...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Noticias / Prefeitos de todo o país tomaram posse em cerimônias restritas

Prefeitos de todo o país tomaram posse em cerimônias restritas

Fachada do TSE
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 5,4 mil prefeitos assumiram hoje prefeituras


Pub­li­ca­do em 01/01/2021 — 18:52 Por Kel­ly Oliveira — Repórter da Agên­cia Brasil* — Brasília

Prefeitos em todo o país tomam posse hoje em cer­imô­nias com número de pes­soas reduzi­do e trans­mis­são pela inter­net, dev­i­do à pan­demia de covid-19. São 5.472 novos prefeitos que assumem o pos­to, por qua­tro anos, após as eleições munic­i­pais de novem­bro.

Em Man­aus, David Almei­da (Avante), afir­mou em cer­imô­nia trans­mi­ti­da pela inter­net que orga­ni­zará as con­tas da cidade. “Ser­e­mos implacáveis com os gas­tos supér­flu­os”, disse. Ele prom­e­teu com­bat­er o “inimi­go” da cidade que é a inefi­ciên­cia do serviço públi­co e pro­mover ações de mel­ho­rias na saúde, edu­cação, trans­porte pub­li­co, esporte, cul­tura, laz­er, com­bate ao uso de dro­gas, com recu­per­ação de pes­soas vici­adas em parce­ria com insti­tu­ições reli­giosas.

Prefeitos tam­bém falaram sobre a vaci­nação con­tra a covid-19. Eduar­do Braide (Podemos), de São Luís, afir­mou que já for­mou um grupo de espe­cial­is­tas para definir estraté­gias de vaci­nação. “Vamos apre­sen­tar nos próx­i­mos dias um plano munic­i­pal de vaci­nação”, disse. Ele tam­bém prom­e­teu medi­das para enfrentar a crise econômi­ca ger­a­da pela pan­demia, um plano para a edu­cação, mel­ho­rar a mobil­i­dade urbana e ações para ger­ar emprego e ren­da.

Em Maceió, o novo prefeito João Hen­rique Cal­das (PSB), con­heci­do como JHC, tam­bém prom­e­teu preparar a cidade para rece­ber as vaci­nas. “A infraestru­tu­ra vai ser prepara­da para que pos­samos ter o máx­i­mo de pes­soas, no menor tem­po pos­sív­el, vaci­nadas.”

O prefeito de Teresina, Dr. Pes­soa (MDB), tomou posse pela man­hã. Ele desta­cou alguns desafios do seu plano de gov­er­no. “Neste momen­to vive­mos um descon­t­role da econo­mia pela pre­sença do coro­n­avírus. Cada órgão será con­duzi­do de for­ma efi­ciente, har­mo­niza­da e human­iza­da. Deve­mos olhar a cidade pela janela da sus­tentabil­i­dade. A infraestru­tu­ra, a habitação, o sanea­men­to e a mobil­i­dade pre­cisam ser olha­dos com mais car­in­ho e efi­ciên­cia”, pon­tu­ou.

Em Goiâ­nia, Magui­to Vil­lela (MDB) segue inter­na­do, há mais de dois meses, em con­se­quên­cia de infecção pelo novo coro­n­avírus. Ele envi­ou doc­u­men­to assi­na­do eletron­i­ca­mente para a posse, na Câmara Munic­i­pal de Goiâ­nia. O vice-prefeito Rogério Cruz (Repub­li­canos) tomou posse e rep­re­sen­tou Magui­to Vil­lela, na cer­imô­nia.

Em Cuiabá, o prefeito reeleito Emanuel Pin­heiro (MDB) infor­mou em uma rede social que tomará posse às 19h, em “ato real­iza­do de for­ma restri­ta na Câmara Munic­i­pal e seguirá o rito da Casa, sem solenidade ou fes­ta”.

“Decidi­mos can­ce­lar a tradi­cional comem­o­ração que todos os prefeitos eleitos pro­movem após o tér­mi­no da cer­imô­nia ofi­cial, por enten­der que neste momen­to de pan­demia, a eco­nomi­ci­dade nas con­tas públi­cas e o zelo pela segu­rança da pop­u­lação devem ser pri­or­i­dade”, disse.

*Colaborou com a matéria Jonas Valente, repórter da Agên­cia Brasil

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Agên­cia Brasil / EBC


 

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …