...
sexta-feira ,25 abril 2025
Home / Cultura / Prefeitura do Rio vai transformar casa de Ainda Estou aqui em museu

Prefeitura do Rio vai transformar casa de Ainda Estou aqui em museu

Anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes

Andreia Verdélio – Repórter da Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­do em 03/03/2025 — 15:42
Brasília
Rio de Janeiro (RJ), 07/01/2025 – Fachada da casa na Urca que serviu de locação para o filme Ainda estou aqui, de Walter Salles. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Repro­dução: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduar­do Paes, anun­ciou que vai trans­for­mar o imóv­el onde foi grava­do o filme Ain­da Estou Aqui na Casa do Cin­e­ma Brasileiro. A pro­pos­ta é cri­ar um museu no local. Segun­do Paes, a pro­priedade será desapro­pri­a­da e com­pra­da pela prefeitu­ra.

Ain­da Estou Aqui, de Wal­ter Salles, foi o grande vence­dor na cat­e­go­ria de Mel­hor Filme Inter­na­cional, na 97ª edição do Oscar, em Los Ange­les, nos Esta­dos Unidos. A con­quista é inédi­ta para o cin­e­ma brasileiro.

O filme con­ta a história da prisão do ex-dep­uta­do Rubens Pai­va e da bus­ca de sua esposa, Eunice Pai­va, em saber o des­ti­no do mari­do, assas­si­na­do em 1971, durante a ditadu­ra mil­i­tar no Brasil.

“Vamos tornar públi­co e abrir para vis­i­tação o espaço que trouxe o primeiro Oscar do Brasil em quase 100 anos da pre­mi­ação. Fare­mos da casa onde foi grava­do o filme um lugar de memória per­ma­nente da história de Eunice Pai­va e sua família, da democ­ra­cia e ain­da uma hom­e­nagem às duas grandes mul­heres que orgul­ham o Brasil e der­am vida a ela — Fer­nan­da Tor­res e Fer­nan­da Mon­tene­gro”, infor­mou Eduar­do Paes, em pub­li­cação nas redes soci­ais.

“O públi­co ain­da poderá con­hecer a história do Brasil no Oscar em exposições inter­a­ti­vas. Ali tam­bém fun­cionará a nova sede da Rio Film Com­mis­sion, estim­u­lan­do mais pro­duções do cin­e­ma brasileiro e pre­mi­ações inter­na­cionais. E pra não deixar dúvi­das: a Casa do Cin­e­ma Brasileiro vai estar pronta para rece­ber a nos­sa primeira estat­ue­ta. Quem sabe ela não vem morar aqui? Nós vamos sor­rir”, final­i­zou o tex­to, fazen­do refer­ên­cia a uma fala do filme.

A pro­priedade fica na esquina da Aveni­da João Luiz Alves com a Rua Roquete Pin­to, no bair­ro da Urca, zona sul da cidade. Após a reper­cussão do filme Ain­da Estou Aqui, o local pas­sou a atrair a atenção de fãs e curiosos.

O imóv­el foi loca­do por um ano e meio para a pro­dução e, recen­te­mente, foi colo­ca­do à ven­da a par­tir de R$ 13,9 mil­hões.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Funeral do Papa Francisco: a cobertura da mídia do Vaticano

Os canais da Rádio Vaticano — Vatican News irão acompanhar ao vivo a celebração das …