...
sábado ,25 maio 2024
Home / Noticias / Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Prazo para solicitar reaplicação do Enem termina nesta sexta-feira

Repro­du­ção: © Rafa Neddermeyer/Agência Bra­sil

Medida vale para quem teve problemas de logística e saúde


Publi­ca­do em 16/11/2023 — 09:29 Por Pedro Peduz­zi — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Bra­sí­lia

ouvir:

Ter­mi­na nes­ta sex­ta-fei­ra (17) o pra­zo para apre­sen­ta­ção de pedi­dos de rea­pli­ca­ção do Exa­me Naci­o­nal do Ensi­no Médio 2023 (Enem), por can­di­da­tos que tive­ram pro­ble­mas de logís­ti­ca ou de saú­de – doen­ças infec­to­con­ta­gi­o­sas. A soli­ci­ta­ção deve ser apre­sen­ta­da via Pági­na do Par­ti­ci­pan­te.

Podem tam­bém fazer a soli­ci­ta­ção pes­so­as que não com­pa­re­ce­ram ao exa­me por­que foram alo­ca­das a uma dis­tân­cia supe­ri­or a 30 quilô­me­tros da resi­dên­cia infor­ma­da. A rea­pli­ca­ção das pro­vas será nos dias 12 e 13 de dezem­bro.

De acor­do com o Minis­té­rio da Edu­ca­ção, entre os pro­ble­mas logís­ti­cos que pos­si­bi­li­tam a rea­pli­ca­ção das pro­vas estão alguns liga­dos a com­pro­me­ti­men­to da infra­es­tru­tu­ra (como desas­tres natu­rais); fal­ta de ener­gia elé­tri­ca no local (caso com­pro­me­ta a visi­bi­li­da­de da pro­va); falha no dis­po­si­ti­vo ele­trô­ni­co for­ne­ci­do ao par­ti­ci­pan­te e erro no pro­ce­di­men­to de apli­ca­ção da pro­va, caso incor­ra em com­pro­va­do pre­juí­zo ao can­di­da­to.

As doen­ças infec­to­con­ta­gi­o­sas que pos­si­bi­li­tam a rea­pli­ca­ção da pro­va são covid-19, tuber­cu­lo­se, coque­lu­che, dif­te­ria, doen­ça inva­si­va por Hae­mophi­lus influ­en­za, doen­ça menin­go­có­ci­ca e outras menin­gi­tes, varío­la; influ­en­za huma­na A e B, poli­o­mi­e­li­te por poli­o­ví­rus sel­va­gem saram­po rubéo­la e vari­ce­la.

O Ins­ti­tu­to Naci­o­nal de Estu­dos e Pes­qui­sas Edu­ca­ci­o­nais Aní­sio Tei­xei­ra (Inep) expli­ca que, “nos casos de doen­ças infec­to­con­ta­gi­o­sas, os pedi­dos de rea­pli­ca­ção devem ser acom­pa­nha­dos por docu­men­tos com­pro­ba­tó­ri­os, que serão ana­li­sa­dos pelo Inep indi­vi­du­al­men­te”.

Nos casos de ausên­cia devi­do a pro­ble­mas logís­ti­cos, o Inep ava­li­a­rá as soli­ci­ta­ções, de acor­do com as inter­cor­rên­ci­as regis­tra­das.

Para soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção do exa­me, o can­di­da­to deve aces­sar Pági­na do Par­ti­ci­pan­te e apre­sen­tar docu­men­to que com­pro­ve a neces­si­da­de. Os dados inse­ri­dos no pedi­do não podem ser alte­ra­dos após o envio.

Edi­ção: Valé­ria Agui­ar

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Caminhos da Reportagem revela os desafios da agricultura familiar

Repro­du­ção: © Fra­me: TV Bra­sil Atração jornalística vai ao ar neste domingo, às 22h, na TV …