...
sábado ,15 março 2025
Home / Noticias / Prefeito do RJ reafirma que blocos não têm autorização para desfilar

Prefeito do RJ reafirma que blocos não têm autorização para desfilar

Repro­dução: © Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil

Paes visitou barracões das escolas de samba do Grupo Especial


Pub­li­ca­do em 16/04/2022 — 15:02 Por Ana Cristi­na Cam­pos – Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduar­do Paes, reit­er­ou hoje (16) que os blo­cos de rua não estão autor­iza­dos a des­fi­lar durante o car­naval fora de época entre os dias 20 e 24 deste mês, mas desta­cou que não vai colo­car a Guar­da Munic­i­pal para reprim­ir os foliões.
A Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas de samba e são montados os desfiles do carnaval.
Repro­dução: Cidade do Sam­ba, onde são mon­ta­dos os des­files do car­naval — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil
“Não vou sair cor­ren­do atrás de folião. O que a gente pede é a com­preen­são das pes­soas. Só fal­ta­va ago­ra botar Guar­da Munic­i­pal atrás de folião. Isso não vai acon­te­cer. A gente tem per­mi­ti­do que a cidade cele­bre, que seja vivi­da a vida. A cidade está cheia, as ruas estão cheias, bares e restau­rantes lota­dos. A cidade está aber­ta, está cel­e­bran­do. Não vou ficar atrás de folião nem por um decre­to”, disse Paes, ao vis­i­tar os bar­racões das esco­las de sam­ba do Grupo Espe­cial, na Cidade do Sam­ba, na Gam­boa, na região cen­tral.

Emb­o­ra os blo­cos tradi­cionais, que nor­mal­mente arras­tam dezenas de mil­hares de foliões, já ten­ham dito à prefeitu­ra que não vão des­fi­lar este ano, os blo­cos menores, orga­ni­za­dos por ami­gos ou moradores dos bair­ros, pos­sivel­mente vão sair às ruas, a exem­p­lo do que ocor­reu no feri­ado de car­naval, entre 26 de fevereiro e 1º de março.Paes desta­cou que a logís­ti­ca para a orga­ni­za­ção dos blo­cos de rua é muito com­plexa e mobi­liza inten­sa­mente os órgãos públi­cos.

O prefeito Eduardo Paes visita barracão da União da Ilha na Cidade do Samba, onde são montados os desfiles do carnaval.
Repro­dução: O prefeito Eduar­do Paes visi­ta bar­racão da União da Ilha na Cidade do Sam­ba — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil
“Os blo­cos estão pela cidade inteira. Então é Guar­da Munic­i­pal, é trân­si­to, é enfim pen­sar no transtorno que causa para as pes­soas, para min­i­mizar o impacto nas ruas da cidade. É uma cel­e­bração muito com­plexa para orga­ni­zar dire­ito. Prefe­r­i­mos não cor­rer nen­hum risco. Adoro car­naval, adoro blo­cos. Não vai aqui nen­hum tipo de ten­ta­ti­va de frus­trar ninguém, mas é para a gente man­ter o bom padrão”, afir­mou.

O prefeito disse que na quar­ta-feira (20) fará a entre­ga da chave da cidade para o Rei Momo. No ano pas­sa­do, dev­i­do ao can­ce­la­men­to do car­naval por causa da pan­demia de covid-19, não ocor­reu a solenidade em que o prefeito entre­ga sim­boli­ca­mente o coman­do da cidade à Corte Car­navalesca.

Marquês de Sapucaí

O prefeito Eduardo Paes com passistas da Mangueira em visita à Cidade do Samba, onde ficam os barracões das escolas e são montados os desfiles do carnaval.
Repro­dução: Paes com pas­sis­tas da Mangueira — Fer­nan­do Frazão/Agência Brasil
Os des­files ofi­ci­ais na Mar­quês de Sapu­caí começam na quar­ta-feira (20) e quin­ta-feira (21), com a Série Ouro, anti­go Grupo de Aces­so, e prosseguem sex­ta-feira (22) e sába­do (23), com as esco­las do Grupo Espe­cial, fechan­do no domin­go (24), com o des­file das cri­anças.

“Vai ser uma fes­ta lin­da. O car­naval sofreu muito. Muito bom a gente poder ver o car­naval car­i­o­ca dessa vez voltan­do firme a par­tir de quar­ta-feira”, disse Paes. “O Sam­bó­dro­mo está seguro e lin­do. Foram feitas todas as obras de adap­tações de exigên­cias dos bombeiros com inves­ti­men­tos de quase R$ 12 mil­hões”.

Além da Mar­quês da Sapu­caí, haverá des­files na Aveni­da Inten­dente Mag­a­l­hães que começam na quar­ta-feira (20), com a Fed­er­ação dos Blo­cos, prosseguem na quin­ta-feira (21), com o Grupo de Avali­ação, e com a Série Bronze na sex­ta-feira (22). Na sem­ana seguinte, será a vez da Série Pra­ta, na sex­ta-feira (29) e sába­do (30). No domin­go, dia 1º de maio, será a vez dos Gru­pos B e C. Os des­files da Inten­dente Mag­a­l­hães são gra­tu­itos.

Edição: Denise Griesinger

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Inscrições para a Olimpíada de Matemática vão até segunda-feira

Alunos de escolas públicas e privadas podem participar da competição Mar­i­ana Tokar­nia — Repórter da …