...
sexta-feira ,29 março 2024
Home / Noticias / Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho

Prefeito diz que Rio não terá carnaval fora de época em julho

 

Desfile das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Portela.
© Fer­nan­do Frazão/Agência Bra­sil (Repro­du­ção)

Folia no segundo semestre havia sido aprovada por deputados estaduais


Publi­ca­do em 21/01/2021 — 14:55 Por Viní­cius Lis­boa — Repór­ter da Agên­cia Bra­sil — Rio de Janei­ro

O pre­fei­to do Rio de Janei­ro, Edu­ar­do Paes, deci­diu sus­pen­der o car­na­val fora de épo­ca que havia sido pla­ne­ja­do para julho. A cri­a­ção de um car­na­val anu­al no iní­cio do segun­do semes­tre foi apro­va­da pela Assem­bleia Legis­la­ti­va do Esta­do do Rio de Janei­ro e san­ci­o­na­da pelo gover­na­dor em exer­cí­cio, Clau­dio Cas­tro.

A deci­são da Pre­fei­tu­ra do Rio de Janei­ro foi anun­ci­a­da na tar­de de hoje (21), no per­fil de Edu­ar­do Paes no Twit­ter:

Paes expli­cou que o car­na­val exi­ge uma gran­de pre­pa­ra­ção por par­te dos órgãos públi­cos e das agre­mi­a­ções e ins­ti­tui­ções liga­das ao sam­ba, o que ele não con­si­de­ra pos­sí­vel fazer nes­se momen­to.

“Des­sa for­ma, gos­ta­ria de infor­mar que não tere­mos car­na­val no meio do ano em 2021”, dis­se o pre­fei­to, que com­ple­tou: “cer­ta­men­te em 2022 pode­re­mos (todos devi­da­men­te vaci­na­dos) cele­brar a vida e nos­sa cul­tu­ra com toda a inten­si­da­de que mere­ce­mos”.

O pro­je­to que pre­vê a rea­li­za­ção anu­al de um car­na­val fora de épo­ca em julho foi san­ci­o­na­do na sema­na pas­sa­da pelo gover­no do esta­do, que ain­da não defi­niu a data da cele­bra­ção. Na épo­ca, o gover­no escla­re­ceu que a lei visa a esti­mu­lar o turis­mo, o lazer e a eco­no­mia, mas ape­nas pos­si­bi­li­ta que o even­to seja rea­li­za­do, o que irá depen­der das reco­men­da­ções das auto­ri­da­des sani­tá­ri­as.

A cele­bra­ção foi bati­za­da de Car­na­Rio e, segun­do a lei, a orga­ni­za­ção deve ser dis­cu­ti­da entre a Secre­ta­ria de Esta­do de Cul­tu­ra, as ligas de Esco­las de Sam­ba, agre­mi­a­ções e blo­cos car­na­va­les­cos.

Antes da apro­va­ção da lei, o adi­a­men­to do car­na­val para julho já havia sido anun­ci­a­do pela Liga Inde­pen­den­te das Esco­las de Sam­ba (Lie­sa) e por gru­pos que repre­sen­tam blo­cos de car­na­val tra­di­ci­o­nais da cida­de. As esco­las de sam­ba do gru­po espe­ci­al já havi­am sor­te­a­do a ordem dos des­fi­les, que esta­vam pre­vis­tos para ocor­rer nos dias 11 (domin­go) e 12 (segun­da) de julho.

Ape­sar dis­so, o pre­si­den­te da Lie­sa, Jor­ge Cas­ta­nhei­ra, havia rei­te­ra­do, em dezem­bro, que a vaci­na­ção da popu­la­ção con­tra a covid-19 seria fun­da­men­tal para a rea­li­za­ção do even­to.

Nota Sebastiana

A Asso­ci­a­ção de Blo­cos de Rua do Rio (Sebas­ti­a­na) divul­gou uma nota de apoio à medi­da, em que afir­ma “rece­ber com alí­vio” a deci­são do pre­fei­to. A asso­ci­a­ção repre­sen­ta par­te dos blo­cos tra­di­ci­o­nais da zona sul e do cen­tro do Rio, como o Escra­vos da Mauá, o Car­me­li­tas e o Sim­pa­tia é Qua­se Amor.

“A deci­são do pre­fei­to Edu­ar­do Paes vem ao encon­tro do posi­ci­o­na­men­to da Sebas­ti­a­na anun­ci­a­do ante­ri­or­men­te, que rei­te­ra a não rea­li­za­ção dos des­fi­les dos seus blo­cos em 2021. O retor­no dos blo­cos às ruas só pode­rá se dar quan­do hou­ver vaci­na e imu­ni­za­ção de toda a popu­la­ção, con­di­ção essa que asse­gu­re a segu­ran­ça de todos”.

A Sebas­ti­a­na reco­nhe­ce que a deci­são afe­ta “uma legião de tra­ba­lha­do­res”, mas afir­ma que a cida­de “não tem con­di­ções de orga­ni­zar e finan­ci­ar a estru­tu­ra neces­sá­ria para um even­to do tama­nho do car­na­val”.

“Para nós, o mais impor­tan­te nes­se momen­to é o cui­da­do com as pes­so­as, o con­tro­le da pan­de­mia e o res­pei­to à vida e ao luto das famí­li­as. Além dis­so, ini­ci­ar con­ver­sas com as secre­ta­ri­as de cul­tu­ra tan­to da pre­fei­tu­ra quan­to do esta­do para que sejam cri­a­dos edi­tais de emer­gen­ci­ais de aju­da aos tra­ba­lha­do­res do car­na­val”.

Assis­ta na TV Bra­sil:

Maté­ria atu­a­li­za­da às 15h27 para acrés­ci­mo de infor­ma­ção.

Edi­ção: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Brasília (DF) 21/02/2024 – Professor João Candido Portinari é a convidado do programa na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) - `DR com Demori.Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

DR com Demori recebe nesta terça-feira João Candido Portinari

Repro­du­ção: © Joéd­son Alves/Agência Bra­sil Professor e escritor é filho do artista plástico Candido Portinari …