...
segunda-feira ,14 outubro 2024
Home / Meios de comunicação / Prêmio Herzog de Jornalismo: Agência Brasil e TV Brasil são finalistas

Prêmio Herzog de Jornalismo: Agência Brasil e TV Brasil são finalistas

Estão na lista foto sobre manifestação em SP e Caminhos da Reportagem

Agên­cia Brasil
Pub­li­ca­da em 24/09/2024 — 19:07
Brasília
Ver­são em áudio
São Paulo (SP), 18/01/2023 - Manifestação no centro da cidade contra o aumento das tarifas do metrô, CPTM e EMTU e contra as privatizações do governo Tarcísio. Policiais no Metro Republicas detém um cidadão. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil
Repro­dução: © Paulo Pinto/Agência Brasil

Duas pro­duções da Empre­sa Brasil de Comu­ni­cação (EBC) ficaram entre os final­is­tas do Prêmio Jor­nalís­ti­co Vladimir Her­zog de Anis­tia e Dire­itos Humanos. Na cat­e­go­ria fotografia, a final­ista é a foto Passe Livre faz man­i­fes­tação em São Paulo con­tra aumen­to da tar­i­fa, do repórter fotográ­fi­co Paulo Pin­to, da Agên­cia Brasil.

Na cat­e­go­ria vídeo, a reportagem espe­cial Inocentes na prisão, exibi­da no pro­gra­ma Cam­in­hos da Reportagem, da TV Brasil, está entre as final­is­tas. Fazem parte da equipe de pro­dução Ana Pas­sos, Gabriel Penchel, Adaroan Bar­ros, Caio Arau­jo, Car­los Junior, Alex Saka­ta e Car­o­line Ramos.

A escol­ha dos vence­dores será fei­ta pela Comis­são Orga­ni­zado­ra no próx­i­mo dia 10 de out­ubro, das 14h às 18h, em sessão públi­ca com trans­mis­são ao vivo pelo canal do Prêmio no YouTube.

“A pre­sença de pro­duções da EBC entre os final­is­tas do Prêmio Her­zog é um recon­hec­i­men­to do tra­bal­ho desen­volvi­do pelos profis­sion­ais da empre­sa e do com­pro­mis­so com o jor­nal­is­mo públi­co na defe­sa da democ­ra­cia e dos dire­itos humanos”, ressalta o pres­i­dente da EBC, Jean Lima.

Brasília (DF) 22/08/2024 - O fotografo da Agência Brasil, Paulo Pinto posa para foto.Uma foto de sua autoria onde se vê um grupo de pássaros pousados em fios de uma rede elétrica. O compositor Jarbas Agnell viu a foto publicada e produziu partituras musicais criando uma melodia com os pássaros visto na fotografia de Paulo. O nome do projeto Birds on the wires (Pássaros dos Fios) - Jarbas Agnelli Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Repro­dução: Brasília (DF) 22/08/2024 — O fotografo da Agên­cia Brasil Paulo Pin­to  — Foto: Joéd­son Alves/Agência Brasil

Para o repórter fotográ­fi­co Paulo Pin­to, da Agên­cia Brasil, a sin­to­nia entre redação e fotografia é fun­da­men­tal para uma boa cober­tu­ra jor­nalís­ti­ca. “Onde tem man­i­fes­tantes con­tra o Esta­do e polí­cia tem sem­pre no ar uma ten­são entre as partes. Nos­sa função é estar­mos aten­tos para o abu­so dos entes do Esta­do con­tra as pes­soas, sejam man­i­fes­tantes ou não”, descreve.

A jor­nal­ista Ana Pas­sos, da TV Brasil, con­sid­era uma hon­ra estar entre os final­is­tas do prêmio Her­zog. Ela con­ta que a pau­ta do Cam­in­hos da Reportagem surgiu da indig­nação diante da injustiça da prisão prin­ci­pal­mente de jovens negros que nun­ca come­ter­am crimes, mas que foram apon­ta­dos como sus­peitos por con­ta do racis­mo estru­tur­al na nos­sa sociedade.

“O recon­hec­i­men­to de sus­peitos é um assun­to que foi tão dis­cu­ti­do no meio jurídi­co, o entendi­men­to dos tri­bunais avançou nos últi­mos anos, mas na práti­ca dos agentes do sis­tema de Justiça os erros se repetem cotid­i­ana­mente”, lamen­ta Ana Pas­sos. “A gente espera que as histórias dos nos­sos entre­vis­ta­dos aju­dem a cri­ar mais con­sciên­cia e ação em relação a ess­es absur­dos das prisões de inocentes no Brasil”.

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

Navio que bateu na Ponte Rio-Niterói em 2022 deixa Rio de Janeiro

Saída da embarcação do porto durou quatro horas e meia Vitor Abdala — Repórter da …