...
sábado ,9 novembro 2024
Home / Noticias / Prefeitura acolhe mais de 600 pessoas na madrugada fria em São Paulo

Prefeitura acolhe mais de 600 pessoas na madrugada fria em São Paulo

Repro­dução: © Rove­na Rosa/Agência Brasil

Secretaria montou tendas de atendimento em dez pontos estratégicos


Pub­li­ca­do em 04/07/2023 — 13:10 Por Flávia Albu­querque — Repórter da Agên­cia Brasil — São Paulo

ouvir:

Depois de uma madru­ga­da gela­da na cidade de São Paulo, prin­ci­pal­mente nas regiões mais extremas, com os ter­mômet­ros das estações mete­o­rológ­i­cas automáti­cas do Cen­tro de Geren­ci­a­men­to de Emergên­cias (CGE) da prefeitu­ra reg­is­tran­do 9,5°C em alguns pon­tos, 11,8°C na região cen­tral e 2,8°C na estação de Engen­heiro Mar­si­lac, dis­tri­to de Par­el­heiros, a prefeitu­ra con­tabi­li­zou 671 encam­in­hamen­tos aos serviços de acol­hi­men­to da rede socioas­sis­ten­cial e 3.276 cober­tores dis­tribuí­dos às pes­soas em situ­ação de rua das 20h de segun­da-feira (3) até as 7h des­ta terça-feira (4).

Segun­do a Sec­re­taria Munic­i­pal de Assistên­cia e Desen­volvi­men­to Social (Smads), nas ten­das de atendi­men­to, mon­tadas em dez pon­tos estratégi­cos da cidade, das 18h à meia-noite, foram dis­tribuí­dos, na noite des­ta segun­da-feira (3), 27.270 itens de ali­men­tação, que incluem sopa, pão, choco­late quente, chá e água, e apli­cadas 39 vaci­nas con­tra a covid-19 e a Influen­za.

As abor­da­gens são feitas pelo Serviço Espe­cial­iza­do de Abor­dagem Social (Seas), via chama­dos da Cen­tral 156, por equipes da Coor­de­nação de Pron­to Atendi­men­to Social (CPAS) da Smads, atendi­men­tos das equipes do Ampara SP e nos dias de baixas tem­per­at­uras, pelas ten­das insta­l­adas em dez pon­tos da cidade.

A Smads infor­mou que des­de o iní­cio da Oper­ação Baixas Tem­per­at­uras, no dia 30 de abril, até o iní­cio da man­hã des­ta terça-feira, foram real­iza­dos 274.335 atendi­men­tos, que resul­taram em 44.224 acol­hi­men­tos. Foram dis­tribuí­dos até ago­ra 128.173 cober­tores, 1.060.835 itens de ali­men­tação e 3.772 dos­es de vaci­na con­tra a Influen­za e a covid-19.

Na estação de metrô Pedro II (Lin­ha 3 – Ver­mel­ha), o abri­go emer­gen­cial foi reaber­to e acol­heu na noite des­ta segun­da-feira 25 home­ns e três mul­heres, que rece­ber­am jan­tar, ficha para café da man­hã no restau­rante Bom Pra­to da 25 de março, além de roupas de frio, meias e tou­cas envi­adas pelo Fun­do Social de São Paulo.

Dev­i­do à pre­visão de que as tem­per­at­uras fiquem abaixo dos 10ºC na próx­i­ma madru­ga­da, a estação será aber­ta nova­mente na noite des­ta terça-feira, para acol­her e pro­te­ger a pop­u­lação em situ­ação de rua.

De acor­do com as infor­mações da Smads, o espaço tem capaci­dade para abri­gar até 100 pes­soas por dia, das 19h às 8h da man­hã, e será equipa­do com colchões e cober­tores. O abri­go pas­sou por mel­ho­rias como pin­tu­ra nas pare­des e foram insta­l­adas camas de cam­pan­ha para ofer­e­cer mais con­for­to aos acol­hi­dos. As pes­soas em situ­ação de rua podem levar seus ani­mais de esti­mação, mas o abri­go não com­por­ta grandes vol­umes, como car­roças ou car­rin­hos. Tam­bém não é per­mi­ti­da a entra­da com bebi­da alcoóli­ca.

Segun­do o gov­er­no estad­ual, o abri­go fun­ciona sem­pre que a Defe­sa Civ­il emite aler­tas de tem­per­at­uras iguais ou menores que 10°C.

Edição: Fer­nan­do Fra­ga

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

BC comunica exposição de dados de 644 chaves Pix da Caixa

Foram expostas informações cadastrais, como nome e CPF Well­ton Máx­i­mo – Repórter da Agên­cia Brasil …