­ti­ficar os par­tic­i­pantes em nív­el de con­clusão do ensi­no fun­da­men­tal e médio.

O exame serve tam­bém de bal­iza à imple­men­tação de pro­ced­i­men­tos e políti­cas para a mel­ho­ria da qual­i­dade da ofer­ta da edu­cação de jovens e adul­tos, além de via­bi­lizar estu­dos e indi­cadores sobre o sis­tema edu­ca­cional brasileiro.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Entenda a renegociação de dívidas do Fies

Descontos podem chegar a 99% do débito consolidado Pub­li­ca­do em 07/11/2023 — 07:30 Por Well­ton …