...
terça-feira ,29 abril 2025
Home / Noticias / Prêmio Crescer e Viver de Circo será entregue hoje no Rio

Prêmio Crescer e Viver de Circo será entregue hoje no Rio

Repro­dução: © Uni­ver­si­dade Livre do Circo/Divulgação

Coreógrafa Deborah Colker será homenageada


Pub­li­ca­do em 25/03/2022 — 15:07 Por Alana Gan­dra — Repórter da Agên­cia Brasil — Rio de Janeiro

A primeira edição do Prêmio Crescer e Viv­er de Cir­co vai hom­e­nagear hoje (25) oito per­son­al­i­dades e insti­tu­ições que se destacaram com con­tribuições rel­e­vantes para o desen­volvi­men­to da lin­guagem circense no Brasil e que con­tribuíram para o for­t­alec­i­men­to do Cir­co Crescer e Viv­er nos últi­mos 20 anos.

A entre­ga da pre­mi­ação será no pic­a­deiro do Cir­co Crescer e Viv­er, na Cidade Nova, região cen­tral do Rio de Janeiro, durante o show de var­iedades Cabaret, e con­tará tam­bém com o espetácu­lo Na Pista, com a Cia Urbana de Dança.

No for­ma­to de um sap­a­to de pal­haço, o prêmio ante­ci­pa as comem­o­rações do Dia do Cir­co, a ser cel­e­bra­do no próx­i­mo domin­go (27). A pre­mi­ação não pode ser entregue no próprio dia 27 em razão dos ensaios téc­ni­cos das esco­las de sam­ba, nos fins de sem­ana, para os des­files de car­naval, mar­ca­dos para o feri­ado de Tiradentes (21 de abril).

O dire­tor-pres­i­dente do Cir­co Crescer e Viv­er, Junior Per­im, disse à Agên­cia Brasil que uma das hom­e­nageadas é a baila­r­i­na e coreó­grafa Deb­o­rah Colk­er, que rece­berá o prêmio por Cri­ação e Ino­vação Circense. “Ela é uma baila­r­i­na que bebeu na fonte do cir­co, inte­grou a Intrép­i­da Trupe e foi a primeira mul­her brasileira a diri­gir uma grande com­pan­hia inter­na­cional de cir­co (Cirque de Soleil), com o espetácu­lo Ovo”, disse. Rece­berá tam­bém o prêmio a coor­de­nado­ra do Serviço de Análise e Asses­so­ria a Pro­je­tos da Fed­er­ação de Órgãos para Assistên­cia Social e Edu­ca­cional (Fase), Cleia Sil­veira, pelo desen­volvi­men­to do con­ceito do Cir­co Social no Brasil e na Améri­ca Lati­na.

“Esta­mos hom­e­nage­an­do o Fred­eri­co Red­er, não só pelo tra­bal­ho que ele desen­volve no cir­co dele (Cir­co Red­er), mas pelo res­gate do Tivoli Park, para recu­per­ar a memória do Orlan­do Orfei, que foi um dos maiores nomes do entreten­i­men­to brasileiro até mea­d­os sécu­lo pas­sa­do”, disse Per­im. Inau­gu­ra­do por Orfei em 1972, às mar­gens da Lagoa Rodri­go de Fre­itas, o Tivoli Park se tornou uma atração não só para car­i­o­cas, mas para tur­is­tas. Alguns prob­le­mas e aci­dentes levaram a prefeitu­ra do Rio a fechar o empreendi­men­to em 1995.

Out­ros pre­mi­a­dos são a empre­sa Vibra Ener­gia, pelo tra­bal­ho de apoio e dis­tribuição de ren­da com­ple­men­tar para famílias em situ­ação de pobreza da Cidade Nova e do Com­plexo de São Car­los, no Está­cio, feito em coop­er­ação com o Cir­co Crescer e Viv­er durante a pan­demia da covid-19, na cat­e­go­ria Ação Social; e o Oper­ador Nacional do Sis­tema Elétri­co (ONS), pela parce­ria aju­dan­do o cir­co a man­ter um pro­gra­ma de cir­co social des­de 2008, que ben­e­fi­cia quase 300 cri­anças, ado­les­centes e jovens em situ­ação de pobreza.

Empreendedorismo

Na cat­e­go­ria Políti­cas Públi­cas, o prêmio será entregue para a prefeitu­ra de Mesqui­ta, na Baix­a­da Flu­mi­nense, ao prefeito Jorge Miran­da. Segun­do Per­im, Miran­da foi o úni­co prefeito na leg­is­latu­ra pas­sa­da que ergueu um equipa­men­to cul­tur­al na cidade, o Cir­co Chatu­ba, e já anun­ciou para este ano a con­strução de um novo cir­co no bair­ro car­ente de Rocha Sobrin­ho. “É o úni­co cir­co brasileiro man­ti­do por uma prefeitu­ra”, frisou.

A com­pan­hia car­i­o­ca Cir­co no Ato rece­berá a pre­mi­ação como recon­hec­i­men­to pelo empreende­doris­mo circense. O dire­tor-pres­i­dente do Cir­co Crescer e Viv­er expli­cou que foram jovens que “pas­saram pelos nos­sos proces­sos de for­mação. Em 2011, um grupo de jovens que se con­heceu e desen­volveu suas habil­i­dades aqui, no Cir­co Crescer e Viv­er, se con­soli­dou e hoje é um dos gru­pos mais ativos de cri­ação de cir­co con­tem­porâ­neo no país, já ten­do cir­cu­la­do em mais de 13 esta­dos e mais de dez país­es”, expli­cou.

Magia

De acor­do com Per­im, o Crescer e Viv­er acred­i­ta que a magia do cir­co pro­duz impactos estéti­cos e soci­ais que con­tribuem estru­tu­ral­mente para a expressão artís­ti­ca brasileira. E o dese­jo é mul­ti­plicar ess­es impactos pos­i­ti­va­mente.

A entre­ga da primeira edição do prêmio tem apoio da prefeitu­ra do Rio. A solenidade será às 18h, com clas­si­fi­cação para maiores de 18 anos de idade. Os ingres­sos — R$ 40 (inteira) e R$ 280 (mesa 4 lugares) — podem ser adquiri­dos pelo Sym­pla. O Cir­co Crescer e Viv­er fica na Rua Car­mo Neto, 143, na Cidade Nova.

Con­forme o Decre­to Rio nº 49.335, de 26 de agos­to de 2021, será exigi­da com­pro­vação de vaci­nação con­tra a covid-19 para o aces­so e a per­manên­cia no inte­ri­or do cir­co. O uso de más­cara é obri­gatório.

Edição: Kle­ber Sam­paio

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Mendonça diverge em julgamento e vota pela soltura de Collor

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão André Richter — Repórter da …