...
sexta-feira ,21 março 2025
Home / Meios de comunicação / Presidente Bolsonaro fala sobre Auxílio Brasil e prioridades para 2022

Presidente Bolsonaro fala sobre Auxílio Brasil e prioridades para 2022

Repro­dução: © Mar­cel­lo Casal JrAgên­cia Brasil

Governo federal estuda maneira de aumentar Auxílio Gás, diz presidente


Pub­li­ca­do em 02/02/2022 — 18:59 Por Agên­cia Brasil — Brasília

Atu­al­iza­do em 02/02/2022 — 20:25

O pres­i­dente Jair Bol­sonaro falou hoje (2), em entre­vista ao pro­gra­ma A Voz do Brasil, sobre a retoma­da econômi­ca após os impactos da pan­demia, sobre o Auxílio Brasil e sobre a entra­da do país na Orga­ni­za­ção para a Coop­er­ação e Desen­volvi­men­to Econômi­co (OCDE). Esta foi a primeira vez em que um pres­i­dente em exer­cí­cio foi entre­vis­ta­do, ao vivo, pelo pro­gra­ma.

O pres­i­dente, que mais cedo par­ticipou da solenidade inau­gur­al do ano leg­isla­ti­vo no Con­gres­so Nacional, falou sobre o novo pro­gra­ma de dis­tribuição de ren­da do gov­er­no fed­er­al, o Auxílio Brasil, que clas­si­fi­cou como impor­tante fer­ra­men­ta na manutenção da econo­mia.

Bol­sonaro anun­ciou que o gov­er­no pre­tende aumen­tar o bene­fí­cio do Auxílio Gás. Segun­do ele, o gov­er­no está em con­ta­to dire­to com a Petro­bras e estu­da via­bil­i­dade orça­men­tária para revis­ar o val­or do bene­fí­cio. O pres­i­dente tam­bém adiantou que, nes­ta sem­ana, será apre­sen­ta­da por par­la­mentares pro­pos­ta para diminuir ou zer­ar impos­tos sobre com­bustíveis, elet­ri­ci­dade e gás.

Auxílio Brasil e Pronampe

Segun­do o pres­i­dente, o gov­er­no elaborou estraté­gias dis­tin­tas para dois gru­pos da pop­u­lação: os infor­mais, que não pos­suem vín­cu­lo empre­gatí­cio esta­b­ele­ci­do, e as pes­soas que pos­suem emprego for­mal, mas que tiver­am seus empre­gadores afe­ta­dos pelas restrições san­itárias impostas pela pan­demia. Para o últi­mo grupo, o Pro­gra­ma Nacional de Apoio às Microem­pre­sas e Empre­sas de Pequeno Porte (Pron­ampe) e o Bene­fí­cio Emer­gen­cial de Manutenção do Emprego e da Ren­da (BEm) foram as soluções encon­tradas para mit­i­gar as per­das econômi­cas.

Bol­sonaro falou ain­da sobre as parce­las pagas em 2021 do auxílio emer­gen­cial. Segun­do ele, 68 mil­hões de pes­soas foram ben­e­fi­ci­adas pelo pro­gra­ma social. “O que man­teve a econo­mia viva, além de man­ter o mín­i­mo de dig­nidade para os infor­mais, foi o auxílio emer­gen­cial. Nós gas­ta­mos com o auxílio emer­gen­cial, em 2020, o equiv­a­lente a 15 anos de Bol­sa Família.”

Aumento do piso

O aumen­to do piso salar­i­al de pro­fes­sores, esta­b­ele­ci­do pelo gov­er­no fed­er­al, corre o risco de ser judi­cial­iza­do por municí­pios, infor­mou o pres­i­dente. “Procu­ramos aten­der aos pro­fes­sores. Na ordem de 1,7 mil­hão de pro­fes­sores serão ben­e­fi­ci­a­dos. Ou seja, é um inves­ti­men­to na pon­ta da lin­ha em edu­cação”, comen­tou.

Transposição do São Francisco

O pres­i­dente infor­mou que a retoma­da de obras par­al­isadas “desafo­gou” impor­tantes vias de trans­porte e escoa­men­to de mer­cado­rias, além de levar dig­nidade à pop­u­lação nordes­ti­na. “Inves­ti­mos maciça­mente nis­so. A sat­is­fação em entre­gar obras que têm a ver com a água é enorme”, disse.

Economia

“O Brasil é uma opor­tu­nidade ímpar de negó­cios para o mun­do todo”, expli­cou Bol­sonaro. O con­vite para entrar na Orga­ni­za­ção para a Coop­er­ação e Desen­volvi­men­to Econômi­co (OCDE), feito esta sem­ana, é um “selo de qual­i­dade” que ates­ta a segu­rança jurídi­ca para con­tratos, negó­cios e inves­ti­men­tos, argu­men­tou. Ele avaliou tam­bém que a imagem do país no exte­ri­or foi for­t­ale­ci­da durante sua gestão. “O Brasil vai muito bem na políti­ca exter­na”, disse.

O pres­i­dente disse que out­ra ini­cia­ti­va de incen­ti­vo à econo­mia é a redução do Impos­to sobre Pro­du­tos Indus­tri­al­iza­dos (IPI) que incide sobre automóveis, pror­ro­ga­da no ano pas­sa­do por mais cin­co anos. O descon­to do impos­to é apli­ca­do para taxis­tas e pes­soas com defi­ciên­cia, com a adição recente de defi­cientes audi­tivos na tabela de descon­tos.

Bol­sonaro citou tam­bém a imple­men­tação do Pix, sis­tema gra­tu­ito de movi­men­tações bancárias do Ban­co Cen­tral, que avaliou como rev­olu­cionário. “O Pix é uma rev­olução. Mais de 100 mil­hões de pes­soas usam e é grátis. Foi uma maneira inteligente do Ban­co Cen­tral de traz­er as pes­soas para os ban­cos pelo Pix.”

Sobre finan­cia­men­to estu­dan­til, Bol­sonaro infor­mou que a anis­tia de dívi­das para quem está inadim­plente está disponív­el e que estu­dantes poderão quitar os débitos em agên­cias da Caixa ou do Ban­co do Brasil. Os descon­tos chegam a 92%. “Para essa garo­ta­da, peg­amos o que tin­ha agre­ga­do em for­ma de juros e anis­ti­amos 92% desse val­or. O jovem pode procu­rar a caixa ou o BB e pagar 8% do que rece­beu e ain­da pode parce­lar.”

Em relação a mudanças anun­ci­adas hoje pelo Insti­tu­to Nacional de Seguri­dade Social (INSS), Bol­sonaro disse que “inver­teu o ônus da pro­va” para aposen­ta­dos e que o gov­er­no tem uma base de dados sufi­cien­te­mente ampla para iden­ti­ficar quem está vivo e quais ben­efi­ciários já mor­reram. “Não é jus­to faz­er 99,99% [dos aposen­ta­dos] procu­rarem o pos­to do INSS para diz­er que estão vivos. É uma medi­da até human­itária”, acres­cen­tou.

Assista na íntegra:

*Matéria atu­al­iza­da às 20h25 para acrésci­mo de con­teú­do.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

LOGO AG BRASIL

Você pode Gostar de:

TV Brasil estreia série sobre criadora do projeto Casa de Passagem

Espaço criado no Recife combateu violência contra mulheres de rua EBC Pub­li­ca­do em 19/03/2025 — …