...
segunda-feira ,17 março 2025
Home / Noticias / Prefeitura regulamenta lockdown em BH a partir de segunda-feira

Prefeitura regulamenta lockdown em BH a partir de segunda-feira

Belo Horizonte
© Belo Hor­i­zonte /Marcello Casal JrAgên­cia Brasil

A medida foi publicada hoje no Diário Oficial do município


Pub­li­ca­do em 08/01/2021 — 12:05 Por Alex Rodrigues — Repórter da Agên­cia Brasil — Brasília

A prefeitu­ra de Belo Hor­i­zonte (MG) pub­li­cou, hoje (8), no Diário Ofi­cial do municí­pio, um decre­to desautor­izan­do o fun­ciona­men­to, por tem­po inde­ter­mi­na­do, de ativi­dades con­sid­er­adas não-essen­ci­ais, como lojas de roupas, salões de beleza, cen­tros auto­mo­tivos, entre out­ras.

Assi­na­do pelo prefeito Alexan­dre Kalil (PSD), o Decre­to nº 17.523 tam­bém esta­b­elece os horários de fun­ciona­men­to dos esta­b­elec­i­men­tos autor­iza­dos. Entre as ativi­dades lib­er­adas estão padarias, super­me­r­ca­dos, far­má­cias, pos­tos de gasoli­na, entre out­ros (veja quadro com a lista com­ple­ta e os respec­tivos horários de fun­ciona­men­to).

tabela-bh-lockdown

Tabela de horário de fun­ciona­men­to de ativi­dades essen­ci­ais em Belo Hor­i­zonte — Reprodução/Diário Ofi­cial de Belo Hor­i­zonte (Repro­dução)

As novas medi­das entram em vig­or na próx­i­ma segun­da-feira (11). No decre­to, a prefeitu­ra afir­ma que as restrições foram deci­di­das após a análise dos indi­cadores epi­demi­ológi­cos que apon­tam para o recrude­sci­men­to do número de casos na cidade, levan­do em con­ta a capaci­dade da rede de assistên­cia local.

Kalil já tin­ha ante­ci­pa­do a dec­re­tação de um novo lock­down (blo­queio) para ten­tar con­ter a dis­sem­i­nação do novo coro­n­avírus e o aumen­to do número de casos da covid-19 na últi­ma quar­ta-feira (6). Na ocasião, o prefeito infor­mou, pelas redes soci­ais, que a cap­i­tal mineira chegou “ao lim­ite da covid-19” e que, após uma reunião de gov­er­no, foi ori­en­ta­do a tomar a decisão de edi­tar um decre­to fechan­do todos os serviços não essen­ci­ais da cidade.

“Cheg­amos no ver­mel­ho. O com­er­ciante tem que se preparar, porque sex­ta-feira soltare­mos um decre­to voltan­do a cidade à esta­ca zero. São números impres­sio­n­antes, hou­ve uma impor­tação de doença sur­preen­dente. Temos casos de famílias inteiras, que pas­saram o Natal jun­tos, infec­ta­dos e inter­na­dos”, acres­cen­tou.

De acor­do com o mais recente bole­tim epi­demi­ológi­co divul­ga­do pela sec­re­taria munic­i­pal de Saúde, até esta quin­ta-feira (7), Belo Hor­i­zonte con­tabi­liza­va 66.916 casos con­fir­ma­dos da doença – dos quais 3.890 per­mane­ci­am em acom­pan­hamen­to — e 1.923 mortes. A ocu­pação de leitos em Unidades de Ter­apia Inten­si­va (UTI) des­ti­na­dos a pacientes com a doença chegou a 85%, enquan­to a ocu­pação de leitos de enfer­maria esta­va na casa dos 62%.

Edição: Valéria Aguiar

Agên­cia Brasil / EBC


Você pode Gostar de:

Apostas para a Dupla de Páscoa começam nesta segunda-feira

Prêmio está estimado em R$ 30 milhões Agên­cia Brasil Pub­li­ca­do em 17/03/2025 — 07:44 Brasília …